5 DESTINOS DE INTERCÂMBIO NÃO ÓBVIOS PARA APRIMORAR O INGLÊS

Esqueça Inglaterra, Nova York, Reino Unido e cidades ou países já óbvios para conhecer pelo mundo e treinar o inglês. Existem outras opções repletas de movimentos, enriquecimentos culturais e que são próximas desses espaços tão visitados pelos brasileiros.

Quem já estudou algum idioma sabe como um intercâmbio exerce um papel de grande importância no processo de aquisição de uma segunda língua. De fato, inúmeras pessoas jamais tiveram a oportunidade de viajar para o exterior, mas falam outros idiomas fluentemente. Mas não há como negar que a vivência com nativos é extremamente enriquecedora e facilita o aprendizado.

Está engano, porém, quem pensa que aprender um novo idioma é o único benefício que instiga os intercambistas. Além de conhecer uma nova cultura, se tornar mais independente, fazer novas amizades e enriquecer o currículo, quem vive essa experiência passa por um processo de desenvolvimento pessoal que estimula bastante o autoconhecimento.

Em meio a tantos benefícios, os Estados Unidos é o destino que mais atrai as pessoas pelo mundo. No período letivo de 2014-2015, por exemplo, de acordo com o relatório Open Doors, do Instituto de Educação Internacional (IIE), cerca de 975 mil estudantes internacionais se matricularam em instituições de ensino superior no país. Por outro lado, no Brasil, a preferência é outra.

Segundo a Pesquisa Selo Belta 2019, encomendada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, o Canadá está no topo da preferência dos brasileiros. Os outros cincos destinos mais bem posicionados no ranking são Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Nova Zelândia.

A propósito, lugares como Ottawa, Toronto, Califórnia, Nova York, Sydney e Londres também renderiam experiências memoráveis para quem quer aprimorar o inglês. Mas, por conta dessas opções óbvias, as pessoas acabam indo para os mesmos cantos, fazendo os mesmos passeios e postando fotos nos mesmos pontos turísticos pelo mundo.

Para (re)lembrar o quanto o mundo é gigante e repleto de opções para os futuros intercambistas, o NÃO ÓBVIO selecionou cidades incomuns para quem quer aprimorar o inglês. Confira a lista e programe um intercâmbio diferente dos clichês:

☌ Aproveite e confira também as nossas dicas nada óbvias para quem quer fazer intercâmbio.

☌ Veja também cinco documentários para entender melhor a cultura oriental, que está ganhando cada vez maior destaque no universo empreendedor, artístico e em outras áreas pelo mundo.

1. ABERDEEN


Conhecida por ser a terceira cidade mais populosa da Escócia, Aberdeen é o destino perfeito para quem quer fazer um intercâmbio para o Reino Unido, mas sem gastar tanto quanto as pessoas que optam por Londres, por exemplo.

E essa não é uma excelente opção de intercâmbio apenas por questões econômicas. Além de ser um destino culturalmente rico, Aberdeen possui uma boa variedade de pubs e restaurantes que agradam quem curte programações noturnas.

Apesar de não ser tão popular entre os brasileiros, a cidade atrai estudantes e turistas de todos os cantos do mundo. Também conhecida como Cidade do Granito (por conta dos inúmeros edifícios construídos com essa matéria-prima), Aberdeen foi construída por volta do ano 700 e se tornou a capital europeia da energia devido às riquezas petrolíferas provenientes do Mar do Norte.

Além de visitar belas praias, praças e reservas naturais, quem vai até Aberdeen pode apreciar inúmeros castelos e museus que tornam o local ainda mais rico e inspirador.

Localização: Escócia
Área total: 186 km²
População: 220.420 habitantes (2011)
Idiomas: Inglês e Gaélico Escocês
Moeda: Libra esterlina

2. YORK


Isso mesmo, você não leu errado. York é uma tradicional cidade medieval que está localizada em Yorkshire – o maior condado histórico da Inglaterra.

Fundada pelos romanos em 71 a.C., York é aquele tipo de lugar em que sempre há alguma coisa para fazer. Além de possuir inúmeros museus, lojas, cafés e restaurantes, essa cidade é cercada por muralhas que – apesar de terem sido construídas durante a idade média – são muito bem preservadas.

Um dos diversos passeios enriquecedores que os turistas e intercambistas podem aproveitar por lá é a visita ao York Castle Museum. A experiência neste museu é tão magnífica que as pessoas são praticamente transportadas para a época medieval.

Além de ser culturalmente rica, a cidade é ideal para quem busca viver uma experiência verdadeiramente imersiva no idioma. Como a maioria das pessoas do Brasil acabam escolhendo destinos mais clichês, quem vai até York não encontra tantos brasileiros e acaba convivendo ainda mais com os nativos.

Mas a melhor parte disso tudo é que York fica próximo a outros destinos muito especiais. O trajeto de trem para Londres, por exemplo, dura aproximadamente 2 horas.

Localização: Inglaterra
Área total: 271,94 km²
População: 208.200 habitantes (2017)
Idioma: Inglês
Moeda: Libra esterlina

3. PORTLAND


De fato, muitas cidades dos Estados Unidos são destinos óbvios que todos já ouviram falaram pelo menos uma vez, mas Portaland é uma opção excelente para que quem busca um destino fora do convencional, mas dentro de um país que dispensa apresentações.

Portland foi fundada em 1845 e é a cidade mais populosa do Oregon. Se o nome não soou estranho, talvez já tenha ouvido falar por conta do filme Crepúsculo, que foi filmado lá. Ou, talvez, seja por conta de Os Simpsons, série que foi criada por Matt Groening – roteirista que nasceu em Portland em 1954.

A terra natal de Groening foi considerada uma das dez cidades mais culturais dos Estados Unidos. Além das belíssimas paisagens naturais e diversos parques muito agradáveis e convidativos, Portland possui vários museus, bairros históricos e uma gastronomia muito elogiada.

A propósito, a bicicleta é um meio de transporte extremamente utilizado em Portland. Inclusive, o local também é conhecido como a Capital das Bikes. Então, os intercambistas podem andar bastante de bicicleta para economizar dinheiro e visitar as outras cidades e estados que todo mundo sonha em conhecer pelos Estados Unidos.

Localização: Estados Unidos
Área total: 375,78 km²
População: 647.805 habitantes (2017)
Idioma: Inglês
Moeda: Dólar Americano

4. LUNENBURG


Situada em Nova Escócia, no Canadá, Lunenburg foi fundada em 1753 e tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1995.

Além de ser um dos locais mais encantadores do Canadá, Lunenburg é um excelente destino para quem busca aprender idiomas. Como o local não está entre os mais badalados do Canadá, não há muitos brasileiros por lá (o que pode ajudar ainda mais no treino da língua).

Em ambiente seguro com povo hospitaleiro e acolhedor, os passeios se tornam ainda inesquecíveis e especiais. Além disso, as paisagens de tirar o fôlego fazem os intercambistas se sentirem em um filme.

Mas não se engane, apesar de ser uma cidade pequena e calma, a quantidade de lojas, bares e cafés de Lunenburg não deixam a desejar. O local é bem movimentado e possui muitos festivais ao longo do ano.

Localização: Canadá
Área total: 4,04 km²
População: 2.263 habitantes (2016)
Idioma: Inglês
Moeda: Dólar canadense

5. BELFAST


Além de oferecer um custo de vida atrativo quando comparado à outras opções de intercâmbio, a mistura de sotaques de Belfast – ponto de partida do famoso Titanic – garante um aprendizado de inglês complexo e enriquecedor.

Localizado na Irlanda do Norte, Belfast fica a cerca de 2 horas de Dublin. Mas você nem precisava fazer essa viagem para viver experiências culturais peculiares e encantadoras ou quem sabe até curtir uma balada à noite.

Belfast é uma cidade que atrai turistas do mundo inteiro e possui uma história política e religiosa muito intricada e peculiar. Inclusive, por conta dos conflitos locais entre os católicos e os protestantes, muro foram erguidos por lá para separar a população.

Localização: Irlanda do Norte
Área total: 132,5 km²
População: 340.200 habitantes (2017)
Idioma: Inglês e Irlandês
Moeda: Libra esterlina

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: