6 LUGARES PARA DEGUSTAR CERVEJA ARTESANAL EM SALVADOR

Espaços aconchegantes e criativos se misturam em Salvador para quem quer provar diferentes sabores de cerveja. Conheça os ambientes e os gostos inusitados dos locais – que contam também com Delivery e diversos formatos para o atendimento.

Falar de cerveja é falar de uma das paixões nacionais. Nos últimos anos a indústria de cerveja no Brasil tem se diversificado e produtos artesanais e gourmet ganharam espaço nesse mercado e vem conquistando consumidores.

O número de estabelecimentos especializados no comércio da bebida cresceu 91% entre 2015 e 2017 no país, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os brasileiros consomem 14,1 bilhões de litros de cerveja anualmente, e segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, esse mercado fatura R $104 bilhões por ano.

Reprodução: Pinterest

Em Salvador já é possível encontrar bares, lojas e boutiques especializadas na produção artesanal de cervejas, que inovam com sabores, marcas, fórmulas e incrementos. Nesse novo cenário o tradicional lúpulo e malte dão espaço para uma diversidade de ingredientes, que vão de umbu até milho, para criarem diferentes sabores, ampliando o universo do consumo de cervejas e mesclando a oferta com rótulos regionais e importados.

Com o distanciamento social esse mercado teve uma baixa, agora com a flexibilização no comércio muitos estabelecimentos estão operando em regime especial e no esquema delivery (entregas em casa). Então para quem quer se aventurar no universo cervejeiro e sua variedade, O NÃO ÓBVIO traz uma lista de 6 lugares para apreciar cervejas artesanais na capital baiana.

1. Casa O.L.E.C Salvador | @casaolecsalvador


A Casa Olec Salvador é um daqueles lugares para quem é apaixonado pelo universo da produção e apreciação de cervejas. Além de comercializar uma diversidade de rótulos, o espaço também oferece curso de produção de cervejas artesanais com um conteúdo que vai do grão ao copo.

A loja, que também vende seus produtos no site, tem produtos regionais e importados, comercializa insumos e equipamentos para a produção independente de cerveja, contando com uma linha de mais de 700 produtos, ou seja, é um parque de diversões para os iniciantes e os mais experientes na arte da cervejaria.

Para quem quer apenas sair do óbvio mundo tradicional e experimentar uma diversidade de gostos, o local conta com bar completo e serve também aperitivos para acompanhar a rodada de chopes. Os sabores são diversos e uma das mais famosas é a cerveja Summer Ale.

Endereço: Rua das Esperas,78, Pituba.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 20h | sábado, das 10h às 14h.
Telefone: (71) 2132-8008 | (71) 98182-8183 (WhatsApp).
Delivery: Sim. 

2. Mestre Cevejeiro.com | @mc.comsalvador


[ATUALIZAÇÃO] Por conta da pandemia de Covid-19, o local está com atividades pausadas por tempo indeterminado. É possível verificar, através das redes sociais, se o Delivery prossegue em funcionamento.

A rede possui mais de 60 lojas distribuídas pelo Brasil e comercializa centenas de produtos artesanais, que vão desde rótulos de micro-cervejarias regionais, até os importados. Em Salvador, a filial fica localizada no bairro da Pituba e foi inaugurada em 2016.

O local se destaca pela decoração que mescla elementos regionais e traços que remetem aos pequenos Pubs Europeus. A loja tem o bar com  um deck externo para degustação das bebidas no local. 

Endereço: R. Alameda Paraguassú de Sá, 36, Pituba. 
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 15 às 22h | Sábado, das 11 às 22h e domingo não funciona.
Telefone: (71) 3271-4901.
Delivery: Sim.

3. Art Malte | @cervejaria.artmalte


Essa charmosa cervejaria, que resolveu abrir um restaurante acoplado, possui um estoque próprio com 5 tipos de cervejas. Nova em Salvador, a Art Malte será inaugurada oficialmente no dia 5 de novembro, mas já está funcionando no regime Soft Opening, com cardápio e capacidade reduzidos, devido às regras de prevenção a disseminação do Covid-19 .

Tem até sabor de Morango e Stout Cacau para quem quiser fugir dos clichês. O espaço tem, ainda, ambiente aberto e possui elementos como  a decoração industrial, um deck externo arborizado e mescla o universo das cervejas artesanais com a gastronomia harmonizada.

Endereço: Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho.
Horário de funcionamento: Quinta a sábado, das 18h às 23h.
Telefone: (71) 3561-3743.
Delivery: Sim (Ifood).

4. Vitrine da Cerveja | @vitrinedacerveja


Localizada no Parque Júlio César, na Pituba, a Vitrine é mais do que uma loja, é uma ambiente para aproveitar . O local também é uma boa escolha para quem procura um bar descolado, com ambiente agradável para reunir os amigos, assistir a jogos ou fazer uma rodada de chopes artesanais.

Amendoim, cacau, paçoca e até cerveja do estilo Smoothie não ficam de fora. Com uma vitrine cheia de produtos diversos é possível encontrar mais de 40 tipos de rótulos e cervejas de 9 países. A loja possui site para fazer compras online e aplicativo (Android e IOS), no qual os clientes podem conferir o menu de produtos, lançamentos e promoções.

Endereço: Alameda Benevento, 245 – Pituba.
Horário de funcionamento: Segunda, das 17h às 18h | Terça a sábado, das 10h às 20h (sexta até 22h).
Telefone: (71) 2137-0669.
Delivery: Sim.

5. Rhoncus Pub e Beer Store | @rhoncuspub


Mais do que uma casa de cervejas, o Rhoncus é um espaço de entretenimento, que além de possuir um estoque de rótulos variados, é uma boa opção para quem quer curtir uma música e um ambiente descontraído, agradável  e com decoração inspirada nos Pubs tradicionais, ambientes em madeira, com detalhes rústicos  e mobília estilo retrô.

O espaço possui uma carta com mais de 150 produtos artesanais, nacionais e importados. Além dos variados sabores para beber, o local também conta com feijoada e outros pratos completos.

Tradicionalmente o local funciona no famoso e boêmio  bairro do Rio Vermelho, mas devido a adequações para o funcionamento, cumprindo as regras de prevenção ao Covid-19, passou a funcionar no Beer Garden localizado em espaço aberto no Caminho das Árvores. 

Endereço: Alameda das Algarobas, 76, – Caminho das Árvores.
Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 17h às 23h | Sábados e domingos, das 12h às 00h .
Telefone: (71) 99154-9900.
Delivery: sim

6. Chopp Shop Cervejas artesanais | @choppshopartesanais


O pequeno Pub fica localizado no bairro da Graça e conta com uma decoração bem intimista que remete ao mundo da cerveja, com posters e estantes de madeira repleta de produtos. O lugar conta com dez torneiras de chopp, latas e produtos locais, nacionais e internacionais. O diferencial da loja é o Clube Chopp Shop, um clube de assinaturas criado para os clientes que gostam de receber os produtos periodicamente.

Endereço: Rua Flórida, 235, Graça.
Horário de funcionamento: De quarta a sexta, das 17h às 20h | Sábado, das 11h às 13h.
Telefone: (71) 3267-0781 | (71) 98899-1243.
Delivery: Sim.

Autor: Jorge Barretto • @jorge_barretto

Jornalista, leitor, escritor, sonhador, viajante e amante da vida. Expresso minhas inquietudes em rabiscos aleatórios que as vezes viram textos. Um ser em constante aprendizado e que busca novas vivências não convencionais (e convencionais também). Cultura contemporânea, arte, livros, música, lifestyle e comunicação são alguns dos temas ecoam em mim.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: