4 LISTAS COM RECEITAS QUE USAM INGREDIENTES QUE VOCÊ JÁ TEM EM CASA

Bebidas diferentonas, acompanhamentos deliciosos, lanches e sobremesas irresistíveis. Veja receitas simples de serem feitas em casa e utilizando poucos ingredientes em comum – que você já deve possuir por aí.

Existem várias receitas que são basicamente voltadas a um único ingrediente, já que precisam de poucas coisas além dele. E você já parou para pensar em quantas receitas diferentes dá pra fazer com apenas um ingrediente em comum? Basta lembrar quantos pratos deliciosos e práticos existem com farinha de trigo, por exemplo. Ou o mesmo com leite condensado. Ou, ainda, com tomates.

Todos esses são itens comuns que todo mundo costuma ter em casa. E há outros ainda mais inusitados que rendem ótimos pratos, como café e cebola. Imaginou mais?

Pensando em quem tem uma rotina mais corrida e também em quem tem menos habilidades na cozinha, o NÃO ÓBVIO listou algumas receitas práticas utilizando ingredientes fáceis de serem encontrados, seja em casa ou no supermercado.

São drinks, molhos, aperitivos, pratos principais e sobremesas para escolher a que mais te agrada. Confira:

CONFIRA TAMBÉM: 6 receitas internacionais para fazer e provar em casa

1. LIMÃO


MOSCOW MULE | por Lu Ferreira

De origem estadunidense e com influências russas, a bebida é conhecida também por Vodka Buck. Trata-se de um cocktail à base de suco de limão, vodca e cerveja de gengibre picante – ou simplesmente ginger beer.

Para uma porção individual, são necessários: meio limão espremido num copo, com acréscimo de 1/4 de xícara de vodca, 1/2 xícara de ginger beer e gelo à gosto.

Mas pra quem já está pensando na dificuldade de encontrar ginger beer no mercado: fica tranquilo que dá pra fazer em casa! A versão não alcoólica mais utilizada nessa receita leva 50g de gengibre ralado e levado para ferver com 1 xícara de água, suco de meio limão, e duas colheres de açúcar.

Após isso, deixe descansar (tampado!) por 1 hora e coe tudo em seguida, antes de adicioná-la ao Moscow Mule. Se quiser dar um toque alcoolico à ela, acrescente uma medida de espumante.

GELATINA CREMOSA | por Isamara Amâncio

Procurando uma sobremesa prática utilizando limão e outros poucos ingredientes? Tudo o que você vai precisar pra esta receita são: 4 caixas de gelatina sabor limão em 4 xícaras de água fervendo, e misturar com 1 caixa e meia de leite condensado.

Ponha tudo numa assadeira untada com óleo e levar pra geladeira por cerca de 4 horas, ou até ficar bem firme. Após esse tempo, desenforme-a e acrescente a cobertura com uma mistura de meia caixa de leite condensado e suco de um limão. Polvilhe com raspas de limão por cima pra deixar ainda mais bonito e saboroso.

MOLHO DE LIMÃO | por Cueca Cook

Ideal para acompanhar saladas, carnes, peixes e até massas, o molho de limão é uma opção super rápida de fazer, além de levar poucos ingredientes em sua composição: 1 caixa de creme de leite, 3 colheres de maionese, suco de 1/2 limão (para o gosto ficar suave) ou 1 limão (se optar por um sabor mais cítrico), raspas do limão utilizado, e sal e pimenta do reino a gosto.

Misturando todos estes ingredientes até ficar homogêneo, é só colocar em um recipiente com tampa e conservar na geladeira por até duas semanas. Se preferir, decore polvilhando mais raspas de limão e pimenta do reino por cima.

2. CEBOLA


QUICHE DE CEBOLA | por Minuto de Mulher

O quiche é um tipo de torta com base de ovos e creme de leite que, em sua composição original, chamada Lorraine, leva bacon e/ou toucinho defumado. Dentre as suas variações, estão recheios com: queijos, alho-poró, frango, peito de peru, entre outros. E o quiche de cebola é uma delas.

Para a massa, é preciso: 1/2 xícara de chá de manteiga/margarina, 3 colheres de sopa de leite, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e sal a gosto. Misture tudo até desgrudar das mãos, envolva-a num papel filme e leve-a para a geladeira por 20 minutos.

Para o recheio, os ingredientes são: cebolas em rodelas finas e refogadas no azeite (quantidade da sua preferência), 3 ovos, 1 xícara de chá de creme de leite, e 1 xícara de chá de requeijão. Bata levemente os ovos e acrescente os demais ingredientes.

Abra a massa com a ajuda de um rolo, e forre o fundo e laterais de uma forma com ela. Distribua o recheio sobre a massa e leve para assar por 40 minutos no forno. Ao retirar, já estará pronta para servir.

FRENCH ONION SOUP | por GO DEB!

Especialidade tradicional da culinária francesa, a sopa de cebola é um clássico prato saboroso e bem simples de fazer. É preciso: 1,5kg de cebola fatiada em rodelas finas, 80g de manteiga, 150ml de vinho branco, 50ml de vinho do porto ou madeira, 1l de caldo de carne ou frango, sal e pimenta do reino à gosto, torradas de baguete e queijo gruyère ralado.

Doure a cebola na manteiga (sem caramelizar). Adicione o vinho branco, e ao evaporar, o caldo de frango. Tempere com sal e pimenta e adicionar o vinho do porto ao final. Coloque a sopa em uma tigela, adicione as torradas e gratine com o queijo no forno.

ANÉIS DE CEBOLA EMPANADA | por Andressa Moraes

Este aperitivo ganhou popularidade após entrar em cardápios de hamburguerias e fast-foods pelo mundo, e dá pra ser feito em casa de forma prática, utilizando ingredientes facilmente encontrados em grande parte das cozinhas.

Bata 2 ovos e acrescente aos poucos à mistura: 3 colheres de sopa de leite, sal e pimenta do reino a gosto. Corte uma cebola grande (ou mais) em rodelas grossas e empane-as: passando uma camada na mistura de ovos, uma camada na farinha de trigo (separe 1/2 xícara), mais uma camada nos ovos, e por último na farinha de rosca (separe 1/2 xícara, pode ser feita com pão). Após finalizar, frite-as no óleo ou coloque-as para assar no forno ou na assadeira elétrica.

3. CAFÉ


TIRAMISÙ | por Receitas e Temperos

A tradicional sobremesa italiana com base de biscoitos e café parece complicada de fazer, mas é bem simples e leva ingredientes fáceis de serem encontrados. Além disso, ela sofre diversas variações e, por isso, alguns itens podem ser substituídos.

Você vai precisar de: 3 ovos, 1/2 xícara de chá de açúcar, 250g de cream cheese, biscoitos tipo champanhe (ou maizena), cacau em pó a gosto, 3/4 de xícara de chá de café misturado a 1 colher de sopa de rum, conhaque ou licor.

Separe as claras das gemas dos ovos, e leve as claras com metade do açúcar para o fogão em banho maria até que o açúcar esteja dissolvido. Em seguida, utilize a batedeira para que se transforme em um merengue. Reserve.

Em uma nova tigela, bata as gemas com a outra metade do açúcar até que forme uma mistura esbranquiçada. Adicione o cream cheese e bata novamente até atingir uma cremosidade. Acrescente o merengue que estava em reserva e mexa bem para que fique homogêneo.

Numa travessa, molhe os biscoitos no drink de café com a bebida alcoólica escolhida – você ainda pode optar por não utilizar álcool na receita. Faça uma camada com eles e coloque a metade da mistura feita anteriormente por cima. Adicione mais uma camada de biscoitos e, em seguida, o restante da mistura. Cubra o recipiente com filme plástico e deixe por 4 horas na geladeira. Em seguida, polvilhe o cacau em pó por cima, e estará pronto para servir.

PUDIM DE CAFÉ | por Rafael Camargo

Uma das sobremesas mais simples e requisitadas ganhou uma versão sabor café e é aprovada por muitos que a experimentam. Para fazê-la, é preciso: 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite líquido, 1/2 lata de açúcar, 3 ovos e 2 colheres de sopa rasas de café solúvel.

Aqueça o leite para diluir o café antes de acrescentar todos os ingredientes no liquidificador e bater por um pouco mais de 2 minutos. Retire a espuma para que o pudim fique mais cremoso – ou deixe-a se optar por uma textura “com furinhos”. Derreta 2 xícaras de açúcar com 1 xícara de água na forma, para formar uma calda de caramelo, e em seguida adicione a mistura. Cubra a forma com papel alumínio e coloque no forno, em banho maria, à 180°C por cerca de 40 minutos. Retire e desenforme o pudim.

CAPPUCCINO CREMOSO | por Dika da Naka

É possível tomar um cappuccino cremoso digno de cafeteria em casa numa receita bem baratinha e que rende bastante. Tudo o que você precisa é fazer uma misturinha na batedeira, por cerca de 10 a 15 minutos, utilizando: 50g de café solúvel, 2 xícaras de chá de açúcar e 200 ml de água morna.

Em seguida acrescente 3 colheres de sopa de leite em pó, 4 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de chá de canela em pó, e bata tudo novamente por 2 minutos. A mistura preparada deve ser armazenada num pote e conservada no congelador. Rende até 2 litros de café e tem uma validade de até 2 meses! Na hora de servir, coloque apenas duas colheres e preencha a caneca com leite bem quente. Mexa bastante.

4. BATATA


BATATA GRATINADA | por Receitas de Pai

Popular nos almoços em família, este prato serve como acompanhamento e também como item principal. Como o próprio nome sugere, é feita basicamente de batatas, e fazê-la é bem simples, fácil e rápida.

Além de 5 batatas em rodelas e pré cozidas, é necessário 3 ovos, 2 caixas de creme de leite, 100ml de leite, e tempero à gosto: azeite, pimenta do reino, sal salsinha desidratada e queijo ralado.

Faça uma mistura com o creme de leite, o leite e os ovos. Acrescente o tempero e o queijo – muitos também adicionam presunto ralado. Numa travessa, forre o fundo com as batatas e jogue a mistura por cima. Polvilhe com mais queijo ralado por cima, e leve ao forno por cerca de 35 minutos à 180°C.

BATATA RÚSTICA | por Menino Prendado

Prato que serve tanto como aperitivo quanto como acompanhamento numa refeição, as batatas rústicas são práticas e rápidas de fazer. Na receita acima, são utilizadas 1 quilo de batatas bem lavadas e cortadas em cruz – ou no seu formato favorito.

Numa forma untada com azeite, coloque as batatas e tempere a gosto. A sugestão do vídeo é adicionar pitadas sal, pimenta do reino, páprica doce, orégano e alecrim. Adicione mais um pouco de azeite e misture tudo – com as mãos mesmo.

Deixe-as com as cascas viradas para baixo e polvilhe um pouco com queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por 30 a 40 minutos. Ao retirar, sirva-as com o(s) molho(s) de sua preferência.

CALDO VERDE | por Tudo Gostoso

Uma das receitas mais queridinhas do nordeste, o caldo verde possui base de batata e é simples de fazer. Seus ingredientes são: 1 colher de sopa de azeite, 1 cebola, 1/2 colher de sopa de sal, 2 dentes de alho picados, 4 batatas descascadas e picadas, 2 folhas de louro, 1 colher de chá de azeite, 200g de calabresa, 1 xícara de couve-manteiga e 1 pitada de noz-moscada.

Refogue a cebola e o alho no azeite, adicionando as batatas e cubrindo-as com 5 xícaras de água. Acrescente as folhas de louro, tampe a panela e deixe a batata cozinhar. Retire as folhas e bata tudo no liquidificador. Numa panela, esquente o azeite com as rodelas de calabresa antes de adicionar a mistura. Desligue o fogo e adicione a couve-manteiga com a noz-moscada. Pronto para servir!

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: