8 PROPAGANDAS EMOCIONANTES PARA DAR O PLAY AGORA MESMO

Com reflexões que ultrapassam apenas a divulgação de empresas e produtos, algumas campanhas publicitárias também podem sensibilizar e trazer reflexões importantes com suas narrativas. Confira vídeos não óbvios de marcas que conseguiram o feito.

A publicidade faz parte das nossas vidas em todos os dias. Suas campanhas estão ultrapassam jornais, revistas, rádio e televisão, ganhando novos formatos também hoje pelas ruas e pela internet. 

Feitas com o objetivo de informar sobre marcas, produtos, estimular o consumo ou despertar interesse para assuntos relevantes, algumas campanhas transcendem e chamam a atenção por abordarem narrativas com histórias não somente criativas, mas também impactantes. 

Disponíveis para visualização no YouTube, o NÃO ÓBVIO selecionou sete vídeos publicitários que emocionam e conquistam o emocional do público ao oferecer reflexões sobre a sociedade.

Produzidas para veiculação na televisão e internet, confira nossa seleção com sete anúncios publicitários emocionantes que merecem a sua visualização. 

São curtas com temas variados e que podem mudar algumas atitudes do seu cotidiano. E, atenção! Porque temos duas indicações extras no final.

1. Hospital de Amor | Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor


Para apresentar sua nova identidade, o Hospital do Câncer de Barretos produziu uma emocionante animação de quase três minutos contando a história da pequena Nina, que teve sua vida transformada pela doença. 

Apesar de tratar do câncer como tema central, o vídeo aborda a força e importância da empatia e amor de forma geral para qualquer momento de dificuldades.

Com mais de 50 anos, o hospital é um grande centro de referência de tratamento do câncer, que promove atendimento para crianças e adultos que sofrem com a doença. Com as mudanças, o local passou a se chamar Hospital de Amor

A produção foi feita de forma filantrópica, e realizado pelas equipes da WMcCann, Zombie Studio e Loud

2. Zoetis | Seja responsável, adote


Para chamar atenção e alertar contra o abandono em suas diferentes formas, a companhia Zoetis apresenta em quatro minutos a impactante história de uma família que resolve abandonar a filha adotada em uma estrada. 

O curta, produzido pela DeadLens Pictures, traz um final emocionante e mescla reflexões variadas sobre a noção de que nenhum ser vivo é apenas um “presente“, nenhum pode ser descartável.

Adotar é fundamental, mas tão importante quanto é se informar e não abrir portas para laços sem ter certeza, já que não são cortáveis a partir do momento em que nos comprometemos em ser família. 

3. Itaú | Busca da mãe: leia para uma criança


Promovida desde 2010 pelo banco Itaú com sua Fundação Itaú Social, o programa de incentivo à leitura infantil ganhou reforço ao contar a história real da trajetória de superação de Rosângela Marinho e seu filho, Thompson Vitor.

Com a mensagem que fortalece a leitura como um agente transformador, o filme acompanha Rosângela, que ao trabalhar como catadora de lixo, também buscava livros descartados para levar para a casa e ler histórias para Thompson. Hoje, o filho cursa química na universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

É possível fazer parte dessa campanha, acesse a página Leia Para Uma Criança e confira mais informações. 

4. John Lewis & Partners | Alguns presentes são mais do que apenas um presente

Estrelado por Elton John, o comercial natalino da tradicional rede de lojas do Reino Unido, John Lewis, retrata a história do músico e mostra como um presente na infância, impactou toda sua vida. 

Campanha de 2018, o filme de dois minutos e meio começa nos dias atuais e retrocede cronologicamente pela vida do artista até o momento da manhã de Natal, quando ele recebeu o presente especial que mudou sua vida.

5. Samsung | Fotos com o Melhor de Você

Para divulgar seu novo celular, a Samsung apostou na conexão das pessoas para encontrar a verdadeira personalidade e beleza de cada um, e no mundo ao redor. 

Com o título Fotos Com O Melhor de Você, a campanha focou nas câmeras dos novos dispositivos e apresenta um experimento onde uma fotografa aborda desconhecidos, pedindo para realizar um registro de cada um. 

Ao revelar o motivo da escolha, o filme emociona ao lembrar o verdadeiro significado do slogan. 

6. Stella Artois | O Caçador de Estrelas

Para capturar a magia do Natal, a cervejaria belga Stella Artois recorre as estrelas na sua ação publicitária de 2017, para lembrar que o melhor presente é estar presente.

Em menos de dois minutos, a campanha nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado dessa data especial. É a primeira campanha da marca totalmente desenvolvida no Brasil, e foi produzida pela agência CP+B Brasil

7. Renner | O que realmente importa é expressar o seu amor, de todas as formas


Em 2017, a rede de departamento Renner surpreendeu em sua campanha de Natal com uma emocionante história de amizade, empatia e inclusão.

A narrativa apresenta Rita, uma garotinha que deseja ser amiga de sua nova vizinha. A outra garota, porém, não sabe se comunicar através da fala e Rita vai procurar uma maneira para estar em contato com a sua nova amiga.

Então, quando as famílias se reúnem para comemorar o Natal, Rita pode surpreender.

A produção é da agência Paim Comunicação

EXTRAS:

1. Xfinity 2019 | Um reencontro de fim de ano

Para divulgar seus serviços, a empresa de TV, telefone e internet Xfinity promoveu o reencontro dos amigos Elliot e E.T., 73 anos após o clássico filme dirigido por Steven SpielbergE.T. – O Extraterrestre.

O curta de quatro minutos, mostra E.T. voltando à Terra na época de Natal e aprendendo a utilizar as novas tecnologias, mostrando também como evoluções aconteceram no seu próprio mundo. Ao conhecer a nova vida de seu amigo, que agora está casado e com filhos, o personagem recria detalhes icônicos do próprio filme. 

É bacana reparar o quanto E.T. pode ser uma metáfora para representar todas as pessoas que não sentem que ‘se encaixam neste mundo’, mas que mesmo assim podem encontrar laços para além do que imaginam.

2. Flixmedia | Cadeiras

Empresa brasileira especializada na comercialização de publicidade para o mercado de entretenimento, a Flix Media precisou de apenas 45 para retratar as diversas emoções proporcionadas pelo mundo do cinema.

Ao apresentar os sentimentos que cada cadeira representa, a campanha enaltece o poder da sétima arte de transportar os espectadores para inúmeros universos. 

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: