5 LISTAS PARA RELEMBRAR MEMES QUE BOMBARAM NO BRASIL

Encontros com famosos que deram errado, erros na entrega do Oscar, GIFs, as fadas do deboche e muito mais. Relembre os mais variados memes que marcaram as épocas de 2014 até hoje.

Os memes tomam conta da internet há muito tempo. Mas o termo em si foi cunhado em 1976, pelo biólogo evolutivo Richard Dawkins. 

Em seu livro O Gene Egoísta, o pesquisador explica que meme nada mais é do que uma ideia capaz de se multiplicar facilmente entre as pessoas. Logo o termo foi agregado àquelas imagens e vídeos que se popularizam através da web.

Durante meados de 2010, com o desenvolvimento das redes sociais, os memes mais conhecidos eram em preto e branco, simulando expressões engraçadas. Dentre eles, havia o Trollface, o True Story, o Poker Face e o Forever Alone. Várias tirinhas viralizavam com histórias cotidianas entre os personagens.

Desde então, os memes desenvolveram-se cada vez mais. 

Do dinossauro pensativo, Filosoraptor, aos dançarinos do meme do caixão, vários personagens se destacaram na internet. E o Brasil mostrou-se como grande criador e exportador deste tipo de conteúdo.

Que tal relembrar memes que marcaram época? O NÃO ÓBVIO montou uma linha do tempo de 2014 até 2018, destacando memes brasileiros e internacionais que caíram no gosto popular.

☌ Em 2017 a Universidade Federal Fluminense (UFF), criou o portal #MUSEUdeMEMES, o maior acervo de memes brasileiros do país. O site reúne os mais variados memes, dos mais antigos aos mais atuais.

1. 2014


1) QUERIA ESTAR MORTA

A expressão parece recente, mas a frase popularizou-se em 2014, quando Lana Del Rey declarou em entrevista que queria estar morta, como seus ídolos Kurt Cobain e Amy Winehouse.

Como consequência, a internet não deixou barato. A fala da cantora tomou conta das redes sociais e viralizou como resposta ou motivo para tudo. 

Alguns anos mais tarde o meme bombou outra vez a partir de um diálogo entre mãe e filha, quando familiares pensaram que a menina estivesse com depressão. Tudo não passava de um meme mal compreendido.

2) KIM KARDASHIAN NA PAPER MAGAZINE

Faz seis anos desde a publicação emblemática de Kim Kardashian para a Paper Magazine. A socialite parou a internet após sua foto para a edição de inverno da revista Paper bombar. Nela, Kim aparecia nua, de costas, expondo seu grande e avantajado dote.

Pessoas de todo mundo replicaram a imagem, tentaram imitá-la e fizeram vários memes a partir da foto. Em 24 horas, hashtags e fotos de Kim foram citadas mais de 40 mil vezes. Até mesmo sites de entretenimento como Buzzfeed, TMZ e Vanity Fair fizeram posts tanto sobre a sessão quanto pelos memes.

3) AVRIL LAVIGNE NO BRASIL

Quando Avril Lavigne veio ao Brasil em 2014 para uma série de shows, os fãs tiveram a possibilidade de conhecer a cantora nos bastidores num disputado Meet and Greet. 

Os sortudos desembolsaram cerca de R$ 800 para ver a cantora de perto, mas não podiam tocar ou abraçar Avril. Quando as fotos foram divulgadas nas redes sociais, não demorou muito para os brasileiros tirarem sarro da situação.

Várias postagens e montagens arrancaram gargalhadas dos internautas. Contudo, fãs da cantora se manifestaram, dizendo que ela estava adoecida e, por isso, houve o distanciamento. Afirmaram que em nenhum momento a cantora os destratou, mas que apenas ficaram frustrados com a rapidez do encontro com a ídola e propagação dos memes em redes sociais.

4) ANITTA E RIHANNA

Em 2014, Anitta e Rihanna protagonizaram um dos memes mais engraçados daquele ano. Quando a cantora internacional veio ao Brasil para uma ação promocional, vários fãs se aglomeraram na porta do hotel onde ela estava hospedada.

Entre eles, Anitta. A cantora furou o bloqueio de segurança para tentar tirar uma selfie com Rihanna. O encontro entre ambas ficou registrado: Anitta segurando o celular, com um sorriso no rosto e Rihanna distraída, ignorando-a enquanto tentava sair do hotel.

O momento rendeu montagens hilárias. Felizmente, Anitta conseguiu marcar um encontro mais próximo com a diva e fez questão de publicar uma foto digna em suas redes sociais.

2. 2015


1) SHOW DOS ATRASADOS

O Show dos Atrasados do Enem começou a ser notado em 2009, quando a mídia ia até locais de prova e filmavam candidatos que perdiam a hora e tentavam entrar, mesmo com os portões fechados.

Mas só em 2015 a data se tornou um evento imperdível. Naquele ano conhecemos personalidades como Hevellyn Nicolle, que chegou atrasada, tentou entrar no local de prova por entre as grades e ainda desmaiou.

A hashtag Show dos Atrasados virou uma sensação. Tanto é que jovens reuniam-se em locais de prova para se divertir com candidatos atrasados.

2) MEU NOME É JULIA

No auge de seus nove anos, Julia conquistou a internet dentro do seu próprio quarto. Ao som de Dark Horse, Julia parou a internet com a sua produção: um microfone, um ventilador e um refrão um pouco diferente. 

A nova versão do sucesso de Katy Perry ficou na mente de muita gente. O sucesso do hit foi tão grande que quando a cantora veio ao Brasil para o Rock in Rio, os fãs fizeram referência ao vídeo da pequena garota.

3) MEUS GOSTOS SÃO MUITO PECULIARES, VOCÊ NÃO ENTENDERIA

Cinquenta Tons de Cinza era um dos filmes mais aguardados em 2015. Além de ser um sucesso entre fãs e crítica, houve um momento em específico do filme que se destacou e desencadeou os mais diversos memes pelas redes sociais.

Christian Grey diz a Anastasia que tem gostos, um tanto quanto, peculiares. Então, ela pede para que Grey mostre o que ele gosta que é tão diferente assim. E aí, internautas fizeram as mais diversas montagens.

Até mesmo grandes marcas utilizaram o meme para promover conteúdos próprios.

4) LEFT SHARK NO SUPER BOWL

Durante o intervalo do Super Bowl (jogo final do campeonato da NFL, principal liga de futebol americano dos Estados Unidos), é comum que grandes artistas façam apresentações para entreter o público.

Em 2015 foi o ano da cantora Katy Perry. Mas, quem roubou a cena foi o tubarão desajeirado que parecia não saber muito bem o que estava fazendo.

O sucesso do left shark está nas mãos de Bryan Gaw, antigo dançarino da equipe de Katy. Em entrevista, Gaw disse que adotou o estilo livre de coreografia, que permite que o dançarino interprete algum personagem como dançarino. Ou seja, naquele momento ele decidiu incorporar um tubarão dançarino desengonçado. E os resultados da escolha foram memes que rodam pela internet até hoje.

5) JOHN TRAVOLTA CONFUSO

O gif do John Travolta confuso toma conta da internet brasileira de 2015 até hoje. O vídeo faz referência a uma cena do filme Pulp Fiction, de 1994.

Fora do Brasil, a cena foi redescoberta em 2012, sobretudo nos Estados Unidos. Apenas três anos depois chegou ao Brasil e foi incorporada no nosso cotidiano. Travolta é usado até hoje nas mais diversas situações: para ilustrar situações cotidianas, até mesmo perdido em filmes e séries.

3. 2016


1) PRIMEIRA GUERRA MEMEAL

Um dos fatos mais marcantes de 2016 foi a Primeira Guerra Memeal travada entre Brasil e Portugal em junho. A guerra durou três dias e o Brasil saiu vitorioso.

A treta começou quando brasileiros descobriram a existência da conta “In Portugal We Don’t Say”, semelhante ao já utilizado “in brazilian portuguese we don’t say” (outro meme famoso no país em 2015, em que internautas demonstravam como expressões estrangeiras são ditas do jeitinho brasileiro). 

Os brasileiros acusaram os portugueses de plágio e a partir daí a guerra foi declarada. Inúmeras hashtags foram lançadas, como BR X PT, #PrimeiraGuerraMemeal e #PortugalNaVeiaBRnaCadeira – que ficaram entre os assuntos mais comentados do mundo.

Para alcançar a vitória, brasileiros usaram memes da Inês Brasil, Carreta Furacão, Gretchen e outras personalidades. No dia 15 de junho a conquista veio para as terras tupiniquins. 

2) PERCEBE IVAIR A PETULÂNCIA DO CAVALO

Quando o estudante Eduardo Pimentel publicou um print da conversa com os pais na internet em 2014, a repercussão não foi lá como ele esperava. 

A imagem viralizou apenas em 2016, quando uma grande página do Facebook republicou o meme. O pai de Eduardo questionou o motivo do estudante não atender as ligações. Ao responder de forma seca, a mãe do jovem escreveu “Percebe Ivair a petulância do cavalo”.

A partir daí, pessoas refizeram o meme de diversas formas e grandes sites como Buzzfeed fizeram uma lista com essas variantes.

3) BRASILEIROS VS. ESTADO ISLÂMICO

Até mesmo nas situações mais sérias o brasileiro consegue fazer piada. Em 2016, durante as Olimpíadas do Rio, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou que o Estado Islâmico ameaçava atacar o Brasil. Os internautas não podiam deixar o evento passar em branco: memes tomaram conta das redes sociais.

A hashtag Se O Estado Islâmico Atacar ficou entre os trending topics do Twitter, repleto de reações bem humoradas, trazendo na linha de frente personalidades brasileiras como Carreta Furacão, Melody dos falsetes e Xuxa.

Na época, um grupo de brasileiros foi preso por suspeita de planejar um ataque terrorista ao país.

4) NAZARÉ CONFUSA

Em 2016 Nazaré Tedesco foi redescoberta e se tornou meme mundial. Interpretada por Renata Sorrah, na novela Senhora do Destino, a cena em que Nazaré foi presa e está confusa na cela ganhou novo formato, desbravando continentes.

Sob o nome Confused Math Lady, a imagem foi adaptada e personalidades públicas como Hillary Clinton e astros do pop sul-coreano também surgiram em montagens. Além do meme Nazaré confusa, a personagem conquistou todo o público por seus bordões e gifs.

5) GLÓRIA MARIA NA JAMAICA

Em julho de 2016, Glória Maria viajou com a equipe do Globo Repórter para a Jamaica. O que ninguém esperava era que o programa se tornasse tão simbólico para a carreira da jornalista. 

Ao visitar uma comunidade rastafári, Glória Maria experimentou Ganja, droga semelhante a Marijuana. Segundo a jornalista, o “negócio” foi tão forte, que ela saiu de lá, mas não sabe se voltou de fato. 

4. 2017


1) THIFANY, DESCE DAÍ


Quando Thifany subiu no palco para se apresentar com seu grupo de dança, o que sua mãe, dona Dinamar Oliveira, menos esperava assistir era uma apresentação sensual. 

Ao som de funk, a mãe de Thifany ficou chocada com os movimentos da menina. “Thifany desde daí!”, “Meu Pai, Jeová da Glória!”, “A Thifany tem que se converter!” foram algumas das frases proferidas por dona Dinamar durante a apresentação. 

Ao postar o vídeo numa rede social, o vídeo teve mais de 3,5 milhões de visualizações. Independentemente da sua reação, Dinamar disse apoiar a filha a seguir seus sonhos.

2) AND THE OSCAR GOES TO…

A premiação anual do Oscar sempre rende bons memes e em 2017 provavelmente foi o ano mais importante aos que adoram fazer memes.

O momento mais marcante da noite sempre é a entrega do prêmio de Melhor Filme. Naquele ano, Warren Beatty e Faye Dunaway foram os responsáveis pela maior gafe da indústria cinematográfica. 

Ao anunciarem La La Land – Cantando Estações como vencedor do prêmio, alguns segundos depois foi feita a correção. O vencedor da noite, na verdade, era Moonlight: Sob a luz do Luar.

O fato foi o suficiente para que todos mundo tirasse sarro do erro e ainda comentasse sobre o assunto por vários dias. Muitos sites noticiaram a falha e usuários de redes sociais fizeram os mais diversos memes sobre o assunto.

3) SÓSIAS VIN DIESEL

Meme criado pelo programa Pânico na Band, é considerado um dos memes mais queridos do público. O encontro entre sósias do Vin Diesel, sem dúvidas, marcou o ano de 2017.

Em dezembro de 2016, o programa conhecido por seu humor escrachado e trollagens, uniu dois sósias do Vin Diesel, assegurando que ambos, na verdade, conheceriam o ator verdadeiro.

Assim nascia um novo meme: quando um ficou cara a cara com o outro, foi estipulado que deveriam conversar em inglês. As expressões de confusão, vergonha e admiração foram o suficiente para parar a internet.

4) RAIZ VS. NUTELLA

A guerra Raiz versus Nutella foi um dos memes mais replicados daquele ano. O termo nutella foi usado pela primeira vez em 2016, por um usuário do Twitter que criticava o futebol brasileiro.

Um ano depois, comparações tomaram conta das redes sociais. O meme critica o modo como as coisas são pensadas ou resolvidas nos dias atuais, os considerados nutellas – os mais “frescos”. Enquanto a ala raiz representa um passado mais rústico, mais enfático.

Os usuários fizeram várias comparações entre personagens e até mesmo sobre situações do dia a dia. Você provavelmente já deve ter visto algum na sua timeline ou como temas de vídeos do YouTube.

5) CUCA

Após o sucesso internacional de Nazaré Tedesco em 2016, o ano seguinte foi a vez da personagem Cuca ser a sensação mundial.

A jacaré verde, criada por Monteiro Lobato, ficou conhecida por sua versão televisiva, adaptada para o programa Sítio do Pica-pau Amarelo. Seu tom debochado fez sucesso e ganhou popularidade. 

Muita gente compartilhava a Cuca, referindo-se a ela como “alligator with a wig”, ou jacaré com peruca. Logo de cara o jacaré se tornou um ícone LGBTQ+ internacional, por ser considerada como uma drag queen.

5. 2018


1) É VERDADE ESSE BILETE

“Senhores paes. Amanhã não vai ter aula porque pode ser feriado. Assinado: Tia Paulinha. É verdade esse bilete”.

O autor do bilete que se tornou viral é Gabriel Lucca, 6 anos. O garoto queria ficar em casa ver televisão, no que seria um suposto feriado. Por isso, resolveu escrever um bilhete e só para validar a informação.

O meme foi tão compartilhado, que se tornou um dos mais buscados em 2018, segundo dados do Google. Inclusive, marcas e famosos fizeram suas próprias postagens seguindo a fórmula do meme.

2) FADAS DO DEBOCHE

Durante uma apresentação Praça da Sé quem tomou conta do show foram as fadas do deboche. As irmãs Edivânia e Erivânia Santos surgiram pela primeira vez no vídeo, da então conhecida, Missionária Vitória de Deus. 

As meninas ganharam o coração dos internautas por causa das expressões de deboche à apresentação de Vitória. Assim, logo ambas ficaram conhecidas como fadas do deboche – muito antes do hit fada sensata.

3) CHOQUE DE CULTURA

O programa humorístico produzido pela TV Quase, em cooperação com o canal Omelete foi uma bomba viral em 2018. 

Sob comando do apresentador Rogerinho do Ingá (Caito Mainier) e com os comentaristas Maurílio dos Anjos (Raul Chequer), Julinho da Van (Leandro Ramos) e Renan (Daniel Furlan), o programa Choque de Cultura é uma série especializada em crítica cinematográfica, com comentários dos maiores nomes do transporte alternativo.

O primeiro episódio foi lançado em 2016, mas o auge do programa se deu em meados de 2018. Tanto é que, no carnaval daquele ano foi organizado o Bloco dos Amantes da Sétima Arte.

Os bordões do programa caíram no gosto popular e foi o sucesso foi inevitável. Devido a repercussão, eles ganharam até um programa na Globo, em que comentavam filmes da Temperatura Máxima.

4) IS THIS A PIGEON?

Pelo nome original talvez seja um pouco mais difícil reconhecer qual meme é esse. Derivado do anime The Brave Fighter of Sun Fighbird, lançado em 1990, há uma cena em específico que viralizou na internet: aquela em que há um menino de óculos apontando para uma borboleta amarela. 

“Isso é um pombo?” é a fala original, que logo foi transformada por vários internautas. A frase se popularizou pela primeira vez no Tumblr, em 2011 – em três anos acumulou mais de 111 mil notas.

Entre abril e maio de 2018 voltou à popularidade a partir de uma postagem no Twitter, com 24 mil curtidas. Empresas aproveitaram a deixa e fizeram propaganda, como, mais uma vez, a Netflix e Cartoon Network.

5. SOU LINDO

Se existia alguém que não saiba sobre o amor próprio do jogador Cristiano Ronaldo, agora não existe mais. 

O jogador português virou meme durante a Copa do Mundo de 2018, por causa de fotos ao lado do filho Cristiano Ronaldo Júnior. Numa delas, ele aparece malhando e ao seu lado o filho carrega o irmão mais novo com uma expressão um tanto cabisbaixa.

Esse foi o estopim para que postagens tirando sarro do jogador circulassem por todas as redes. As postagens sempre expressam o amor próprio de Cristiano, enquanto ressalta sua beleza e suas conquistas dentro do futebol.

6) MENÇÃO HONROSA: ENCONTRO DA CLARA COM OVO

A história da despedida entre a clara e o ovo foi um dos memes mais aleatórios que tiveram em 2018. 

Em julho, enquanto abria o programa Bem Estar (Rede Globo), Fernando Rocha decidiu contar uma piada sobre a separação da clara e da gema. O que mais chamou foi a reação sem graça do médico convidado, Roberto Kalil Filho, que rendeu diversos memes entre os dois.

“Imagina o encontro da clara e do ovo dentro do bolo?”, Fernando perguntou conforme tentava arrancar um sorriso do rosto do médico. Sem ânimo, Roberto Kalil disse que a abertura não havia funcionado. 

Algum tempo depois, Fernando explicou que começou o programa com uma piada, porque o doutor havia passado a noite em claro, cuidando de um paciente. Mas a verdade é que funcionou a piada muito bem, rendendo compartilhamentos  e risadas pelo Brasil.

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: