5 SITES NADA ÓBVIOS PARA LER GRATUITAMENTE OU GASTANDO POUCO

Trocas de livros, downloads gratuitos, audiobooks, e-books, exemplares físicos e títulos em diversas línguas se misturam nas opções dadas em diversos sites que permitem diferentes, práticas e baratas (ou até gratuitas) formas de leituras. Confira uma lista com endereços nacionais e internacionais, mas sempre com obras também em português.

Quem ama ler sabe que o sofrimento não acaba nunca. Seja pelos escritores e escritoras que estão sempre partindo nossos corações e matando personagens favoritos ou seja por não conseguir superar o final de uma história. Ainda tem a questão daquela pilha de livros desejados que nunca para de crescer e, principalmente, a dor de não ter dinheiro para conseguir ler tanto quanto o almejado.

Infelizmente – e por uma série de motivos – livros não são produtos acessíveis para toda a população brasileira. Ainda assim, existem vários modos de ler, gastando pouco ou quase nada. Frequentar bibliotecas e sebos, pegar exemplares emprestados com amigos (e, é claro, não se esquecer de devolvê-los) e acessar plataformas como Kindle Unlimited e o Wattpad são formas de mergulhar em uma leitura mais acessível.

As bibliotecas continuam sendo o meio mais democrático de promoção da leitura e, embora não se encontrem em todas as cidades, os sebos permitem que se descubra novos títulos e se compre livros gastando pouco dinheiro. 

O Kindle Unlimited, por sua vez, é um programa que apresenta um catálogo de obras digitais por R$ 19,90 mensais, oferecendo mais de um milhão de livros e fomentando principalmente novos autores. Já o Wattpad é uma plataforma digital que permite a publicação e leitura de histórias gratuitamente e tem se tornado cada vez mais popular.

Com as possibilidades em mente, assim como a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e social, o NÃO ÓBVIO foi atrás de outros sites que possibilitam acessos a livros diversos com pouco ou nenhum gasto. É possível encontrar trocas de livros, e-books, audiobooks e muito mais. Confira a lista para agradar a mente sem ter dor no bolso:

☌ Veja também sites para ler obras de grandes escritores de graça.

1. Ubook

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Uma espécie de Netflix dos livros, assim pode ser definido o Ubook. Nele, por uma assinatura mensal é possível ter acesso a um catálogo de livros digitais, audiolivros, revistas e podcasts de diversas categorias e idiomas por streaming. Os conteúdos estão disponíveis para smartphone, tablet, notebook ou desktop.

O Ubook apresenta uma variedade de planos, os mais baratos associados a operadoras de telefonia. É possível ouvir e ler diversas das obras por sete dias gratuitos, por exemplo. O mais caro dos pacotes é de R$ 49,90 por mês, o que inclui o envio de um livro físico para a residência do cliente. Clique aqui para saber mais.

Apesar do site não ser brasileiro, a plataforma aparece em português, bem como os livros apresentados. É possível, porém, também optar pelos livros em outras línguas.

☌ O projeto conta com audiobooks – que não são gravados por robôs e sim por especialistas – e ainda é possível baixar livros para ler sem conexão com a internet.

2. Troca de Livros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Um site que conecta leitores de todo o país para que troquem livros. A organização é simples: você disponibiliza um livro para que seja doado e, após, pode solicitar um título de seu interesse que esteja na lista de livros disponibilizados por outras pessoas.

O único gasto vai ser, portanto, o de enviar o seu livro pelos Correios (mas o site ainda dá dicas de como tornar o processo mais barato).

Trocar livros é uma forma de conseguir novos títulos sem investir mais dinheiro – no entanto, exige desapego do leitor. Para algumas pessoas não é fácil, contudo, há sempre um livro em casa que pode estar parado na estante.

Por que não permitir, então, que essas histórias ganhem vida nas mãos de outras pessoas, ao invés de ficarem simplesmente acumulando poeira? No processo, você ainda ganha um novo livro que pode se tornar um favorito.

Além disso, a troca de obras incentiva o consumo consciente e sustentável e uma economia solidária.

☌ O site ainda conta com uma aba de Eventos Literários (clique aqui) e todos os livros contam com sinopse, ano, editora e todas as informações, fazendo que seja também uma boa a navegação por ele mesmo para quem não deseja trocar livros e sim apenas descobrir novos.

3. Renova Livro

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Mais uma plataforma para quem deseja trocar livros, o portal Renova Livro tem uma pegada diferente. Com o intuito de agir como um mediador entre pessoas que desejam trocar obras, o site permite que elas se encontrem e façam um primeiro contanto. Após isso, o modo como essas trocas serão realizadas é combinado pelos próprios leitores.

É possível pesquisar as obras por autor, título, ISBN e outras informações pelo site.

☌ Ao abrir qualquer um dos livros do catálogo, é possível conferir qual o estado físico da obra (exemplo: em bom estado e com dedicatória), além da sinopse e demais informações.

4. Project Gutenberg

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Projeto Gutenberg apresenta um arquivo de mais de 38 mil livros que se encontram em domínio público e em formato digital. Uma obra em domínio público não apresenta direito de propriedade ou qualquer direito autoral, o que indica que ela pode ser disponibilizada e acessada de forma livre e gratuita.

Sendo assim, os downloads também são gratuitos e as obras podem ser baixadas como ePUB ou em formato kindle. Não é necessário cadastro para utilizar o portal.

Como o portal não é brasileiro, a maior parte dos livros estão em inglês ou outras línguas, mas é possível encontrar algumas obras em português fazendo a pesquisa pela categoria.

☌ Ao acessar a plataforma, ela estará totalmente em inglês, mas basta optar, na lateral esquerda, pela língua em português e todo o site será traduzido. Para procurar por livros em língua nacional, é só clicar em ‘pesquisa de livros (em português)‘ na parte superior do site após escolher a língua.

5. LibriVox

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Projeto que teve início em 2005, o LibriVox se apresenta como uma biblioteca de audiolivros. Uma equipe de voluntários grava os capítulos de livros em domínio público em formato de áudio e os disponibiliza para download gratuito.

Embora seja uma iniciativa estrangeira, há até o momento 180 audiolivros disponíveis em português, sendo seis deles em formato de e-book.

☌ Ao acessar a plataforma, basta clicar na aba Language e optar pelo Portuguese.

Autor: Thaís Medeiros • @thais.medeiros.925

Thaís Medeiros tem 24 anos, é jornalista e mestranda em Comunicação Social. Mineira, sagitariana, louca dos signos e apaixonada por cultura pop.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: