11 SÉRIES DA NETFLIX COM PROTAGONISTAS PRETOS PARA ENTENDER MAIS O RACISMO

Documentários, suspenses, dramas, comédia satírica, sitcoms e realitys: conheça 10 séries incríveis (e mais extras!) com protagonistas pretos para maratonar na Netflix.

Nos últimos tempos, uma onda de manifestações contra o racismo foi iniciada nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. São milhões de pessoas indo as ruas e pedindo o fim do preconceito racial e das mortes por conta da sua cor de pele. O racismo infelizmente é um problema social presente em todo o mundo, e sempre foi tratada e criticada em obras artistas dos mais diferentes gêneros.

Alguns (poucos) seriados mais antigos já tratavam sobre o tema, como: Todo Mundo Odeia o Chris, Arnold e Um Maluco no Pedaço. Atualmente, as séries caracterizadas pelo protagonismo preto mais populares são Cara Gente Branca, Scandal, How To Get Away With Murder, e A Vida e História de Madam C.J. Walker.

Apesar de pouco divulgadas, a plataforma de streaming Netflix possui outras grandes obras com protagonistas pretos. Muitas ensinam e abordam reflexões acerca do racismo, e outras são apenas histórias variadas que giram em torno deles. Com isso, o NÃO ÓBVIO listou 10 séries incríveis (e uma extra!) que você precisa maratonar agora mesmo. Confira:

EXTRA | FORA DA NETFLIX:

Pequenos Incêndios por Toda a Parte (Little Fires Everywhere)


Fora da Netflix e transmitido pela Amazon Prime Video, Pequenos Incêndios por Toda a Parte vem ganhando popularidade e rendendo ótimas críticas de quem acompanha. A trama é baseada no romance de mesmo nome da autora Celeste Ng.

Nela, o encontro entre duas famílias completamente diferentes transforma a vida de todos os envolvidos. O racismo e os preconceitos alargados entre classes sociais são alguns dos pontos mais discutidos na minissérie.

A produção começa mostrando um incêncio na casa de Elena Richardson (Reese Witherspoon), que é fissurada em organização e em provar que segue os ‘bons costumes’ na pequena e rica cidade onde vive.

Mas vamos acompanhar uma volta no tempo que mostra, antes de tudo isso acontecer, quando Elena alugou a casa de hóspedes à Mia Warren (Kerry), uma artista solteira e enigmática que se muda para Shaker com sua filha adolescente. Em pouco tempo, a relação de desconfiança entre elas começa a crescer.

☌ Onde assistirAmazon Prime Video
☌ Gênero: Drama
☌ Número de temporadas: 1
 Lançamento: 2020
☌ Elenco: Kerry Washington, Reese Witherspoon
☌ Nacionalidade: Estadunidense

1. Atlanta


Earnest Marks (ou apenas Earn) é um jovem preto que tinha um sonho de se tornar um rapper. Disposto a realizá-lo, largou a faculdade e voltou para a sua cidade natal Atlanta. Um dia, descobre que seu primo, Alfred Miles, lançou uma música de sucesso sob o nome artístico Paper Boy e então Earn propõe a ser seu agente. Porém, os dois discordam em diversos pontos

Atlanta mistura comédia com drama, já que além das sacadas cômicas ainda trata de tópicos muito importantes, como racismo e feminismo. Outros pontos de destaque na série são a fotografia, a trilha sonora, e a incrível atuação do elenco principal e das participações especiais – com destaque para o talentosíssimo Donald Glover (ou Childish Gambino). Quem curte hip-hop vai gostar de conhecer um pouco da realidade dos seus bastidores.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Comédia/Drama
☌ Número de temporadas: 2
☌ Lançamento: 2016
☌ Elenco: Donald Glover, Brian Tyree Henry, Lakeith Stanfield
☌ Nacionalidade: Estadunidense

2. Time: The Kalief Browder Story


Esta série é uma espécie de documentário que conta tudo sobre o terrível caso de Kalief Browder, um adolescente de 16 anos que foi preso por três anos, sem provas e nem condenação, pelo furto de uma mochila. Dividida em seis episódios, cada um conta um momento da sua vida em Rickers Island, a ilha que abriga o principal complexo prisional da cidade, e local onde ele ficou preso.

O caso aconteceu em 2010, na cidade de Nova Iorque, e atraiu bastante atenção da imprensa internacional, principalmente após a repercussão da série. Time mostra a realidade ácida que muitos negros sofrem nas mãos da ineficiente justiça. Além disso, expõe a violência, os abusos e a negligência que realmente acontece nos presídios, por trás de um discurso bonito de reeducação. Kalief precisou sobreviver durante os anos de confinamento, e com isso desenvolveu diversos problemas psicológicos.

Um fato curioso é que ela foi produzida pelo rapper e empresário Jay-Z, que se mostrou interessado em divulgar o caso quando tomou conhecimento dele. Além disso, foi roteirizada por Nick Sandow, diretor da série Orange is The New Black, cuja trama faz críticas e exposições da realidade do sistema prisional.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Biografia/Documentário/Policial
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2017
☌ Direção: Jenner Furst
☌ Nacionalidade: Estadunidense

3. Quem matou Malcolm X


Mais uma minissérie documental, a série lança hipóteses do verdadeiro assassinato do líder afro-americano Malcolm X, décadas após o ocorrido. A ação partiu do historiador Abdur-Rahman Muhammad com base em uma teoria existente, e a ideia foi logo abraçada pela plataforma.

O caso aconteceu em 1965, quando Malcolm X discursava para uma plateia no Harlem e foi atingido por 16 projéteis de calibres diferentes. Um dos autores do atentado foi baleado no local e preso em flagrante, enquanto os outros dois fugiram e foram detidos depois. Aparentemente tudo foi esclarecido, mas alguns fatos fazem gerar grandes dúvidas em relação ao fato.

Em seis episódios, os fatos e documentos são analisados mais profundamente e as evidências vão sendo conectadas umas às outras. O mais interessante são as reflexões transmitidas sobre uma raça que desde sempre esteve em luta por igualdade e respeito.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Documentário/História
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2020
☌ Direção: Phil Bertelsen e Rachel Dretzin
☌ Nacionalidade: Estadunidense

4. Sete Segundos (Seven Seconds)


Baseada no filme russo The Major, Sete Segundos gira em torno de um impasse entre policiais de Jersey City e a comunidade afro-americana da cidade depois que um adolescente negro de 15 anos é gravemente ferido por um policial. Após ser atropelado e abandonado agonizando na neve durante horas, morreu na cama do hospital. Enquanto os encarregados tentam encobrir o assassinato, a sua família luta em busca de justiça.

Além do enredo principal, a série mostra os problemas por trás de cada personagem e o drama que intensificam as suas vidas após o ocorrido. Aborda, ainda, temas importantíssimos em nossa realidade como preconceito racial, drogas, disparidade social, negligência e laços familiares. São 10 episódios que prendem do início ao fim.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Suspense/Policial/Mistério
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2018
☌ Elenco: Clare-Hope Ashitey, Regina King, Beau Knapp
☌ Nacionalidade: Estadunidense

5. Cara Gente Branca

Na trama Cara Gente Branca, baseada no filme de 2014 de mesmo nome, a satirização é meio principal para criar e gerar as críticas. A produção conta a história de Sam White (Logan Browning‎) e outros jovens pretos que estudam em uma universidade majoritariamente branca, nos EUA.

Depois de uma festa blackface organizada por um grupo de alunos brancos, várias tensões raciais se desenrolam no ambiente acadêmico. São 10 episódios, cada um mais focado em um determinado personagem (o melhor da primeira temporada foi dirigido por Barry Jenkins, que também assinou a direção do vencedor do Oscar Moonlight).

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Comédia Satírica
☌ Número de temporadas: 3 (terá quarta temporada)
☌ Lançamento: 2017
☌ Elenco: Logan Browning, Brandon P. Bell, Antoinette Robertson
☌ Nacionalidade: Estadunidense

6. Greenleaf


A vida da família Greenleaf, fundadores de uma igreja evangélica com membros fiéis predominantemente afro-americanos, está longe de ser perfeita como os seus discursos de fé: por trás dos bastidores ocorrem escândalos que envolvem adultério, traição, rivalidade, ganância, abuso e mortes.

Com um elenco de ouro predomenantemente preto e uma crítica a famílias aparentemente perfeitas e instituições religiosas, a história se passa na cidade de Memphis, no Tennessee e também aborda temas que envolve preconceito, homossexualismo e papel das mulheres na sociedade. E o melhor é que a produtora da série é simplesmente a Oprah Winfrey!

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de temporadas: 5
☌ Lançamento: 2016
☌ Elenco: Merle Dandridge, Kim Hawthorne, Desiree Ross
☌ Nacionalidade: Estadunidense

7. Irmandade


E vamos de série brasileira nesta lista! Irmandade é o nome de uma facção criminosa criada, na trama, durante os anos 90. Porém, a história gira em torno de Cristina, uma advogada honesta que descobre que o seu irmão Edson, que está preso, acaba de criar o tal grupo.

Ela é então forçada pela polícia a se tornar informante e trair a confiança do irmão. Porém, acaba percebendo a dura realidade por trás dos sistemas penitenciários e começa a se indagar sobre suas próprias opinões perante a lei e a justiça.

São oito episódios que mostram, como outras tramas, a realidade do sistema judiciário e do confronto entre policiais e pretos. Temas que estão sempre em discussão nas pautas de debates e, por isso, seguem sendo atuais. É importante analisar cada detalhe que a trama tem a oferecer e refletir sobre essas questões.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama/Suspense
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2019
☌ Elenco: Naruna Costa, Seu Jorge, Hermila Guedes
☌ Nacionalidade: Brasileira

8. #BlackAF


Feita no mesmo estilo de outras comédias de documentário familiar (como Modern Family), #BlackAF mostra a vida dos Barris, iniciando no momento em que Drea decide captar esses registros para usá-los em sua aplicação para a Universidade de Cinema.

A escolha foi feita principalmente porque o seu pai é um famoso roteirista, diretor e ator – o próprio criador da série, Kenya Barris, que interpreta a si mesmo na trama. Kenya é foi responsável por vários trabalhos com o mesmo tema, sendo black-ish, grown-ish e mixed-ish as mais reconhecidas.

#BlackAF traz questões de relacionamento, paternidade, raça e cultura de forma muito atual e sempre inserida em seu gênero, mostrando uma rotina repleta de confusões de uma família preta e de alto poder aquisitivo. Uma boa pedida para tirar o dia para maratonar.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Sitcom/Comédia
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2020
☌ Elenco: Kenya Barris, Rashida Jones, Iman Benson
☌ Nacionalidade: Estadunidense

9. Sangue e Água


O mais novo lançamento da plataforma já rende boas críticas. Sangue e Água é inspirada em fatos reais e conta a história de Puleng Khumalo, uma adolescente de 16 anos que mora na Cidade do Cabo e um dia resolve pedir transferência para um colégio de elite com um único propósito: investigar se Fikile Bhele, aluna popular e nadadora profissional, é sua irmã, que foi sequestrada com apenas dois dias de vida.

A série possui uma temática adolescente e, apesar do enredo sombrio, foca também em problemas voltados à idade, abrangendo romance, sexualidade, álcool, drogas e privilégios de classe e raça – sem esquecer do foco principal: a problemática do tráfico de crianças, muito comum no país.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Ação/Drama/Mistério/Suspense
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2020
☌ Elenco: Ama Qamata, Khosi Ngema, Gail Mabalane
☌ Nacionalidade: Sul-Africano

10. Top Boy


O que você faria para chegar ao topo? Top Boy acompanha a vida de um grupo de jovens que buscam sobreviver em meio a um ambiente de criminalidade alta na cidade de Londres. O personagem principal é Dushane, um rapaz de 19 anos que comanda uma gangue de rua e tem planos de evoluir para o tráfico de drogas na região.

A série da Netflix é, na verdade, um revival de uma produção britânica de mesmo nome, dessa vez produzida pelo cantor Drake. Mostra uma realidade onde muitos jovens pretos são influenciados a entrar para o crime por falta de oportunidade e por excesso de preconceito. A trilha sonora é um dos destaques da obra.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de temporadas: 3
☌ Lançamento: 2011
☌ Elenco: Ashley Walters, Kane Robinson, Malcolm Kamulete
☌ Nacionalidade: Britânico

11. The Real Housewives of Atlanta


Inserido na famosa franquia The Real Housewives, esta versão se passa na cidade de Atlanta, na Geórgia, um dos estados que possui uma maior concentração de pretos nos EUA. A série é, na verdade, um reality que acompanha a rotina de um grupo de socialites pretas e famosas da região, incluindo suas vidas pessoais, familiares, amorosas e profissionais.

Foi lançado em 2008 e transmitido pelo canal Bravo, possuindo atualmente 12 temporadas. Há pouco tempo foi adicionada no catálogo da Netflix e vem recebendo ótimas críticas por quem está acompanhando. Para quem curte o gênero, vale assistir.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Reality/Drama/Familiar
☌ Número de temporadas: 12
☌ Lançamento: 2008
☌ Elenco: NeNe Leakes, Kandi Burruss, Kim Zolciak
☌ Nacionalidade: Estadunidense

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: