5 LUGARES (QUASE) SECRETOS PARA CONHECER EM NOVA YORK

Museus, jardins, vilas encantadoras, livrarias e até mercados se misturam em uma lista que exibe encantos nada óbvios da cidade que nunca dorme. Conheça espaços para enxergar uma outra Nova York.

Quem pensa em Nova York pode lembrar rapidamente da Estátua da Liberdade, do Central Park, Empire State, Times Square e dos grandiosos espetáculos da Broadway. A cidade, repleta de atrações e atmosfera vibrante, ostenta alguns dos cartões-postais mais famosos do mundo, visitados por milhões de turistas.

A famosa Big Apple, por exemplo, é uma festa para os amantes das artes, cultura, museus, belas paisagens e para os apaixonados por compras, gastronomia, novas tecnologias e pelo que há de mais moderno no mundo.

Mas, ainda que o lugar que nunca dorme seja bastante famoso, New York também esconde segredos fascinantes fora do roteiro tradicional.

Fugir do lugar comum e das conhecidas atrações turísticas é uma oportunidade de conhecer a cidade sobre uma outra perspectiva. Nova York abriga tesouros escondidos para quem já conhece os principais pontos turísticos da Big Apple ou para quem quer explorar um novo roteiro.

Para surpreender, o NÃO ÓBVIO elencou passeios diferentes alternados entre parques, livrarias, museus, jardins e teatros. Confira a lista, sem ordem de preferências:

1. Livraria Albertine |@albertinebooks


Ir à Livraria Albertine é ter um daqueles passeios fora do clichês. Recheada de atrações, ela é capaz de levar qualquer pessoa a um mundo mágico e um ambiente acolhedor.

Localizada em Upper East Side, na Quinta Avenida, na mansão histórica de Payne Whitney, que abriga a Embaixada da França, a Albertine encanta os amantes da literatura, arquitetura e arte.

Ela é a única livraria em Nova York com um acervo dedicado exclusivamente a livros em francês e inglês, com mais de 14.000 títulos contemporâneos e clássicos de 30 diferentes países de língua francesa.

A livraria ocupa dois andares ricamente decorados com sofás e poltronas em couro e veludo, movéis em madeira de cor escura e grandes lustres amarelos que garantem o ar de aconchego do local.

Uma das grandes atrações da casa fica por conta de um mural no teto do segundo andar que foi pintado à mão e exibe estrelas e símbolos do zodíaco, conferindo ao ambiente um ar de magia.

No local, também acontece anualmente o Festival Albertine. Com duração de uma semana, o evento promove o debate de temas contemporâneos, mediados por convidados renomados da França e dos Estados Unidos. Além disso, a livraria é palco de palestras e eventos para o público infantil, como contação de estórias. Veja a programação aqui.

☌ Endereço:  972 5th Ave, 10075, NY
☌ Telefone: +1 212-439-1433
Entrada: gratuita
☌ Horário: de segunda a sábado, das 11h às 17h; e aos domingos, das 11h às 6h.
☌ Mais informações: Site |  Facebook | Instagram

2. Jardim Botânico do Brooklyn |@brooklynbotanic


Situado no coração do Brooklyn o Jardim Botânico não aparece na lista do roteiro tradicional em Nova york, mas surpreende com belas paisagens e atrações no verão ou no inverno.

Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o Jardim Botânico do Brooklyn é mais um dos segredos (escondidos) em Nova York e uma opção fantástica para diversão em contato com a natureza em um lugar de paz e ar puro em meio à agitação da cidade.

Um dos grandes destaques do Jardim Botânico é o japonês Hill-and-Pond, um jardim com inspiração oriental e cenário paisagístico dominado por bonsais, carpas e santuários. O espaço zen é super indicado para relaxar e esquecer do mundo lá fora.

O Jardim Botânico abriga também um museu de bonsais com diversas espécies distintas, além de restaurante, lojas e espaços para o público infantil.

As paisagens do Jardim Botânico se transformam de acordo com a estação do ano e cada uma delas revela cenas encantadoras e de uma beleza única.

O jardim botânico tem uma programação intensa e recheada de novidades. No local acontecem exposições e cursos para adultos e crianças, entre eles, o Children’s Garden, onde os pequenos aprendem sobre o cultivo das plantas, flores e cuidados com o meio ambiente. Confira o calendário de eventos aqui.

☌ Endereço: 990 Washington Ave 11225 Brooklyn , NY
☌ Telefone: +1 718-623-7200
Entrada: crianças menores de 12 anos não pagam, acima de 12 e com carteira estudantil $8, maiores de 65 anos pagam $8 e adultos $15.
☌ Horário: de terças a sextas, das 8h às 18h, e finais de semana, das 10h às 18h.
☌ Mais informações:  Site | Facebook | Instagram

☌ Veja também o New York Botanical Garden localizado no Bronx, o lugar reserva ao turista um mundo de atrações inusitadas para fugir do lugar comum em Nova York. Saiba mais aqui.

3. Historic Richmond Town | @historicrichmondtown


A pequena vila histórica em Nova York transporta os visitantes para uma viagem no tempo através da história americana, revivendo costumes e apreciando o belo casario preservado que data do final do século 17 ao início do século 20.

A pacata vila, denonimada Historic Richmond Town, está localizada próximo ao centro de Staten Island e seu conjunto arquitetônico compreende mais de 30 construções preservadas que contam um pouco da história e cultura do país de 1.700 até os dias atuais.

Em Historic Richmond Town, o passado ganha vida e permite que os visitantes saboreiem a experiência do período colonial americano, caminhando pelas ruas de casas e edifícios restaurados, percorrendo as lojinhas, a taverna e até um tribunal.

A vila abriga, em seu circuito histórico, um museu onde são apresentadas exposições que retratam vários aspectos da vida americana desde o século 17 até a atualidade.

Historic Richmond Town oferece um calendário de eventos, como concertos e jantares. Durante todo o ano, convida turistas e moradores de NY para um mergulho no passado em plena cidade que é sinônimo de modernidade. Confira a programação aqui.

☌ Endereço: 441 Clarke AveStaten Island, NY
☌ Telefone: ++1 718-351-1611
Entrada: Crianças de 4 a 11 anos pagam $5, adultos $8, maiores de 60 e estudantes entre 12 e 17 anos pagam $6.
☌ Horário: De terça a sexta das 12h às 17h e sábados e domingos das 11h às 17h
☌ Mais informações: SiteFacebook |Instagram

4. Museu Momath |@momath1


O MoMath, Museu Nacional da Matemática é totalmente dedicado aos números e foi inaugurado em 2012. O local promove uma experiência interativa que diverte e ensina adultos e crianças em mais um passeio original pela vibrante Nova York.

Localizado em frente ao Madison Square Park, em Manhattan, o Momath é um programa incrível para quem vai a Nova York com crianças.

Apesar de pequeno, o museu conta com atrações interativas e atividades recheadas de criatividade que divertem e ensinam ao mesmo tempo. Assim, o ambiente mostra a adultos e ao público infantil a importância da matemática no cotidiano da nossa sociedade.

No primeiro andar, os pequenos são recebidos pelo Math Square: um enorme quadrado no chão com jogos matemáticos que são controlados pelos pés e estimulam o pensamento lógico das crianças.

E assim se sucedem várias estações com experiências matemáticas que desvendam os segredos dos números e da lógica através de enigmas, desafios e da interatividade (sempre com a orientação dos monitores do local).

O Momath conta ainda com programas de exposições itinerantes que levam a matemática interativa, prática e divertida a alunos, professores e público em geral nas mais diversas cidades do país americano. Além disso, o museu sedia eventos especiais relacionados ao mundo dos números e da lógica. Confira a programação aqui.

☌ Endereço:  11 E 26th St 10010, NY
☌ Telefone: +1 212-542-0566
Entrada: gratuita para crianças menores de 2 anos e $15 para crianças até 12 anos. Adultos pagam $18 e maiores de 60 anos pagam $15.
☌ Horário: de segunda a domingo, das 10h às 17h. Apenas na primeira quarta-feira de cada mês o museu encerra as atividades às 2h.
☌ Mais informações:  SiteFacebook |Instagram

☌ Veja também o Apollo Theater, a casa com vocação musical, oferece atrações surpreendentes fora do roteiro da Broadway em Nova York e figura na lista de Teatros Incríveis e Não Óbvios para conhecer pelo mundo. Confira aqui.

5. Gantry Plaza State Park | @nystatespark


O Gantry Plaza State Park é um oásis em meio ao agito da metrópole e uma alternativa para quem já conhece o famoso Central Park e quer algo diferente. O parque oferece vistas cinematógraficas de Manhattan: entre elas, o Empire State Building.

O Gantry Plaza State Park fica localizado ao lado do East River, no bairro de Queens em Nova York, e compreende 12 hectares e áreas verdes bem cuidadas que formam um refúgio natural e convidam para uma pausa em meio ao cotidiano agitado da cidade.

Situado em um antigo estaleiro e distrito industrial, o parque conta ainda com algumas instalações dessa época, o que confere um ar histórico e encantador ao lugar. Um dos grandes destaques é a coleção de pórticos restaurados que eram utilizados ​​para carga e descarga de carros alegóricos e barcaças de vagões.

O parque abriga belos jardins, instalações recreativas com quadras de basquete e handebol, playgrounds, quadras de handebol e um píer para pesca, além de confortáveis espreguiçadeiras de onde é possível apreciar a vista espetacular da cidade.

O Gantry é a pedida ideal para quem procura momentos de relax e diversão em meio à natureza. Com Nova York ao fundo e os pórticos como palco, a praça do parque é um lugar encantador, seja para um piquenique com a família e amigos ou para curtir os concertos ao ar livre que acontecem na primavera e verão.

☌ Endereço: 4-09 47th Road Long Island City, NY
☌ Telefone: +(718) 786-6385
Entrada: Gratuita
☌ Horário: Diariamente das 8h às 22h.
☌ Mais informações: Site | Facebook |Instagram

EXTRA:

1. Smorgasburg Market | @smorgasburg


Os mercados de rua de Nova York são um atrativo à parte na cidade. Além de gastronomia variada, os espaços oferecem diferentes tipos de produtos e entretenimento. Vale dá uma espiadinha no Smorgasburg. Confira no site a programação para a temporada de inverno.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: