5 LUGARES NÃO ÓBVIOS PARA VISITAR NO RIO DE JANEIRO

Castelo, parques ideais para um piquenique, praia paradisíaca, biblioteca e bairros completos são algumas das opções totalmente fora dos clichês para conhecer na Cidade Maravilhosa. Vá além dos pontos turísticos e veja outras belezas cariocas.

A fascinante capital do Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país e foi também a antiga capital do Império e da República: entre 1763 a 1960. O Rio concentra uma parte importante da história do Brasil, particularmente no centro da cidade, onde o passado se mistura ao presente e prédios históricos contrastam com a vista urbana, muitas vezes marcada também pela desigualdade social.

Dona de uma beleza natural única, a cidade esbanja charme em cenários dominados por montanhas em alguns de seus tradicionais pontos turísticos, como o Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura no topo do Corcovado, e o Pão de Açúcar, localizado no bucólico bairro da Urca.

As belas praias de Copacabana e Ipanema também chamam a atenção e foram cantadas em verso e prosa por poetas que imortalizaram em suas canções os encantos das charmosas orlas cariocas.

Seja na tela da TV ou nos cinemas, as vistas deslumbrantes que são cartões postais da cidade, já foram cenários de filmes e muitas novelas, ajudando para que qualquer brasileira se sinta um pouco nesses pontos turísticos mais badalados.

A Cidade Maravihosa, como diz a música, é cheia de encantos e surpreende ao ser vista por um outro ângulo.

A capital carioca estende sua beleza para além da Zona Sul e dos seus cartões postais e brinda turistas e locais com atrações culturais e ao ar livre.

O NÃO ÓBVIO, então, garimpou lugares que não aparecem nos roteiros tradicionais e merecem sua visita.

Veja as opções surpreendentes, alternadas entre centros culturais, parque, ilha, praias e natureza. Confira as indicações, sem ordem de preferência.

As maravilhas do Rio de Janeiro, deram nome à musica que tornou-se Hino da Cidade Maravilhosa e ao longo dos anos, essas mesmas maravilhas continuam inspirando compositores a celebrar a beleza e a paixão pela cidade em melodias, como acontece em Samba do Avião. Eternizada na voz de Tom Jobim, a canção é uma declaração de amor ao Rio. Veja:

1. Ilha Fiscal | Pelo Instagram


O castelo neogótico cercado pelas águas da Baía de Guanabara domina a paisagem da Ilha que conecta o passado e o presente e encanta cariocas e turistas.

Localizada na Baía de Guanabara, na região central do Rio de Janeiro, a Ilha Fiscal foi palco da monarquia e das diferentes fases da república no país.

O passeio de escuna até à Ilha tem duração de dez minutos, e em caso de tempo desfavorável, utiliza-se uma van como transporte. 

Da Ilha, é possível observar cenários espetaculares da cidade maravilhosa, como o sobe e desce dos bondinhos do Pão de Açúcar, a ponte Rio-Niterói e ângulos distintos do centro antigo.

No seu interior, os salões e exposições apresentam um pouco da história da Marinha Brasileira e sua importância no cenário do país. Além disso, uma mostra permanente revela objetos decorativos, convites e o vestuário do último baile imperial, ocorrido no palacete pouco antes da proclamação da República.

No Espaço Cultural da Marinha pode ser realizada uma visita ao Navio Bauru, que participou da Segunda Guerra Mundial e o Submarino Riachuelo. A visitação de ambas as embarcações acontece de quarta a domingo, das 12h às 17h. Às terças a entrada é gratuita.

☌ Endereço: Avenida Alfred Agache, s/n Centro – Rio de Janeiro
Horário: De quinta a domingo, às 12h30, 14h 15h30
Telefone: (21) 2233-9165
Entrada: R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia). Os ingressos são vendidos entre as 11h e 15h10. O embarque acontece 20 minutos antes.
Mais informações : Site | Ilha Fiscal

2. Reserva Florestal do Grajaú | Pelo Instagram


O Rio segue sendo lindo além da Zona Sul, o Parque Estadual ou Reserva Florestal do Grajaú fica no bairro de mesmo nome, colorido pelo verde das árvores que se espalham pelas ruas e dominam a cena do lugar.

O Parque Estadual do Grajaú ou Reserva Florestal do Grajaú, como é conhecido localmente, foi criado em 1978 e ocupa uma vasta área de 55 hectares com diversas espécies nativas da Mata Atlântica, no arborizado bairro do Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O lugar é uma ótima pedida para os amantes de trilhas, escaladas e cachoeiras, ou até mesmo para quem gosta de ficar ao ar livre em contato com a natureza. O parque conta, inclusive, com uma área que garante entretenimento para toda a família.

O local dispõe de espaços para eventos com churrasqueira, parque infantil, anfiteatro e mesas e bancos para aquele almoço ou áreas para piqueniques entre amigos e família, além de uma vista espetacular para a pedra do Andaraí, também conhecida como Pico do Perdido ou Pico do Papagaio (cartão postal do bairro).

O parque possui acessibilidade e serviço de visitas guiadas que acontecem aos domingos e feriados nos horários: 10h, 11h, 12h, 14h20 e 15h30. Recomenda-se que as trilhas e escaladas sejam realizadas em segurança com guias que conhecem o local.

☌ Endereço: R. Comendador Martineli, 742 – Grajau, Rio de Janeiro – RJ
Horário: terça a domingo, das 8h ás 17h.
Telefone: (21) 2576-4296
Entrada Gratuita
Mais informações: Site | Facebook

3. Praia do Secreto | Pelo Instagram


A praia do Secreto é mais um dos cenários deslumbrantes do Rio, que surpreende com paisagens inesperadas e selvagens fora da Zona Sul. Para desfrutar da piscina natural, a sugestão é consultar a tábua de marés e aproveitar o período de maré baixa que garante esse cenário paradisíaco.

A praia do Secreto é um pequeno paraíso escondido entre as praias da Macumba e a Prainha, na zona oeste do Rio, próxima aos bairros: Recreio e Barra da Tijuca.

Quem se hospeda na região pode curtir outras praias selvagens por lá como Grumari, Prainha e a praia da Macumba, onde fica a Pedra de mesmo nome e que revela do alto do seu cume, um visual encantador.

O lugar de beleza surpreendente é na verdade, uma piscina natural de água salgada e cristalina, que se forma entre as rochas quando a maré está baixa.

O acesso ao local é feito por uma trilha de aproximadamente 5 minutos na mata de vegetação baixa e logo em seguida a descida íngreme pelo paredão de pedra, que requer cuidado e atenção.

O Secreto mantém o ar exótico e misterioso cercado pelos rochedos que oferecem uma vista de tirar o fôlego da vizinha praia da Macumba e de onde pode-se apreciar um pôr do sol espetacular.

No Secreto não há estrutura de quiosques e afins, portanto é necessário levar água e lanche, mas leve consigo somente o essencial para evitar o peso extra na trilha e não esqueça de recolher seu lixo para manter o lugar limpo. É possível fazer a descida com guias e em segurança.

☌ Endereço: Estrada do Pontal, S/N; Rio de JaneiroRio de Janeiro.
Onde ficar: Casa do Bill – Hostel no Recreio e Beach House na Barra da Tijuca.
Mais informações de acesso, hospedagem, passeios e restaurantes: Site

4. Biblioteca Pública | @realgabineteportugues


Um passeio pelo centro do Rio é uma viagem no tempo que mescla cultura e história e te leva a lugares incríveis como o Real Gabinete Português de Leitura, eleito em 2014, como a quarta biblioteca mais bonita do mundo.

A Biblioteca em estilo neomanuelino, decoração ornamentada e vasta coleção de volumes de escritores portugueses, fica localizada no Centro do Rio, na rua Luis de Camões, nome que casa perfeitamente com o local.

Sua fundação data de 1887 e suas portas foram abertas ao público em 1900 e por elas passaram nomes ilustres como Olavo Bilac e Machado de Assis, entre outros.

O edíficio é uma jóia do Rio antigo e seu interior transborda beleza em cada detalhe, dominado pelo silêncio e pela imponente decoração, ele transporta os visitantes para algum lugar do mágico do passado entre livros, obras raras e uma extensa coleção de pinturas.

A construção do Real Gabinete Português, traduz em sua arquitetura a presença de Portugal no país, além da fachada inspirada no fabuloso Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, as 4 esculturas que recepcionam os visitantes representam os notáveis portugueses: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama. 

Visitar o Real Gabinete Português é uma experiência única para quem vai ao Rio, além de contemplar a rica decoração da sala de leitura que remete a museus do continente europeu, há a possibilidade de fazer uma consulta ao seu acervo privilegiado e completamente informatizado.

 A biblioteca funciona também como  centro de estudos, e oferece cursos, conferências e palestras, relacionados à literatura, cultura e a produção luso-brasileira.

A instituição aceita associados que contam com inúmeros benefícios a mais dos já oferecidos ao público em geral, além de contribuir para a manutenção desse patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, sem dúvida, um dos encantos mil da cidade maravilhosa.

☌ Endereço: Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18hs
Telefone: (21) 2221-3138 – 2221-2960
Entrada Gratuita
Mais informações : Site

5. Barra de Guaratiba | @barra_de_guaratiba


A região de beleza atípica fica na Zona Oeste do Rio a 40 km de Copacabana, entre a restinga de Marambaia e extensas faixas de areia que envolvem o mar e a vegetação nativa.

Barra de Guaratiba é um refúgio de sossego, rusticidade e sabores na cidade do Rio. Mirantes, praias, restaurantes, maguezais e diversas opções se misturam abertamente para o público.

Além de paisagens de beleza incomum, o bairro marca o início da Restinga de Marambaia, que se estende até Mangaratiba. Nela, com extensão de 42 km de praias praticamente desertas, a natureza segue praticamente intocada em uma área administrada pela Marinha e Exército Brasileiro. Devido aos treinamentos com armas realizados no local, o acesso ao público na Restinga é restrito.

É possível, porém, acessar a Restinga com agências especializadas. A ponte que se avista logo na chegada dela é conhecida como a Ponte Velha. Construída na década de 40, ela conecta uma parte da restinga ao continente.

O refúgio ecológico é caracterizado por vegetação de restinga, formada por árvores e arbustos de pequeno porte e rasteira, além dos manguezais de águas calmas, onde é possível fazer passeios de stand up paddle – SUP, com as agências.

A Barra de Guaratiba ganha destaque pela elogiada gastronomia especializada em frutos do mar e mirantes. É possível conferir belas vistas da Pedra do Telégrafo, da Ponta do Picão e da Grota Funda, garantindo uma vista paradisiaca do entorno.

☌ Endereço: Guaratiba, Rio De Janeiro, RJ
Onde ficar: Camping Barra de Guaratiba. Siga no Caminho da Igreja da Saúde, 117 (final da Rua da Bica). Outra opção é o Hostel Banana Leaf, que tem piscina infinita e vista para a ponte da Restinga.
Onde comer: Cantinho da Tia Penha, conhecido pelo elogiado pastel de camarão e Restaurante Tropicana com vista panorâmica para o manguezal.
Mais informações sobre restaurantes, hospedagens e passeios: Site | Facebook

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: