4 LUGARES A CÉU ABERTO PARA CURTIR JÁ EM SALVADOR

A capital baiana é cheia de surpresas e estabelecimentos para todos os gostos, mas quase nada supera os lugares que envolvem história, arquitetura, arborização, conceito, pôr do sol e céu aberto. Entre cafeterias, terraços e mais locais, conheça opções nada óbvias para curtir na terra do Axé.

Quem quer ir a locais abertos pode encontrar opções certeiras em Salvador. Seja para garantir uma melhor segurança para a saúde ou simplesmente para respirar e cuidar do bem-estar, é possível encontrar locais arborizados para sentar nas gramas, cafeterias e muito mais.

Esses locais baianos podem dar uma chance especial para quem quer admirar a arquitetura, os conceitos e conhecer um pouquinho mais da história cultural de Salvador ou, até, saber um pouco mais sobre sustentabilidade.


Confira:

1. Prédio “Verde” do SECIS |Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência

SECIS – Foto: Divulgação

O prédio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) de Salvador se destaca no Comércio pela sua bela fachada verde composta por 1,2 mil plantas de 17 espécies.

Lá, tem um terraço igualmente especial com um sistema de cobertura verde, placas solares, horta e uma criação de abelhas sem ferrão, importante para a polinização das plantas.

Além de poder conferir o belo lugar, é possível também observar do alto a rotina urbana de Salvador.

Para ter acesso ao local, atualmente basta agendar para até duas pessoas fazerem a visitação guiada e é claro, ficar atento as atividades culturais pelas redes sociais da Secretaria.

SECIS – Fotos: Max Haack/Secom

Recomendamos que a visita ao SECIS seja efetuada quando a situação da pandemia em nosso país melhorar para que a segurança seja garantida a todos os envolvidos.

Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – Itaigara, Salvador
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h às 12h e 13:00 às 17:00.
Preço: Gratuito
Telefone: (71) 3202-5630
Restrições que estão ocorrendo por conta da pandemia: Os horários de visita foram reduzidos, uso obrigatório da máscara, distanciamento social. E as visitas podem ocorrer de até no máximo duas pessoas por vez

2. Mirante Wildberger

Mirante Wildberger – Foto: Amanda Oliveira

Indo ao Mirante que também é conhecido como Mirante da Vitória, você pode contar com o céu aberto e ainda ficará acompanhado da grande árvore apelidada de “Bonsai Gigante”.

Além disso, o local proporciona uma bela vista do imenso mar da Baía e das ilhas distantes que o contorna, renolvando as energias de quem aprecia a vista.

Do lado esquerdo, é possível avistar o Cemitério dos Ingleses e a Igreja de Santo Antônio. Como também a Barra e os casebres que compõem a pequena vila situada logo ali embaixo.

O espaço fica coladinho com o arranha-céu que leva o seu sobrenome, onde já existiu uma mansão medieval alemã.

Mirante Wildberger – Foto: Amanda Oliveira

Esse destino é considerado como ideal para passeios em família, casal ou para um grupo de amigos, já que não serve apenas para aproveitar o céu aberto e a vista.

Ao fazer uma caminhada, logo poderá encontrar um outro atrativo próximo ao Mirante, o mural do artista plástico Juarez Paraíso, no edifício Monsenhor Marques. Ele foi todo feito de pedras portuguesas e foi datada no ano de 1978. E uma pausa para uma foto não faz mal, né?

Endereço: Largo da Vitória, 54-108 – Vitória, Salvador – BA, 40081-305
Horário de funcionamento: De segunda a segunda, das 08h às 19h.
Preço: Gratuito
Acessibilidade: O pavimento acompanha a altura da calçada, sem degraus na entrada. Para chegar à árvore tem uma rampa no canto direito do pátio.
Restrições que estão ocorrendo por conta da pandemia: Uso obrigatório da máscara e distanciamento social.

3. Forte da Capoeira

Forte da Capoeira – Foto: Divulgação

Senta que lá vem história! Conhecido como Forte da Capoeira, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo teve a sua estrutura iniciada em novembro de 1695, no Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), e concluída em 1703.

No período de 1982 a 1988, dentro da fortificação ocorriam ensaios do Bloco Afro Ilê Aiyê.

Em 1990, abrigando o Centro de Cultura Popular, o local manteve apenas duas escolas de Capoeira: o Centro Esportivo de Capoeira da Angola, de Mestre Pastinha, e o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho, de Mestre Moraes. Querendo ou não, a Capoeira acabou garantindo a identidade cultural e a autosustentação do forte.

Ao visitar o local, poderá conferir os espaços para videoteca, oficina de fabricação de berimbaus, caxixis e pandeiros, a biblioteca e por fim o jardim.

Forte da Capoeira – Foto: Divulgação

Tirando os espaços externos de recreação, no pavimento mais alto da fortificação, os seus olhos terão uma vista ampla do Comércio e de boa parte do bairro Santo Antônio Além do Carmo.

De um lado, verás a o Largo e a Igreja principal do bairro com toda a sua vida social pulsante e cultural. E do outro, é possível ver até a Cidade Baixa, além de um belo horizonte com o mar da Bahia.

Endereço: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, s/n – Santo Antônio, Salvador – BA, 40301-330
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 18h.
Restrições que estão ocorrendo por conta da pandemia: Uso obrigatório da máscara e distanciamento social.

4. Cafélier

Cafélier – Foto: Fábio Marconi

Acompanhado de um bom café, o Cafélier tem em seu estabelecimento uma atmosfera perfeita para passeios românticos, em família com crianças e para ocasiões especiais.

Localizada no Centro Histórico de Salvador, a charmosa casinha é por si só uma viagem no tempo já que é decorado com objetos antigos, possui aquela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos sendo um lugar perfeito para assistir o pôr do sol.

Lá, você pode aproveitar tanto o local, como a vista e a companhia enquanto saboeira um café com guloseimas. Ou se preferir, peça aquela cervejinha gelada e tira-gostos e curta o bate-papo.

Cafélier – Foto: Fábio Marconi

Endereço: R. do Carmo, 50 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-380
Horário de funcionamento: Quarta a segunda das 12 às 20h.
Preço: Paga o que consumir.
Restrições que estão ocorrendo por conta da pandemia: Uso obrigatório da máscara e distanciamento social.
Instagram

Autor: Ana Raquel Barreto

Estudante de jornalismo, observadora, amante da filosofia, do conhecimento e das ideias.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: