5 LUGARES NÃO ÓBVIOS PARA ENTRAR NO MUNDO DA SUA SAGA FAVORITA

Harry Potter, Jogos Vorazes, Jurassic World e muitas outras sagas inspiram espaços que foram criados para que os fãs possam se sentir dentro das tramas e com novas experiências. Confira cantos no Brasil e pelo mundo para ir além dos cenários de gravações e entrar ainda mais na sua saga favorita.

Quem é fã de verdade do universo de Harry Potter com certeza já falou, pelo menos uma vez, que só não foi estudar em Hogwarts porque a coruja deve ter se perdido com a carta. A verdade é que, de alguma forma, as pessoas estão sempre buscando se conectar com o universo das séries ou dos filmes favoritos e quanto se trata de uma saga, que traz uma sequência de filmes ou livros, é ainda mais fácil da conexão ser grandiosa.

Visitar as locações cinematográficas é uma ótima maneira de sentir que está mais próximo das narrativas. Inclusive, é também por conta disso que o NÃO ÓBVIO costuma publicar dicas de cenários por aqui.

☌ A propósito, você não precisa ir muito longe para viver essas experiências, já que uma das listas apresenta 8 lugares que foram cenários de minisséries e filmes para conhecer no Brasil.

Por outro lado, além do contato com os cenários, há diversas outras formas de ser transportado para dentro das histórias. Seja comprando um figurino, experimentando um cardápio ou construindo narrativas colaborativas através do RPG, os fãs sempre encontram uma forma embarcar na trama e romper as barreiras da ficção.

A Comic Con Experience, por exemplo, é um evento geek de imersão que acontece anualmente em São Paulo. Quem tem a oportunidade de participar desse verdadeiro parque de diversão nerd pode viver várias experiências em um único lugar.

Nas últimas edições da CCXP, o público pôde sentir na pele a adrenalina dos ladrões de La Casa de Papel, posar para uma foto jogando quadribol e apostar corrida com o Flash. A 6ª edição do evento paulista acontece entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2019, mas os ingressos já estão esgotados.

Mas, para quem quer se sentir em um espaço especial e dentro das tramas, o NÃO ÓBVIO montou uma lista com 5 lugares nada óbvios que os fãs de franquias famosas do cinema precisam conhecer. Fomos para muito além de apenas cenários onde as obras foram gravadas e apresentamos cantos que criam uma verdadeira imersão diferenciada. Confira:

☌ Não esqueça de acessar também a lista do NÃO ÓBVIO de restaurantes criativos pelo Brasil para fãs de filmes e séries.

1. T-REX PARK | PARA FÃS DE JURASSIC WORLD, EM CAMPINAS


Você pode até ser um grande fã da franquia Jurassic Park, mas provavelmente não sabe que há um Parque dos Dinossauros no Brasil. Isso mesmo. Os brasileiros não precisam ir à Orlando para viver uma experiência jurássica especial.

O T-Rex Park foi inaugurado, em 2017, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Esse parque temático não-oficial possui uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados, a qual é repleta de atrações que se propõem a agradar toda a família. Montanha-russa, bate-bate, roda gigante e diversos brinquedos se misturam no espaço.

Além disso, o parque conta com uma das maiores réplicas de um Tiranossauro Rex na América Latina. Os 12 metros de altura e 25 de comprimento tornam o T-Rex gigante uma atração à parte.

2. VASSOURA QUEBRADA | PARA FÃS DE HARRY POTTER, EM SÃO PAULO


O Vassoura Quebrada é um espaço de magia e bruxaria que só passou a funcionar em um bairro não-mágico após a autorização do Ministério Bruxo. Trata-se de uma hamburgueria que trabalha com um cardápio artesanal feito especialmente para os bruxos, mas os trouxas também são muito bem-vindos.

Com um cardápio que deixaria o Ron Weasley mais empolgado do que nos banquetes de Hogwarts, o Vassoura Quebrada funciona na Rua Desembargador do Vale, na Pompeia. Eles oferecem cerveja espumosa, chopp de abóbora, elixires com sabor de soda artesanal, poções alcoólicas e, como não poderia faltar, muito hambúrguer.

Atenção! O Vassoura Quebrada atende qualquer bruxo e não-mágico por ordem de chegada, mas para garantir a sua entrada, é bom fazer uma reserva. Fica de olho no Instagram deles (@vassouraquebrada) que as informações a respeito da reserva sempre são postadas por lá.

MAIS OPÇÕES IMPORTANTES PARA FÃS DE HARRY POTTER

Além de locais óbvios, como os dois parques de Orlando, é possível entrar no universo de Harry Potter também através de locais como:

1. O trem do Harry com passeio na Escócia.
2. A parte do Warner Bros. Studio Tour – Harry Potter, que é cheia de cenários interativos. Dá até pra pular em meio às cartas que estão voando, como Harry fez.
3. Em restaurantes brasileiros e não óbvios para quem ama filmes e séries.
4. Na Escola de Magia e Bruxaria brasileira, que fica em Campos do Jordão.

A foto de abertura desta matéria é do Warner Bros. Studio Tour.

3. LIONSGATE ENTERTAINMENT WORLD | PARA FÃS DE DIVERSAS SAGAS, NA CHINA


No dia 31 de julho de 2019, a inauguração do primeiro parque temático da Lionsgate levou, para a China, atrações inspiradas em Jogos Vorazes, Crepúsculo, Divergente e alguns outros filmes de sucesso.

Apelidado como o primeiro parque vertical do mundo, o Lionsgate Entertainment World fica na ilha de Hengqin e foi projetado pela equipe do Thinkwell Group. Essa mesma empresa foi responsável pela criação do Estúdio de Harry Potter em Londres e de vários brinquedos e atrações disponíveis em Orlando.

Essa é uma ótima oportunidade para planejar uma viagem culturalmente mais rica e empolgante. Afinal, além de fazer uma imersão em um contexto cultural que é completamente distinto dos costumes ocidentais que os brasileiros estão habituados, o turista vai poder embarcar em uma série de aventuras e experiências dignas de Orlando, mas completamente fora dos roteiros óbvios de quem vai à Disney.

4. TAVERNA MEDIEVAL | PARA FÃS DE TRAMAS DA IDADE MÉDIA, EM SÃO PAULO


O Taverna Medieval não é um espaço voltado para uma saga, série ou filme específico. Na verdade, como a proposta aqui é transportar o público para a idade média, a definição do universo ficcional fica a cargo da imaginação. Entretanto, a atmosfera construída, no local, logo faz as pessoas associarem o Taverna Medieval à Senhor dos Anéis e Game of Thrones.

O Taverna Medieval é uma hamburgueria artesanal que trabalha com um cardápio que se propõe a misturar ingredientes e temperos da idade média com típicos pratos contemporâneos.

Além de oferecer uma decoração temática bem pensada, essa hamburgueria também trabalha com uma proposta super imersiva. Nesse reino, guerreiros, nobres, plebeus e feiticeiras podem tomar poções preparadas por alquimistas, empunhar uma espada digna de grandes batalhas e viver como um arqueiro medieval por um dia.

5. ESCAPE TIME | PARA FÃS DE JOGOS MORTAIS, NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO


A ideia do Scape Room já não é mais uma novidade no Brasil. Essas salas trabalham com uma proposta interativa através da qual um grupo de pessoas precisa trabalhar colaborativamente para escapar a tempo de um ambiente geralmente macabro e assustador.

Atualmente, várias empresas espalhadas pelo país oferecem experiências desse gênero. Mas o que muitas pessoas não sabem é que as unidades do Escape Time, no Rio de Janeiro e em São Paulo, contam com um desafio inspirado na franquia Jogos Mortais.

Quem encara esse desafio é transportado para um jogo que tem como proposta fazer o grupo descobrir quem é o serial killer que cometeu vários crimes cruéis nas últimas décadas. Aos poucos, algumas pistas vão sendo dadas, mas é preciso montar um grupo ágil e inteligente para sobreviver a esse game à la Jigsaw.

E, AÍ, VOCÊ QUER JOGAR UM JOGO?

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: