6 SORVETERIAS CRIATIVAS PARA SE DELICIAR EM SALVADOR

Trocas de livros, eventos culturais, espaços infantis e diversas opções inusitadas se misturam em ambientes aconchegantes e com sabores nada óbvios. Conheça as sorveterias soteropolitanas que criam novas receitas e incentivam a criatividade dos clientes.

O clima ensolarado de Salvador colore e alegra a cidade o ano inteiro e nada melhor do que aproveitar uma pausa para um refresco criativo. Sorvetes recheados de sabores exóticos podem ser encontrados em cantos especiais da capital. Que tal um caso de encanto à primeira mordida (ou lambida)?

Para deixar o seu verão ainda mais saboroso e geladinho, o NÃO ÓBVIO reuniu sorveterias inusitadas pela capital baiana. Seja para depois da praia, do trabalho ou mesmo para encontrar os amigos, elas surpreendem pelos sabores com opções nada clichês e pelos ambientes aconchegantes e fora do que é mais visto por aí.

Descubra uma seleção de sabores que passeiam por frutas exóticas a sorvete vegano, além de guloseimas que mesclam texturas e temperaturas diferentes a bebidas variadas.

Veja (sem ordem de preferências) os espaços descontraídos e repletos de culturais:

1. Mondo Gelato Artesanal | @mondogelatoarte


A Mondo Gelato mistura sabores e cultura em um ambiente acolhedor que garante várias surpresas ao público. O espaço recebe eventos culturais como o Literatroca, com trocas gratuitas de livros.

A Mondo fica em um charmoso casarão antigo, que ostenta uma fachada restaurada, no Rio Vermelho, bairro conhecido por sua agitada vida noturna. Além do espaço, ainda é possível saborear as gostosuras da Mondo em mais duas unidades em Salvador.

A sorveteria alia os sabores artesanais a uma outra paixão: a cultura. Saber e sabor definem a Mondo.

Na loja, os clientes encontram um clima agradável e uma decoração aconchegante misturados a um espaço infantil. Há exemplares de livros dispostos nas mesas para leitura no local e prateleiras de trocas (onde você pega um livro e deixa outro).

Toda produção da Mondo é feita artesanalmente na própria loja, que oferece sabores variados de sorvete com surpreendentes combinações, além de opções veganas e com zero lactose.

Outro destaque da Mondo é o ótimo atendimento e as novidades e guloseimas do cardápio em datas comemorativas, nas festas juninas, a loja presenteia os clientes com o gelato Mondo de pé de moleque. O elogiado biscoitinho da casa, servido como acompanhamento também pode ser comprado a parte, em embalagens de 6 a 12 unidades.

☌ Horário de funcionamento: Loja Rio Vermelho: Segunda das 14h às 21h; 
terça, quarta, quinta e domingo das 12h às 21h e sexta e sábado das 12h às 22h ; Loja Pituba: Segunda a domingo das 11h às 21h. Loja Shopping Paseo: Segunda a sábado das 9h às 21h e aos domingos de 12h às 19h.
 Endereço: Loja Rio Vermelho; Largo de Santana, 7, Vila Persa. Pituba (nova loja!) Rua das Hortênsias, 812. Shopping Paseo; Rua Rubens Guelli, 135, Itaigara.
☌ Telefone: Loja Rio Vermelho: (71) 3019-9367 – Loja Pituba: (71)3014-0319
☌ Pela internet: Instagram |Facebook

2. Amaralina | @sorveteria.amaralina


A Amaralina faz a alegria da criançada nas férias de verão e dos pais, tios e avós também. A sorveteria tem gostinho de infância e conta com brinquedoteca, livros, espaço climatizado, além das guloseimas, picolés e uma infinidade de sorvetes.

Localizada na Pituba, próximo à praia, a Amaralina é uma atração deliciosa para quem quer refrescar o corpo e a mente. Além de fazer o seu sorvete e tê-lo em recipientes nada óbvios, como dentro de frutas, é possível curtir tudo o que o local oferece para ampliar a criatividade dos clientes. Espaços infantis e livros não ficam de fora.

Com um cardápio rico em cores e sabores, a sorveteria impressiona pela qualidade dos produtos e pela criatividade do menu que vai desde a preparação até a apresentação final.

Os sabores de frutas são sucesso na preferência do público, entre eles, o de jaca, pitanga, cupuaçu, nata goiaba, cajá e coco (cremosíssimo!) e os elogiados picolés que ficam deliciosos com as caldas quentes da casa. 

A Amaralina dispõe de opções sem açúcar e sem lactose e ainda oferece uma variedade de embalagens de tamanhos diferentes para você levar o sorvete prá casa e adoçar a vida da família.

☌ Horário de funcionamento: A sorveteria abre diariamente das 9h às 21h.
 Endereço: R. Rio Grande do Sul, 270 – Pituba
☌ Telefone: (71) 3248-4791
☌ Pela internet: Instagram | Facebook

3. Pallina Gelateria | @gelateriapallina


A Pallina Gelateria mistura os sabores da Bahia ao jeito italiano de fazer sorvete, resultando em combinações irresístiveis e originais. Lá ainda são feitas rodas de conversa, lançamentos de livros e outros eventos.

A Pallina possui um espaço confortável e convidativo, além de mesas na varanda ao ar livre, a casa recepciona os clientes com uma explosão de sabores, cremosidade e uma árvore no interior da loja.

A proposta da gelateria é oferecer ao público o típico gelato artesanal italiano, elaborado com frutas frescas e locais, ingredientes naturais e matéria-prima importada, que confere sabor e textura única aos sorvetes da casa.

A produção ganha destaque por ser totalmente artesanal e os gelatos são preparados diariamente, dessa forma, o frescor, a cremosidade e leveza dos produtos saltam aos olhos e ao paladar dos clientes mais exigentes.

Na temporada do verão, a Gelateria Pallina que agora pertence ao @sanpaogelato (clique aqui) aposta em novidades tanto em sabores como na composição e a boa da vez são as combinações deliciosas com o @browniedoluiz (clique aqui), especialista em alimentar felicidade. Descubra!

☌ Horário de funcionamento: Loja Pituba: Segunda a quinta das 11h ás 21h. Sexta e sábado de 11h a 23h e aos domingos de 11h a 22h; LojaVilas do Atlântico: Segunda à quinta das 11h às 21h. Sexta e sábado de 11h às 23h e domingo das 11h às 22h; Loja Praia do Forte: Segunda à quinta das 10h30 às 21h. Sexta à domingo das 10h30 às 22h30. 
 Endereço: Loja Pituba: Praça Ana Lúcia Magalhães. Loja Vilas do Atlântico: Avenida Praia de Itapoan, nº 805, Edf Empresarial Villa Verde, Loja 14, Lauro de Freitas. Loja Praia do Forte: Alameda do Sol, condomínio Enseada da Praia (ao lado da Mahalo).
☌ Telefone: Loja Pituba: (71) 3019-9367 – Loja Vilas do Atlântico: (71)3014-0319 – Loja Praia do Forte: (71) 3508-6038
☌ Pela internet: Instagram |Facebook

4. Oxente Sorveteria | @oxentesorveteria


A Oxente convida para uma experiência refrescante e personalizada entre sorvetes artesanais e outras delícias produzidas com ingredientes naturais para ser feliz sem culpa.

A Oxente nasceu com o colorido e a energia da Bahia regado a sabores e misturas exóticas alinhadas a uma produção artesanal, sem saborizantes ou aromas artificiais e sem gordura vegetal na composição dos seus sorvetes.

A casa, que surgiu no bairro de Stella Maris, aposta em  ingredientes naturais que conferem ainda mais sabor aos seus produtos. Além disso, a Oxente investe em um ambiente descontraído e uma equipe qualificada para estimular a criatividade do cliente na hora de escolher e personalizar seu sorvete.

Na sorveteria está um amplo cardápio recheado de opções com nomes criativos e pitorescos atende a todos os paladares, entre tantas novidades, destacam-se o sorvete e o açaí na pedra, além dos shakes alcoólicos para a turma maior de idade.

A Oxente brinda os clientes com um aplicativo fidelidade, o Oxente +, que entre outras vantagens, assegura o acúmulo de pontos a cada compra, com direito a descontos ou troca por produtos nas três lojas da marca.

☌ Horário de funcionamento: Loja Pituba: de terça a domingo das 12h às 21h; Loja Stella: de terça a sexta e domingo das 11h30 às 19h30 e Sábados de 11h30 às 20h30. Loja Empório Greco: de terça a quinta das 16h às 22h, sextas e sábados das 13h às 00h e domingos das 13h às 21h.
 Endereço: Loja Pituba: Av. Octavio Mangabeira, 1945 – Loja 09, Pituba; Loja Stella: Rua José Augusto Tourinho Dantas, 156 – Loja H, Stella Maris e Loja Empório Greco: Alameda Dilson Jatahy Fonseca, 1248, Loja 06 – Stella Maris.
☌ Telefone: Loja Pituba: (71) 98186-3861 – Loja Stella: (71) 98210-7789 – Loja Empório Greco: (70) 98450-1964
☌ Pela internet: Instagram | Facebook

5. Le Glacier Laporte  | @le_glacier_laporte


O Café e Sorveteria Le Glacier Laporte, que fica no histórico Pelourinho, alia história e um toque francês aos sabores e ao calor da terra do dendê.

As ladeiras do Pelourinho, no coracão de Salvador, abrigam além de história e do casario antigo, uma mistura inusitada de sabores baianos á moda da França.

A Le Glacier é mais um dos atrativos da região. Com um charmoso espaço interno, a casa também conta com mesas ao ar livre à sombra dos guarda-sóis, de onde é possível saborear as muitas opções do cardápio, apreciar a vida no Pelourinho e aproveitar a brisa no final de tarde nos dias quentes do verão.

O lugar se destaca pela riqueza de sabores e combinações exóticas que conquistaram o paladar dos baianos e dos turistas mundo afora.

A oferta de sorvetes da casa é grande e vale a pena experimentar um pouquinho de cada. São vários so sabores inesperados, como o sorvete de coco com cana, o Martinique (casca de laranja com pedaços de chocolate amargo e rum) e o sorvete de Biri-biri com cachaça. O Biri-biri ou limão-de-caiena é uma fruta tropical de sabor azedinho.

Na Le Glacier não deixe de experimentar também uma opção tipicamente francesa que são os crepes e que ganharam uma versão baiana, além dos deliciosos e variados tipos de café.

☌ Horário de funcionamento: A Le Glacier Laporte abre diariamente das 10h às 19h
 Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 21, Pelourinho
☌ Telefone:  (71) 3266-3649
☌ Pela internet: Instagram | Facebook

6. Crema Gelato Italiano | @cremagelatoitaliano


A Crema Gelato trouxe a cremosidade do gelato italiano para o calor de Salvador e somou a ele o sabor de frutas regionais como cajá, mangaba, açaí e cupuaçu, em uma mistura super criativa e arrebatadora, tanto que a casa foi eleita por três vezes como a melhor da cidade (no Prêmio Veja Comer & Beber).

A loja matriz fica localizada na Pituba em um espaçoso salão com pé-direito duplo, onde grandes fotografias de frutas utilizadas no preparo dos sorvetes como castanha e manga, entre outras, colorem o ambiente e quebram o branco predominante.

Com receitas exclusivas, a Crema mantém a autenticidade e a qualidade na produção dos seus produtos, investindo em ingredientes naturais, frutas da época e nada de corantes artificiais.

Além dos sorvetes, outras delícias recheiam o cardápio da Crema, entre doces ou salgados, a casa oferece sabores e aromas apaixonantes.

Além da matriz, há várias unidades da Crema pela capital baiana refrescando todos os cantos da cidade, com as combinações de sabores nada óbvios e o charme dos carrinhos da loja, que também fazem eventos particulares.

☌ Horário de funcionamento: Loja Pituba: diariamente das 11h às 21h
 Endereço: Loja Pituba: Avenida Paulo VI, 1890 e mais 5 unidades em Shopping Barra, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Paralela e Porto da Barra. Veja endereços e telefones aqui.
☌ Telefone: Loja Pituba (71) 3106-0000
☌ Pela internet: Instagram | Facebook

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: