8 CANAIS DO YOUTUBE COM INFORMAÇÕES E DICAS SOBRE RELACIONAMENTOS

Os sinais de relações abusivas, uma nova forma de entender termos (como amor-próprio e humildade), namoro na era da internet, os mitos de um relacionamento gay e outros tantos temas são tratados em canais confiáveis e brasileiros do YouTube. Confira.

O universo dos relacionamentos rende muitos assuntos e reflexões que estão conectados à saúde mental e autoconhecimento. Não é à toa que são diversos os canais do YouTube que exploram as noções do comportamento humano através de experiências próprias e conselhos. 

Com informações e dicas, hoje o NÃO ÓBVIO reuniu oito opções de canais disponíveis na plataforma de vídeos e destacou conteúdos importantes, os quais abrem espaço para discussões e questionamentos necessários.

Alertas sobre relacionamento abusivo, bate-papo sobre a vida do casal durante a gravidez, mitos do namoro gay, a importância de falar sobre a vulnerabilidade, conselhos furados e reflexões sobre os relacionamentos em tempo de internet: são apenas alguns dos temas.

Confira, sem ordem de preferências:

☌ É importante frisar, porém, que nem todos os indicados são canais de psicólogos, mas sim também de pessoas trocando ideias. Assim, é necessário levar em conta que são opiniões e vivências que podem acrescentar o espectador, mas não que precisam ser seguidas à risca. Nada deve substituir o trabalho de um profissional.

1. Dora Figueiredo 


A paulista Dora Figueiredo, 25, fala de forma leve sobre amor próprio, saúde mental e empoderamento feminino em seu canal do YouTube. Com vídeos novos as segundas e quartas, sempre as 20h, a jovem abre espaço para discutir assuntos importantes, deixando de lado os preconceitos.

Recentemente, a youtuber participou da conferência TEDx (Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento), realizada em Maringá (Paraná). Com o título de Como começa a violência doméstica, Dora compartilhou sua experiência em um relacionamento tóxico, como alerta para ajudar outras mulheres que passaram e que talvez ainda passem por isso.

No seu canal, destaque para o vídeo com dicas para identificar um relacionamento abusivo. Com a participação de Isabella Cêpa, a youtuber expõe os sinais de um relacionamento nada saudável. Outro destaque fica para o quadro #Responselhos, onde a paulista aconselha o público que envia questões sobre relacionamentos. 

☌ Acompanhe a youtuber nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

2. Acidez Feminina | Por Taty Ferreira


Com o lema de falar as coisas que não são tão fáceis de ouvir, Acidez Feminina é o canal onde a mineira Taty Ferreira, 32, expõe suas opiniões sobre namoro, casamento, sexo, auto estima, corpo, amizade, convivência diária, dentre outros.

Com três vídeos por semana, o canal segue o cronograma: toda terça Taty responde e-mails dos inscritos, quinta-feira um vlog sobre relacionamentos e domingo conteúdos sobre maternidade. 

Em 2015, Taty lançou seu primeiro livro, o Manual da Mulher Bem Resolvida. Em novembro de 2018, o projeto virou uma peça com roteiro, produção e apresentação da mineira.

Nosso destaque fica para o vídeo onde a youtuber convidou o casal Ju Ferraz e Victor Brunetti para um bate-papo sobre o relacionamento durante a gravidez. 

☌ Acompanhe a youtuber nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

3. Mulheres Bem Resolvidas | Por Cátia Damasceno


Uma sexóloga que trata de conselhos amorosos dos mais variados tipos, que tira dúvidas sexuais e quebra tabus femininos. Esta é Cátia Damasceno. “A verdade é que assim como a maioria das mulheres da minha geração, eu tive a minha sexualidade reprimida durante toda a minha infância e adolescência, e, como era de se esperar, isso teve reflexos na minha vida adulta. Tive dois filhos muito cedo, não tinha nenhuma experiência e meu relacionamento começou a se desgastar… As coisas não aconteceram do jeito que eu sempre sonhei.”, conta a profissional.

O canal aborda mitos e verdades sobre a vida sexual (visando o conforto feminino) e vai desde quadros com famosos até papos focados em relacionamentos no geral.

“Pelas minhas próprias dúvidas e por perceber o quanto poderia ajudar, fiz especializações em relacionamento, sexualidade, sensualidade e saúde da mulher, e a minha clínica passou a atender várias mulheres que queriam aprender mais sobre os segredos dá ginástica íntima.”: Leia a declaração completa de Cátia clicando aqui.

☌ Acompanhe a youtuber nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

4. Sem Quases | Por Vanessa Brunt


Escritora, poetisa e blogueira no Sem Quases, a também jornalista Vanessa Brunt ressignifica termos como amor-próprio, liberdade, solidão, humildade e outros tantos em seus textos, poemas, frases e também em vídeos.

Com um quadro especial para conselhos no seu canal de YouTube (que leva o mesmo nome do blog), a autora aborda lições de vida e dicas de comportamento também ao fazer análises (sem spoilers) dos filmes, das séries, músicas e outras artes que indica.

Outro detalhe feito por Brunt e que traz reflexões diversas são os poemas e textos recitados que produz sozinha com pegadas de videoclipes. Assim, todos os conteúdos preparados pela autora acabam mergulhando em temáticas importantes sobre os relacionamentos humanos: indo da vida amorosa até a profissional.

☌ Atualmente, alguns dos vídeos da escritora estão sendo feitos também de forma exclusiva para o IGTV do Instagram e diversos dos seus conselhos estão em posts pelo blog ou nos seus livros. No Instagram de Brunt é também possível ler frases e trechos.

☌ Acompanhe a escritora nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

5. Mundo Paralelo | Por Klébio Damas


Apesar de não ser apenas sobre relacionamentos, o canal Mundo Paralelo do youtuber Klébio Damas, 22, dedica uma grande parte do seu conteúdo para falar sobre o mundo das conexões humanas. Com muita graça e bom-humor, o jovem fala sobre empoderamento LGBT+, estilo de vida e cultura POP.

Natural do interior do Rio de Janeiro, o youtuber denomina seu canal como entretenimento consciente e tem como objetivo divertir e ao mesmo tempo agregar informações. O destaque fica para o vídeo onde Klébio e seu namorado desmistificam uma lista com 16 mitos do relacionamento gay. 

☌ Acompanhe o Youtuber nas redes sociais: Instagram e Twitter

6. Guilherme Pintto


Se denominando um canal para falar sobre amor, pessoas e comportamento, Guilherme Pintto, 26, abre espaço para celebrar o amor-próprio e dialogar sobre aceitação, conselhos e reflexões. 

O gaúcho é autor de dois livros, Seja o amor da sua vida e O Óbvio Também Precisa Ser Dito, lançados pela Editora Planeta. Em 2019, o jovem contou sobre sua trajetória em uma palestra na conferência TEDx (Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento). 

Nosso destaque fica para o vídeo onde o gaúcho fala sobre a importância de falar sobre nossas emoções.

☌ Acompanhe o Youtuber nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

7. Thata 


Com 4 anos de canal, Tháta acumula vídeos compartilhando suas vivências sobre o amor. Com foco no amor romântico, conquista, paquera, frustrações e relacionamentos, a jovem apresenta suas percepções e aconselha sua audiência sobre os diversos temas que permeiam o universo dos relacionamentos. 

Destaque para o vídeo onde a youtuber comenta os conselhos furados mais ouvidos por aí. 

Em janeiro de 2020, Tháta vai lançar o primeiro programa de conquistas do youtuber brasileiro, o #lovedrama. Confira o teaser, clicando aqui.

☌ Acompanhe a Youtuber no Instagram.

8. Fred Elboni


Fechando nossa lista, Fred Elboni, 28, que é possivelmente o mais conhecido dos indicados para quem curte o tema, apresenta em seu canal conteúdos sobre o comportamento humano, com muita conversas e reflexões.

Formado em Publicidade e Propaganda, o paulista já publicou seis livros (confira aqui) e foi roteirista do programa Amor & Sexo da TV Globo (2012-2013). Em 2019, Fred participou do TEDx (Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento,
Planejamento) para falar sobre a coragem de mostrar quem você é

O destaque fica para o vídeo onde Fred recebe o antropólogo Michel para conversar sobre os relacionamentos em tempo de internet. 

☌ Acompanhe o Youtuber nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: