6 DICAS NÃO ÓBVIAS PARA QUEM PRETENDE PINTAR O CABELO EM CASA

Entre pesquisas em redes sociais, treinamentos e preparações, veja dicas fora dos clichês para ajudar quem deseja colorir o cabelo em casa durante a quarentena. Confira alertas pouco ditos por aí, dicas de canais de YouTube confiáveis e muito mais.

É fato: seja homem ou mulher, mudar radicalmente o cabelo é uma ideia que já passou pela cabeça da maioria das pessoas. O mercado dos salões de beleza está disponível para confirmar isto. Mas há quem ainda recorre a fazer a mudança em casa mesmo, seja pelo baixo orçamento ou pela falta de tempo para se consultar com um profissional.


Dar aquele Google, porém, pode ser perigoso. Um pouco de excesso na cabeça e as consequências podem ser drásticas: como ardência e queda do cabelo.

Para ajudar nesse processo de forma mais segura, e sabendo que este período de quarentena pode despertar (ou aumentar) aquela vontade de pintar o cabelo, o NÃO ÓBVIO listou dicas para que a mudança em casa seja mais simples e segura. Confira:

1. Faça parte de grupos temáticos do Facebook


Principalmente para quem pretende pintar o cabelo pela primeira vez, é necessário estudar bastante sobre o tema: colorimetria, cuidados básicos, manutenção, onde comprar, entre outros temas. Encontrar bons profissionais pelo Instagram ou pelo YouTube pode ser uma boa pedida, mas uma das formas mais eficazes de aprender é entrar em grupos do Facebook sobre a temática.

Eles funcionam como fóruns, onde já existem publicações voltadas à iniciantes, fotos e relatos de quem já está nessa saga, informações sobre marcas e colorações, e até dicas do que fazer quando algo dá errado. Dá pra achar muita coisa pesquisando na lupa – ferramenta de busca do grupo. Além disso, ainda é possível tirar a(s) sua(s) dúvida(s) com os próprios membros.

Para quem deseja virar ruivo, o maior grupo da rede é o Amor Acobreado. Para os loiros de plantão, há o Amor Platinado. Já o Cabelos Coloridos é pra quem deseja pintar o cabelo de (uma ou mais) cores diferentes. E ainda existem muito mais grupos por lá.

2. Comece um cronograma capilar antes


Pintar o cabelo é um processo químico e, por isso, acaba mexendo com a saúde do cabelo mesmo que seja mínima. Portanto, é imprescindível já começar a preparar o cabelo para essa mudança e deixá-lo bem forte e hidratado. E a melhor forma de fazer isso é através do famoso Cronograma Capilar!

O Cronograma Capilar é uma forma de organizar sua rotina de cuidados com o cabelo, intercalando entre hidratação, nutrição e reconstrução em frequências específicas para o que as suas madeixas estiverem precisando no momento. E, para descobrir a necessidade dos seus fios, vale fazer um Teste de Porosidade Capilar. Através dele, será mais fácil montar o seu calendário.

Esse processo pode (e deve) ser feito nos cabelos virgens, também. Só não se esqueça de continuar fazendo para mantê-lo sempre saudável. Mesmo que a periodicidade diminua, mantenha a ordem de tratamento. Há aplicativos gratuitos disponíveis para montar o seu cronograma e ainda te notificar quando for a hora de cuidar do seu cabelo, como o Meu Cronograma Capilar.

3. Treine o processo utilizando creme de hidratação


O processo de pintar o cabelo pode parecer difícil, ainda mais se for o próprio cabelo, mas não é! Com a prática, é possível pegar o jeito e aprender a fazer da melhor forma possível. O ponto-chave é ter paciência e treinar até sentir-se confiante para fazer pra valer.

Leia conteúdos com passo a passo, veja tutoriais em imagens, assista vídeos, e vá treinando sem a tinta, apenas com a escova e o pincel. Uma ótima dica é usar um creme de hidratação para simular o processo, já que ele possui uma textura similar à tinta pronta para aplicação.

4. Aplique a tintura com o cabelo sujo


Pode parecer uma má ideia para muitas pessoas, mas aplicar a tinta num cabelo sujo é a forma mais segura de fazê-lo, pois a oleosidade que fica no couro cabeludo vai protegê-lo contra os possíveis ferimentos que a tinta pode causar a ele. Portanto, pinte-o somente 2 ou 3 dias após a última lavagem. Não passe disso! O excesso de oleosidade impede a tinta de pigmentar nos fios.

Não se esqueça dos cuidados prévios à tintura: faça um teste de mecha, um teste de sensibilidade, prepare todos os utensílios com antecedência, e, na hora da tintura, espalhe um hidratante corporal no rosto, orelhas e pescoços para não manchar a pele.

Use luvas durante a aplicação também. Outra dica é começar a pintar do comprimento para a raiz, pois a temperatura do couro faz com que a tinta fixe mais rápido nesta região.

5. Evite trocar a marca e/ou numeração da tinta constantemente


Pouca gente sabe, mas a troca constante da marca ou tonalidade pode dificultar ainda mais o processo de pigmentação da tinta no cabelo, afinal os fios precisam se acostumar com determinada química para que a cor fixe a cada retoque.

Utilize os Grupos do Facebook para escolher com precisão a marca e a numeração que irá utilizar em seu cabelo. Saiba as características de cada tinta, leia relatos, veja antes e depois, e analise como foi o processo de cada um para, assim, tirar todas as suas dúvidas.

É importante destacar que se o seu cabelo for virgem, não é preciso utilizar o pó descolorante para chegar no tom desejado, apenas a tinta e a água oxigenada. Porém, se já houver uma tintura nele, pode ser necessário descolorir ou utilizar algum método menos invasivo, como a shampoozada ou o DekapColor.

6. Escolha canais de YouTube corretamente e veja tutoriais


Escolha canais de YouTube de profissionais ou de pessoas que, além de serem confiáveis para o público (confira a confiabilidade nos comentários e afins), também demonstrem que pegaram informações com um profissional da área.

Acima, já indicamos, em um dos links, um vídeo do canal Kim RosaCuca. Mas, para ajudar ainda mais no processo, o NÃO ÓBVIO selecionou mais três vídeos de canais seguros para acompanhar:

1. Abner Matias:

O Abner Matias é um cabeleireiro profissional e atua na área há muitos anos. No canal dele, é possível encontrar dicas e instruções sobre muitas coisas que foram mencionadas nos itens anteriores, como cronograma capilar, tratamentos diversos e tudo que envolva cuidados com as madeixas – além, é claro, de instruções sobre tintura. São dicas que servem tanto para homens quanto pra mulheres, e atualmente ele está publicando novos vídeos todos os dias. Vale conferir.

2. Maquiagem de Homem:

O Fabiano Okabayashi é dono do Maquiagem de Homem, um canal totalmente voltado à beleza no mundo masculino: cabelo, barba, pele, dentes, estilo e muito mais. Na parte capilar, há vídeos que ensinam a pintar o cabelo, a fazer luzes, criar pomadas coloridas caseiras, cortar, hidratar e fazer novos penteados. Em cada vídeo há uma ideia diferente para ajudar a mudar o visual sem sair de casa. Novos vídeos são postados toda semana.

3. Gleice Duarte:

A Gleici Duarte é dona do maior grupo de ruivas do Facebook: o Amor Acobreado. Tudo começou quando ela tinha um blog de beleza e começou a pintar os cabelos de vermelho. Depois de um tempo, passou pela transição capilar. Hoje, ela tem um salão especializado em cabelos ruivos e também cacheados, tem parceria com uma das maiores marcas de tonalizantes do pais, e fala, em seu canal do YouTube, sobre tudo relacionado à esses dois temas – além de outras temáticas do mundo feminino. Não há uma frequência definida, mas ela sempre está postando novos vídeos por lá.

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: