5 JOGOS DE TABULEIRO INSPIRADOS EM SÉRIES PARA COMPRAR ONLINE

Dominar reinos, caçar tesouros, lidar com o mundo invertido e muito mais. Conheça jogos de RPG inspirados em séries icônicas. Para quem quer usar a imaginação e redefinir destinos de personagens, escolha mais uma pessoa (ou várias) e uma mesa para jogar.

Jogos de tabuleiro nunca saíram de moda. De War ao Banco Imobiliário, do mais complexo ao mais simples, ter contato com esse tipo de jogo ajuda a manter o cérebro ativo e até mesmo desestressar em momentos difíceis.

Os jogos de tabuleiros foram inventados há mais de 7 mil anos a.C. Mas, dentre tantas categorias existentes, o RPG (roleplaying game), um dos gêneros mais populares, foi criado apenas em 1974. 

Roleplaying games são jogos em que os participantes assumem papéis distintos e, juntos, criam uma narrativa.

As partidas costumam ter um mestre, responsável por comandar a história e narrar os fatos enquanto os demais jogadores interpretam personagens com suas próprias habilidades e peculiaridades. Por ser um jogo cheio de possibilidades, ações, consequências e resultados, as jogatinas (ou sessões) costumam ser longas.

Em 1974, Gary Gygax e Dave Arneson deram à luz ao Dungeons & Dragons, Masmorras e Dragões na tradução literal. No RPG, cada jogador assume o papel de um personagem para viver uma aventura mágica.

Vale lembrar que desde a sua criação, o jogo passou por inúmeras modificações. Mesmo assim, nunca abandonou a essência do roleplaying game. Logo, até hoje o estilo une diversas pessoas para um momento de descontração e diversão. 

Em suma, jogos de tabuleiro são ótimas opções para reunir a família e se divertir sem sair de casa. A maioria funciona a partir de dois jogadores e, assim, não é necessário que reúna pessoas além das que já tem aí perto para jogar.

Para ajudar na empreitada de descobrir alguns jogos de tabuleiro diferentes dos mais usuais, o NÃO ÓBVIO escolheu alguns de RPG, inspirados em séries de TV (que podem ficar como boas dicas para quem quer maratonar de novo ou ainda não maratonou):

1. SÉRIE: STRANGER THINGS | JOGO: DUNGEONS & DRAGONS


Nove anos antes do desaparecimento de Will Byers (personagem que some na série), o primeiro jogo de RPG foi criado. Dungeons & Dragons foi sucesso absoluto. Tanto é que uma das primeiras cenas da série Stranger Things faz referência ao jogo.

Até mesmo o sumiço do jovem Will é relacionado. E mais: o nome do monstro Demogorgon (da série) é inspirado em Dungeons & Dragons. Já era de se esperar que uma versão do RPG inspirada em Stranger Things fosse lançada.

Em 2019, a Hasbro providenciou o jogo. Para quem ama games nos quais suas escolhas mudam destinos de personagens e o fim de uma trama bem amarrada, o jogo pode ser a pedida ideal. Baseando-se no universo criado por Mike Wheeler, o jogador entra em Thessalhydra e pode escolher personagens como Will, the Wise ou Dustin, the Dwarf. Lá, você investiga um misterioso castelo enquanto foge e combate o feroz Demogorgon.

Stranger Things: Dungeons & Dragons inclui duas miniaturas do monstro mais temido da série, que podem ser personalizadas pelos jogadores. Mas, por mais que esteja em solo brasileiro, o RPG está em inglês.

Para entender melhor o estilo de Dungeons & Dragons (e os jogos de RPG em geral), nele os jogadores criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança.

O jogador, então, escolhe uma classe de personagem, um alinhamento (um código de ética), e um número de talentos para melhorar e personalizar. No decorrer, os jogadores descrevem as ações, como conversar com outros personagens, lutar contra oponentes ou abrir uma fechadura, e o Dungeon Master (que é como um juiz) descreve o resultado de suas ações.

Os resultados de ações mais complexas ou perigosas são determinadas pela rolagem de dados. A principal maneira de progredir é ganhando pontos de experiência (XP) quando derrotam um inimigo ou superam um obstáculo. Adquirindo XP suficiente, o personagem pode avançar um nível, o que garante mais habilidades e perícias.

Os Pontos de Vida (HP) são uma medida da vitalidade e resistência a castigos físicos de um personagem e são determinados pelo nível e pela constituição. Eles podem ser perdidos quando um personagem se fere em combate ou em alguma outra situação perigosa. A perda de HP é a forma mais comum de um personagem morrer em um jogo.

MAIS: Para os fãs de plantão, além do RPG, a Hasbro lançou três outros jogos baseados em Stranger Things, em parceria com a Netflix. O Ouija Stranger Things, Monopoly e o Eggo Waffle.

Veja o trailer da série:

☌ Nível de dificuldade: Fácil
☌ Idade: a partir de 14 anos
☌ Número de jogadores: 2-10
☌ Tempo de jogo: 120 minutos
☌ Lançamento: 2019
☌ Onde comprar: Americanas

2. SÉRIE: GAME OF THRONES | JOGO: THE BOARD GAME


Com a morte do rei Robert Baratheon, é a sua vez de batalhar pelo trono de ferro. Inspirado no best-seller As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, o jogador controla grandes casas de Westeros com o objetivo de conquistar o tão aclamado trono.

Para muitos, este RPG é essencial para fãs que já leram os livros, bem como àqueles que assistiram Game of Thrones. O jogo é elogiado por sua ambientação fiel à série, jogabilidade e imersão.

A segunda edição lançada pela Galápagos Jogos é mais completa do que a versão anterior, com melhoras nos gráficos do jogo, melhoras no sistema de combate e inserção de novas cartas.

No papel de personagens de qualquer uma das seis Grandes Casas, o jogador deve conquistar sete castelos/fortalezas ou a maior quantidade que conseguir em apenas 10 rodadas para conquistar o trono de ferro.

Game of Thrones: Board Game é mais complexo do que os outros jogos citados nesta lista. Mesmo assim, merece ser recomendado por ser muito bem avaliado. Este RPG é sobre estratégias, alianças e intrigas.

MAIS: Vale salientar que Game of Thrones também tem uma versão Monopoly, feita pela Hasbro.

Veja o trailer da série:

☌ Nível de dificuldade: Intermediário
☌ Idade: a partir de 14 anos
☌ Número de jogadores: 3-6
☌ Tempo de jogo: 180-240 minutos
☌ Lançamento: 2017
☌ Onde comprar: Amazon

3. SÉRIE: BREAKING BAD | JOGO: BOARD GAME


Após conquistar milhões de telespectadores ao redor do mundo, Breaking Bad também ganhou uma versão em RPG. Em Albuquerque, no Novo México, agora é você quem manda.

No RPG inspirado em Breaking Bad, o jogador pode ser um agente do Departamento de Narcotráficos (DEA) ou um dos integrantes das facções criminosas Heisenberg, Juarez Cartel ou Los Pollos Hermanos.

Para cada personagem escolhido, há dois objetivos principais. Se o jogador optar as facções, sua missão é produzir Blue Sky (nome da droga fabricada por  Walter White e Jesse Pinkman) e vender a quantidade necessária para ganhar. 

Já no papel de agente, o jogador deve matar os adversários, mandá-los para cadeia e apreender os laboratórios das facções. O RPG é repleto de intrigas e reviravoltas, negociações e traições, como a série.

Breaking Bad: Board Game traz personagens marcantes da série. Você pode jogar como o próprio Walter White ou Jesse Pinkman; Gustavo Fring, Tuco Salamanca ou Hank Schrader.

Veja o trailer da série:

☌ Nível de dificuldade: Fácil
☌ Idade: a partir de 18 anos
☌ Número de jogadores: 3-8
☌ Lançamento: 2017
☌ Tempo de jogo: 60 minutos
☌ Onde comprar: Americanas

4. SÉRIE: HORA DE AVENTURA | JOGO: ROLEPLAYING GAME


Assim como a série, Hora de Aventura: Roleplaying Game é dinâmico e bizarro. Acompanhe Finn, o Humano e seu amigo Jake, o Cão em aventuras rápidas e divertidas.

O RPG de Hora de Aventura é dividido em “episódios” como a série. Ou seja, não é uma sessão fixa como os outros jogos citados, mas inúmeras possibilidades de diversão. É possível explorar masmorras e em outro momento, procurar tesouros, por exemplo.

Tudo acontece na Terra de Ooo e você pode criar seu próprio personagem seguindo as regras do game. A imaginação está liberada. 

Hora de Aventura: Roleplaying Game não é um RPG “sério”, o foco é diversão, imaginação e muita cooperação entre jogadores. Além disso, o jogo possui jogabilidade simples e um livro de mais de 200 páginas recheados de ilustrações encantadoras. Pode parecer muito, mas a jogatina e regras são fluído e bem explicados.

☌ Nível de dificuldade: Fácil
☌ Idade: a partir de 12 anos
☌ Número de jogadores: 2-10
☌ Lançamento: 2016
☌ Tempo de jogo: 90 minutos
☌ Onde comprar: Retro Punk

5. SÉRIE: ATTACK ON TITAN | JOGO: A ÚLTIMA RESISTÊNCIA


Attack on Titan: A Última Resistência baseia-se no mangá e anime de mesmo nome, Shingeki No Kyojin, no original; quando a humanidade foi quase exterminada devido ao aparecimento de seres humanóides gigantes conhecidos como Titãs. 

Em A Última Resistência, jogadores tomam o papel dos heróis ou do temido Titã em busca da vitória, seja ela derrotar o gigante ou devorar os últimos sobreviventes.

Bem como o mangá/anime, este RPG é muito elogiado devido a sua dinâmica simples. Diferente de outros jogos, Attack on Titan: A Última Resistência possui um tabuleiro vertical. Ou seja, os heróis devem escalar o Titã, fazendo manobras de ataque ou desviando de golpes para derrotar o monstro – também é possível fazer ataques a distância, numa torre com canhões.

São oito heróis disponíveis, entre eles Eren, Armin, Mikasa ou Levi. Por mais que Attack on Titan: A Última Resistência seja um RPG simples, matar o Titã não é tão fácil assim, já que ele é muito mais forte que os heróis. Por isso, o jogo estimula a cooperatividade entre heróis e criação de táticas. 

Veja o trailer da série:

☌ Nível de dificuldade: Fácil
☌ Idade: a partir de 14 anos
☌ Número de jogadores: 2-5
☌ Lançamento: 2017
☌ Tempo de jogo: 30 minutos
☌ Onde comprar: Bravo Jogos

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: