6 FILMES PARA CONHECER NOVOS PAÍSES SEM SAIR DE CASA

Japão, Estados Unidos, Áustria, Grécia e diversos outros países são cenários de longos passeios dos protagonistas em filmes nada óbvios. Confira romances, aventuras, caminhadas de autoconhecimento e diversas críticas sociais nas tramas.

Filmes que se passam em cidades famosas ou que conseguem fazer um bom tour por cantos diferentes do mundo sempre deixam aquela sensação de que o espectador pôde sair da cadeira e conhecer mais do planeta em que vive. Comer, Rezar, Amar, Na Natureza Selvagem e Para Roma, Com Amor são exemplos de conhecidas obras cinematográficas que mostram espaços e culturas por diferentes regiões.

Existem filmes ideais para analisar um determinado tema e treinar aquele idioma que você quer muito aprender, assim como conhecer novos lugares e culturas diferentes.

Pensando nisso, o NÃO ÓBVIO montou uma lista com tramas de diferentes gêneros que podem ajudar a fazer as suas malas. Confira:

1. Antes do Amanhecer (Áustria)


Vamos de clássico? Jesse e Celine se conhecem em um trem na Europa e decidem explorar Viena juntos. No caminho, eles vão compartilhando suas vidas um ao outro e acabam se apaixonando no final do dia, quando precisam seguir seus caminhos.

O filme é basicamente um grande diálogo entre duas pessoas que acabaram de se conhecer e compartilham seus gostos, sonhos, decepções, ideias e opiniões sobre diversos temas. Tudo isso acontece pelas lindas ruas da capital da Áustria.

O filme possui duas sequências: “Antes do Pôr do Sol” e “Antes da Meia-noite“. E embora o relacionamento seja fictício, seu conceito é bem real. Amy Lehrhaupt foi a inspiração de Richard Linklater para o filme. Eles se conheceram numa viagem pelos EUA em 1989 e passaram a noite conversando, assim como no filme.

O tempo passou e, desde então, jamais voltaram a conversar. Em sua mente, talvez ela aparecesse em uma exibição do primeiro filme, como Céline aparece na segunda parte, o que não aconteceu. Ele descobriu apenas há poucos anos que Amy faleceu em um acidente de moto em 1994, a poucos dias do início das filmagens do filme inspirado nela, e foi tomado por uma tristeza absoluta. E a história de um amor real que durou pouco tempo se imortalizou no cinema.

 Onde Assistir: Looke e Now
☌ Gênero: Drama/Romance        
☌ Duração: 100 minutos
☌ Lançamento: 1995
☌ Direção: Richard Linklater
☌ Elenco: Julie Delpy, Ethan Hawke
☌ Nacionalidade: Estadunidense, Suíço e Austríaco

2. Casa Comigo? (Irlanda)


Cansada de comemorar mais um aniversário de namoro sem receber uma proposta de casamento do seu namorado Jeremy, Anna decide tomar uma atitude. Ela o segue até Dublin, onde ele está à trabalho, com o objetivo de pedí-lo em casamento no dia 29 de fevereiro. Segundo a tradição irlandesa, nesta data, o homem é obrigado a aceitar o pedido.

Porém, nem tudo sai como planejado e o tempo arruína sua viagem, fazendo-a parar do outro lado da Ilha Esmeralda. Precisando de ajuda para chegar à capital, ela conta com Declan, um mal-humorado dono de hospedaria, para iniciar uma inesperada travessia no país e fazer o pedido perfeito. Mas o destino tem outros planos para ela.

O filme é um romance clichê bem “Sessão da Tarde“, mas pode te trazer grandes reflexões a cerca do amor (seja próprio ou ao próximo). Além disso, a fotografia incrível destaca o cenário perfeito da natureza que vive no país.

 Onde Assistir: Telecine Play
☌ Gênero: Comédia/Romance         
☌ Duração: 100 minutos
☌ Lançamento: 2010
☌ Direção: Anand Tucker
☌ Elenco: Amy Adams, Matthew Goode, Adam Scott, Alan Devlin
☌ Nacionalidade: Estadunidense e Irlandesa

3. Livre (Estados Unidos)


Livre é uma adaptação da autobiografia de Cheryl Strayed, que resolve se aventurar numa trilha de 1100 milhas entre a fronteira do México até o Canadá, pela Pacific Crest Trail. A decisão acontece após ter que lidar com alguns momentos difíceis em sua vida, como a morte da sua mãe, um divórcio e uma fase de vício com drogas.

Enquanto se conecta com a natureza e enfrenta sua maior aventura, também reflete sobre si mesma e sobre a sua vida. O acontecimento se torna, um ritual de passagem para ela, que aprende a confiar nos seus próprios instintos através da busca pelo seu próprio amadurecimento.

É um filme de muito empoderamento, autoconhecimento, amor-próprio, e aprendizados de uma experiência certamente marcante na vida da protagonista. A fotografia reforça ainda mais o quão compensador a jornada foi, no fim das contas, ao passar por cenários únicos da costa oeste americana. Com certeza leva muitas reflexões à quem assiste.

 Onde Assistir: YouTube e Microsoft
☌ Gênero: Drama/Biografia         
☌ Duração: 116 minutos
☌ Lançamento: 2014
☌ Direção: Jean-Marc Vallée
☌ Elenco: Reese Witherspoon, Gaby Hoffmann, Laura Dern
☌ Nacionalidade: Estadunidense

4. Falando Grego (Grécia)


Georgia é uma americana de nacionalidade grega que decide voltar às origens para trabalha como guia turística. Porém, após um certo tempo, ela se encontra totalmente frustrada com seu trabalho e cansada da sua rotina repleta de perrengues.

E é no seu último tour que ela conhece o viúvo Irv Gordon, um turista muito especial que aparece para mostrá-la, com seu senso de humor, a importância de ser feliz. E cabe à Georgia passar a enxergar que a vida e as pessoas ao seu redor se tornam muito mais agradáveis quando começa a ser mais positiva.

O filme torna-se importante por trazer uma grande lição sobre como o otimismo faz a nossa realidade ter uma melhor forma. Além disso, Nia Vardalos, que interpreta a protagonista da história, é conhecida por atuar no filme Casamento Grego, que, como o próprio nome já cita, acontece no mesmo país onde Falando Grego acontece. Então já é de se esperar um belíssimo cenário enquanto a história vai acontecendo.

 Onde Assistir: Telecine Play
☌ Gênero: Comédia/Romance       
☌ Duração: 95 minutos
☌ Lançamento: 2009
☌ Direção: Donald Petrie
☌ Elenco: Nia Vardalos, Richard Dreyfuss
☌ Nacionalidade: Estadunidense.

5. Meus Dias no Cairo (Egito)


Juliette, editora de uma revista no Canadá, é casada com um funcionário da ONU que trabalha em Gaza. Durante as férias, eles resolveram se encontrar no Cairo, porém, atarefado, o marido acaba não chegando no dia combinado. Assim, pede ao seu amigo Tareq que cuide de sua esposa e lhe mostre a cidade. Juliette vai aos poucos se apaixonando pela cidade e pelo novo amigo.

Em meio aos acasos da vida, o enredo trata de choque cultural e mostra, principalmente, o olhar de uma mulher que desembarca pela primeira vez em um país árabe. A trilha sonora é apaixonante e casa perfeitamente com a cenografia, que mostra toda a beleza do país.

 Onde Assistir: YouTube
☌ Gênero: Drama/Romance         
☌ Duração: 90 minutos
☌ Lançamento: 2009
☌ Direção: Ruba Nadda
☌ Elenco: Patricia Clarkson, Alexander Siddig, Tom McCamus
☌ Nacionalidade: Canadense, Irlandesa e Egípcia.

6. Memórias de uma Gueixa (Japão)


A história se passa no Japão, no ano de 1929 em torno de Chiyo, uma menina que foi vendida a uma casa de gueixas, onde é maltratada pelos donos e por outra gueixa chamada Hatsumomo, que tem inveja de sua beleza.

Acolhida por Mameha, a principal rival de Hatsumomo, Chiyo cresce e se torna a gueixa Sayuri, e passa a desfrutar da sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a Segunda Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no país.

Baseada no livro de Arthur Golden e premiada pelo Oscar, a obra é rica em cultura e história através de um ponto de vista totalmente diferente, que buscava por nada mais que a sua própria liberdade.

 Onde Assistir: YouTube e Now
☌ Gênero: Drama/Romance         
☌ Duração: 145 minutos
☌ Lançamento: 2005
☌ Direção: Rob Marshall
☌ Elenco: Eugenia YuanZhang ZiyiGong Li
☌ Nacionalidade: Estadunidense e Japonesa

Autor: Stephanie Vasques • @stephanievff

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: