4 CANAIS DE YOUTUBE E UM DOCUMENTÁRIO SOBRE SAÚDE MENTAL

Ansiedade, depressão, relacionamentos saudáveis, pressões sociais e tantos outros temas estão inclusos quando o tema é saúde mental. Conheça canais de YouTube que tratam de forma lúdica, leve e aprofundada sobre essas delicadas questões. E, de quebra, confira também as dicas extras de podcasts.

Saúde mental e psicológica prosseguem envolvendo tabus e motivos de fugas em conversas. O assunto, no entanto, requer conhecimento, atenção e cuidados. Ansiedade, depressão e outras doenças podem ser confundidas entre si ou podem, em casos agravantes, levar ao surgimento de outras tantas. Portanto, cuidar da mente em uma era repleta de pressões e de informações acessíveis borbulhando 24 horas nas telas, é crucial.

O Setembro Amarelo é o mês que campanhas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio alertam para a importância da informação no combate aos transtornos mentais e psicológicos e no dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Uma área que ainda é bastante negligenciada pela saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental e a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. No Brasil anualmente cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida, o que coloca o país na oitava posição no número absoluto de suicídios por ano no ranking da OMS. Ainda de acordo como os dados o país tem a maior taxa de pessoas diagnosticadas com depressão na América Latina. Fatores como o isolamento social, imposto como medida preventiva para conter a disseminação da COVID-19, e a nova realidade imposta pela pandemia estão causando um impacto adicional na saúde mental e afetando bilhões de pessoas ao redor do mundo. Tratar desse tipo de assunto nem sempre é algo leve e fácil para a maioria das pessoas, mas o NÃO ÓBVIO encontrou canais no YouTube e uma série documental que conseguem abordar a temática de forma mais lúdica, inteligente e de maneira educativa. 

1. Minutos Psíquicos |@minutospsiquicos


O canal Minutos Psíquicos possui cerca de 1 milhão de inscritos e mais de 300 vídeos que abordam temas relevantes sobre saúde mental de uma  forma leve, interessante e  bastante didática. O conteúdo dos vídeos é composto por animações narradas que apresentam conceitos teóricos de forma prática e acessível para diversos públicos.

Os videos estão divididos em algumas playlists que são separadas por temas como saúde mental, ansiedade, depressão, cérebro e outras. Além disso, o projeto possui uma série chamada Minutos Psíquicos Responde, que interage com os comentários feitos nos vídeos. Além de temas ligados a psicologia, também é possível encontrar áreas como neurociência, biologia e universo.  

☌ Vídeos novos toda quinta-feira.

2. Sobre a Vida | @fredmattos


O psicólogo e escritor Frederico Mattos aborda em seus vídeos temas ligados a psicologia, mente humana, personalidade e assuntos relacionados a vida cotidiana. Tratando de relacionamentos amorosos, familiares, profissionais e de outros aspectos mais íntimos para as vidas dos espectadores, o projeto se aprofunda em dicas práticas.

Seu canal possui mais de 190 mil inscritos, e aborda de maneira mais descontraída assuntos que vão de atitudes tóxicas até efeitos psicológicos do home office, que devido a pandemia foi adotado por muitas empresas e profissionais para poderem continuar trabalhando de maneira segura. As playlists são divididas por temas que tratam de traços de personalidade, maturidade emocional, problemas amorosos e outros.

☌ Vídeos novos toda a segunda-feira.

3. Com Você Psicologia |@comvocepsicologia


As psicólogas Lilian Félix e Kelliny Dório criaram o canal no Youtube para falar de temas ligados ao bem estar emocional e mental. Os vídeos tratam de assuntos como depressão, ansiedade, fobias, pânico e outros.

As profissionais buscam explicar, de maneira didática e objetiva, os temas tratados no canal, tendo como foco a opinião científica e as formas de identificar e tratar doenças, distúrbios e transtornos psicológicos.

O canal possui cerca de 84 mil inscritos e mais de 500 vídeos sobre vários assuntos ligados a saúde mental para você conferir. Além das playlists temáticas o canal também possui outras com conteúdos do psicólogo Wellington Silva e um quadro de entrevistas com outros profissionais ligados a saúde, como psiquiatras, nutricionistas e outros.

☌ Vídeos novos toda a segunda-feira.

4. Depressão Não é Frescura | @institutogentefeliz


Após ser diagnosticado com depressão, Anderson Mendes decidiu que queria ajudar as pessoas a entender melhor o assunto e suas complexidades. Ele fez, então, a publicação de seu livro (Depressão Não é Frescura) e o projeto se estendeu para palestras e chegou ao universo digital. Assim surgiu também o canal, que traz vídeos sobre saúde mental, inteligência emocional, suicídio, entre outros assuntos. O objetivo é promover uma reflexão nas pessoas sobre a vida. O conteúdo produzido tem como foco principal os adolescentes. 

As pautas escolhidas para muitos dos vídeos surgem a partir de conversas que Anderson tem com as pessoas no final das palestras. Ele alerta que não é especialista, mas que aborda os temas de acordo com suas experiências e do convívio com a doença, além disso, ele alerta para a importância de romper com o preconceito e buscar ajuda especializada. 

O canal possui a série Depressão Não é Frescura com 4 episódios que, através de entrevistas com especialistas, procura mostrar que é possível prevenir e conviver bem com a depressão, crises de ansiedade e seus sintomas. Nomes como o filosofo Mario Sérgio Cortella, Monja Coen, Márcio Atalla e Daniel Barros estão entre os entrevistados.

☌ Vídeos publicados ocasionalmente.

5. Linha Tênue |@serielinhatenue


A última dica, mas não menos importante, não se trata de uma canal no YouTube, mas sim de uma série documental apresentada em dez episódios.

A produção, lançada em agosto é exibida pelo canal Discovery, aborda um tema específico a cada episódio, sempre aprofundando assuntos como a depressão, dependência química, bipolaridade, síndrome do pânico e outros.

Dirigida por Anderson Corrêa, a série apresenta essas temáticas dialogando com pacientes e especialistas que contam sobre a experiência de lidar com esses distúrbios, e traz informações baseadas em casos clínicos, que ajudam a combater os estigmas existentes sobre temas ligados a saúde mental. 

☌ Onde assistir: Amazon Prime
☌ Gênero: Drama
☌ Lançamento: 2020
☌ Número de temporadas: 1
☌ Finalizada? Sim
☌ Direção: Anderson Corrêa
☌ Elenco:  Núbia Oliver, Rodrigo Santos, Claudia Lira
☌ Nacionalidade: Brasil
☌ Elenco:  Núbia Oliver, Rodrigo Santos, Claudia Lira
☌ Nacionalidade: Brasil

BÔNUS (PODCASTS):

Se você curte podcasts e não encontrou ainda algum bacana sobre saúde mental, o Entrementes pode ser a melhor pedida. Ele faz parte do portal Drauzio Varella e aborda questões psiquiátricas de forma esclarecedora.

O Esquizofrenoias é outra indicação e passeia em vários assuntos ligados a saúde mental. Criado por Amanda Ramalho, que convive com ansiedade social, depressão e transtorno bipolar desde muito nova, o produto traz uma narrativa cotidiana sobre temas da psiquê humana. 

Autor: Jorge Barretto • @jorge_barretto

Jornalista, leitor, escritor, sonhador, viajante e amante da vida. Expresso minhas inquietudes em rabiscos aleatórios que as vezes viram textos. Um ser em constante aprendizado e que busca novas vivências não convencionais (e convencionais também). Cultura contemporânea, arte, livros, música, lifestyle e comunicação são alguns dos temas ecoam em mim.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: