5 CANAIS DO YOUTUBE PARA ENTENDER MELHOR O MUNDO E AS NOTÍCIAS

Conheça canais do YouTube nada óbvios e que explicam fatos históricos e informações atuais de maneiras rápidas e simples. Veja vídeos que checam as possíveis fake news, outros que mostram curiosidades sobre temas atuais e muito mais.

Falta de liberdade para a expressão cultural, disputas políticas e diversos outros temas dominam os jornais, as redes sociais e os meios de comunicação a cada dia. São várias as camadas a serem discutidas em cada assunto e, com a internet, fica ainda mais fácil ser bombadeardo por tantos deles ou, pior: é possível ficar sabendo de alguns e não fazer ideia de tantos outros (que estão fora das nossas bolhas).

É justamente para que você possa ficar mais atualizado e para que possa compreender as notícias de forma lúdica e próxima da imparcialidade que alguns canais no YouTube se dedicam a explicar os acontecimentos.

Eles mergulham nos contextos trazem reflexões acerca da vida, curiosidades relacionadas à cultura em geral e fatos históricos indispensáveis para quem quer entender as informações atuais.

O canal Nostalgia, por exemplo, ganhou uma legião de fãs por trazer explicações de fatos históricos de maneira lúdica e de fácil compreensão. Não é fácil, porém, achar canais (que não sejam de videoaulas para vestibular) com a mesma proposta e qualidade por aí. Foi para solucionar essa busca que o NÃO ÓBVIO trouxe uma lista fora dos clichês para quem quer entender mais do Brasil e do mundo:

Confira também uma lista de canais do YouTube para refletir e empreender.

1. Buenas Ideias 


É impossível entender o que acontece hoje no Brasil se desvinculando do passado. Por isto, o jornalista Eduardo Bueno conta a história do país e diversas curiosidades sobre o hoje em seus vídeos do canal Buenas Ideias. 

Lançado em 2017, o canal já tem mais de meio milhão de inscritos. E não é de se impressionar. Com uma linguagem muito simples e divertida, Bueno narra fatos que fizeram parte da história do Brasil em apenas cinco minutos (ainda que alguns conteúdos cheguem a 20). Em seu vídeo mais visto, por exemplo, o jornalista aborda a Ditadura Militar. 

Eduardo Bueno também é autor de diversos livros, tais como Brasil, Uma História, lançado em 2003, A coroa, a Cruz e a Espada, de 2016 e o mais recente: Textos Contraculturais, Crônicas Anacrônicas & Outras Viagens, de 2019.

☌ Os vídeos são postados nas quartas e domingos.

2. Xadrez Verbal


O Xadrez Verbal foi criado em 2014 com foco na análise de assuntos atuais. Comandado por Filipe Figueiredo, graduado em história, o canal é derivado de seu blog, de mesmo nome, iniciado um ano antes, em 2013.  

Os vídeos falam sobre política, política internacional, cultura, atualidades e história. Há cerca de quatro anos, o Xadrez foca na produção de podcasts – ao invés de vídeos propriamente ditos. Mesmo assim, o conteúdo ainda é postado no Youtube, para quem tem preferência pela plataforma.

Os temas são explorados a partir de videoaulas ou no formato mesa cast, sempre com um comentarista e um convidado especial. O último podcast, inclusive, traz um panorama geral sobre o que está acontecendo no Oriente Médio desde o início deste ano. Também é possível ouvi-lo pelo Spotify

☌ Geralmente os conteúdos são postados uma vez por semana.

3. E-Farsas


Fake news estão por todos os cantos da web atualmente. Seja em correntes do WhatsApp, em vídeos do próprio YouTube ou em redes sociais, é fácil de acabar caindo na armadilha das notícias falsas vez ou outra. Foi para diminuir esse problema e esclarecer fatos atuais que o E-Farsas surgiu.

O canal, portanto, trata de temas mais leves, como vídeos de animais ou outros memes que circularam por aí. Mas o foco não deixa de ser colocado também em assuntos como política, detalhes históricos e outros temas mais abrangentes.

Tudo começou com o site oficial do projeto, que foi criado pelo Analista de Sistemas Gilmar Henrique Lopes. Fotos, vídeos, correntes e notícias já eram analisadas no portal com muito bom humor e apuração.

Graças à sua credibilidade, Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa Você é Curioso?, na Rádio Bandeirantes, onde explica para o publico se alguma história da internet é verdadeira ou farsa.

☌ Geralmente os conteúdos são postados uma vez por semana.

4. mimimidias


No mimimidias uma doutoranda em Estudos Literários, um doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e um mestre em Design se unem para falar sobre política, séries, filmes, games, memes, música, internet e o que estiver em alta. 

Clara, Tavos e Leonardo misturam a cultura pop e todos os temas tratados com leituras acadêmicas para explicar fenômenos do cotidiano e os porquês de muitos detalhes atuais, ainda que por vezes expressem as entrelinhas com cunhos nitidamente opinativos. 

Todo esse mimimi ganhou o coração de mais de 100 mil pessoas. Entre os assuntos mais visualizados estão a série Rick & Morty, discutida pela perspectiva de Tavos, as eleições de 2018 sob olhar do designer Léo e uma análise da série Love, Death + Robots, por Clara.

Hoje o canal conta com o apoio do público através de um financiamento coletivo mensal.

☌ Os vídeos novos são postados em todas as quintas-feiras.

5. MyNews


O MyNews é um canal inovador e independente de jornalismo no YouTube. Iniciado em 2018, o veículo tem como objetivo contextualizar e analisar informações para que o espectador tire as próprias conclusões.

A ideia do espaço, que foi fundado pela jornalista Mara Luquet e pelo criador do Porta dos Fundos, Antonio Tabet, é unir as vozes de mais de 30 jornalistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Com debates de ideias, os vídeos trazem entrevistas e apresentações sobre temas como economia e política.

☌ O canal faz novas postagens basicamente em todos os dias da semana.

EXTRA!

O canal Quadro em Branco utiliza filmes, séries, animes e outras artes para fazer análises e trazer reflexões que se expandem ao nosso cotidiano e vida. Com cerca de 10 minutos para cada vídeo, as produções atingem temas sociais e filosóficos misturadas ao mundo contemporâneo e a questões que estão acontecendo nele naquele momento.

O Quadro em Branco já havia sido indicado na lista de canais não óbvios do YouTube sobre filmes e séries.

Esta lista foi preparada por Carolina Rodrigues e Vanessa Brunt.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: