5 IDEIAS COM DICAS NÃO ÓBVIAS PARA COMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS EM CASA

Transformem o ambiente em estúdio de fotos, um spa, ou apenas abusem de plataformas que permitem aprender novas habilidades: veja sites, aplicativos, canais de YouTube e mais indicações para ir além dos presentes e comemorar de uma forma diferentona – e sem sair de casa! O mais bacana é que tudo isso pode servir para fazer sozinho(a) também.

O dia dos namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho, diferentemente da data comemorada no resto do mundo, 14 de fevereiro (Dia de São Valentim). Foi alterada no país em 1948 e seu motivo foi exclusivamente comercial: aumentar as vendas durante o mês de junho, que eram sempre fracas no país. Foi, então, escolhida entre o Dia das Mães e Dos Pais, numa data que antecede o dia do famoso Santo Casamenteiro, apelido no qual é conhecido Santo Antônio.


Passar o dia maratonando filmes e séries, produzir um jantar à luz de velas, e até apimentar a noite são ideias bem comuns de serem feitas em datas especiais pelos casais.

Mas pensando em quem pretende inovar na comemoração do dia dos namorados, o NÃO ÓBVIO listou 5 ideias de atividades diferentonas que podem ser feitas por companheiros de qualquer idade e/ou gênero.

O mais bacana é que tudo isso pode servir para fazer sozinho(a) também. O amor-próprio agradece. Confira:

1. Gastem calorias aprendendo coreografias das músicas que mais curtem ouvir juntos


Deixem o dia mais movimentado e divertido ao mesmo tempo dançando as suas músicas favoritas. Arrastem os móveis da sala, se alonguem e deem o play! O YouTube é uma ótima fonte para encontrar danças de todos os níveis, é só digitar “nome da música” + a palavra “coreografia” ou “coreography” no buscador e escolher alguma.

☌ Alguns dos maiores canais de dança com músicas brasileiras são FitDance, Cia. Daniel Saboya e Lore Improta. Para quem curte mais músicas internacionais, vale conferir FitDance Life, Zumba e MYLEE Dance. Os fits de plantão vão gostar das coreografias de PlayDance, MadFit e POPSUGAR. E quem quiser aumentar o nível da brincadeira pode acessar o FitDance Swag, Cleiton Oliveira e Matt Steffanina.

☌ Pra quem tem videogame, há alguns jogos de dança muito populares, como Just Dance, Zumba Fitness e Dance Central – sendo que dá para encontrar alguns vídeos deles pelo YouTube também.

2. Utilizem livros, aplicativos e outras plataformas para estudar e praticar um novo idioma


Tem coisa melhor do que aprender algo novo, como um idioma? Encontre algum que ambos achem interessante mas não conhecem quase nada da língua e comecem a estudá-lo juntos! Caso a rotina ou a vontade não seja ficar fluente, tire o dia para aprender algumas palavras traduzidas, ver algum filme, ouvir alguma música, e aprender ainda mais sobre a cultura por trás dela.

Para isso, vale baixar livros digitais (veja mais dicas abaixo), combinar para conversarem na nova língua, trocar a língua das configurações do celular, acessar dicionários online, abusar das plataformas de streaming e baixar aplicativos em seus celulares. Alguns apps funcionam basicamente como jogos (enquanto treinam a nova língua) e podem ajudar na diversão com muito aprendizado.

☌ Alguns dos aplicativos desse estilo e que ficam bem recomendados para iniciantes são: Duolingo (Android e iOS), Babbel (Android e iOS), Memrise (Android e iOS), Busuu (Android e iOS) e Rosetta Stone (Android e iOS). Para aprender de forma divertida, baixem o Voscreen (Android e iOS), LyricsTraining (Android e iOS) e Enggle (Android).

☌ Se o casal quiser arriscar um pouco mais, podem conversar com nativos utilizando os sites/apps Hello Talk (Android e iOS), Cambly (Android e iOS) e HiNative (Android e iOS).

PARA CASAIS QUE QUEREM LER LIVROS DIVERSOS
(e não somente para praticar idiomas):

VEJA sites para ler gratuitamente ou gastando pouco. E confira, ainda, aplicativos como o 12 Minutos (para resumos de livros), Ubook (audiobooks e funcionamento como uma Netflix dos livros, pagando um valor mensal ou anual) e o site Scribd (que também funciona como uma Netflix dos livros).

☌ O Prime Kindle também é uma dica certeira para quem quer uma Netflix dos livros com uma variedade gigantesca de e-books e até obras físicas (com frete grátis ou totalmente gratuitas). É só pagar o valor mensal ou anual e conferir os livros nacionais, internacionais, best-sellers ou até os menos conhecidos.

☌ Já o Sebrae é bacana para os casais que querem conferir e-books (muitos interativos, inclusive) sobre a vida profissional. São diversos os livros totalmente gratuitos para devorar e enriquecer conhecimentos: de economia, marketing e mais.

3. Escrevam um livro (ou criem um blog/canal) sobre o seu relacionamento


Nada melhor para eternizar a história de vocês do que escrevendo-a, certo? Para isso, separem um caderninho para usá-lo como um livro autobiográfico ou, se preferirem aderir à tecnologia, criem um blog. Algumas ótimas plataformas para isso são Blogger, WordPress, Tumblr ou até criar um perfil no Instagram. Decidir se o acesso dele será público ou privado ficará a critério do casal.

Utilizem a criatividade e escrevam tudo o que quiserem sobre a relação: a história de como se conheceram (no ponto de vista de cada), observações à respeito do outro, momentos inesquecíveis já vividos e até planos futuros. Tracem uma linha do tempo e transformem tudo o que vier na mente em palavras. Acreditem, ler tudo isso depois trará um misto de sentimentos por dentro.

☌ Uma dica de livro interativo que fará essa atividade acontecer de forma mais prática e dinâmica é o Eu + você = nós, da autora Lisa Currie.

Outra dica é criar um canal de YouTube juntos sobre relacionamentos e dar dicas que foram testadas por vocês (com aprendizados que a própria relação trouxe). Isso pode acabar, inclusive, sendo um exercício bacana para que analisem o quanto cresceram juntos ou estão sempre aprendendo um com o outro.

4. Montem um cenário relaxante e façam um dia de spa juntos


Reservem esse dia especial para cuidar um do outro e montem um spa em casa. Para isso, comprem alguns itens com antecedência, como: hidratantes (corporais, faciais e capilares), cremes de massagem, esfoliantes, máscaras faciais, sais de banho, óleos, velas aromáticas, incensos, e outros produtos relacionados. Neste momento, optem por pedir via delivery através dos próprios estabelecimentos ou de aplicativos como o Rappi.

Com tudo preparado no dia, montem um cenário relaxante perfeito: desliguem os celulares para se aproveitar o momento da melhor forma possível, fechem as cortinas, deixem uma luz baixa, acendam os incensos e/ou as velas, separem toalhas, vistam uma roupa bem confortável e coloquem músicas relaxantes baixinhas – o Spotify e o YouTube têm umas playlists bem bacanas. E então é só começar!

Tomem um banho quentinho juntos e aproveitando o momento a dois, façam massagens por todo o corpo um do outro, apliquem as máscaras e os hidratantes, e abusem da criatividade para fazer desse momento uma imensa troca de amor e carinho.

☌ Pelo YouTube há várias dicas e receitinhas caseiras para quem não entende muito do assunto – e nesse artigo aqui também. No final de tudo, aproveitem com comidas e/ou bebidas bem saborosas.

CONFIRA UM VÍDEO SOBRE O ASSUNTO:

5. Imaginem que são celebridades e produzam um super ensaio fotográfico de forma amadora


CONFIRA DICAS para tirar fotos nada óbvias e belíssimas dentro de casa.

Registrar o amor também é uma forma incrível de comemorar o dia mais romântico do ano, então montem uma sessão de fotos caseira e se sintem como um grande casal de celebridades por um instante. Se produzam por inteiro, vistam as suas melhores roupas, aproveitem a luz do dia e montem um cenário que seja a cara de vocês – seja com fundo branco ou aproveitando alguns cantinhos da casa.

☌ Não é preciso que tenham uma boa câmera, afinal o celular consegue tirar muitas fotos de qualidade, também. E mesmo que estejam sozinhos, ainda é possível fotografar utilizando tripés ou apoiadores, controles remotos, o próprio temporizador da câmera ou ainda os apps Photo Timer+ (iOS) e Self Camera Timer (Android).

☌ Se infelizmente estiverem distantes neste momento, podem praticar a ideia utilizando chamadas de vídeo e fotografarem uns aos outros. As plataformas FaceTime (iOS), Zoom, Skype e Google Hangouts possuem ferramentas que permitem cliques durante as ligações e estão sendo utilizadas por fotógrafos d mundo todo durante a quarentena.

☌ O Pinterest é uma fonte incrível de inspirações de cenários, poses, fotos e até edições, então usem e abusem da plataforma. É possível também encontrar ajuda em alguns vídeos do YouTube (veja dicas clicando no link). Ou, ainda, fazê-las do jeito que for mais confortável para o casal. Dica extra: deixar música rolando ajuda bastante no momento.

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: