4 PERFIS DE PROJETOS BAIANOS QUE OFERECEM CURSOS E MENTORIAS PARA IMPULSIONAR EMPREENDEDORES

Conheça projetos baianos que atendem todo o Brasil com foco em quem deseja criar, ampliar ou fortalecer marcas. São cursos, mentorias, workshops, eventos e posts repletos de dicas de empreendedorismo no Instagram.

De acordo com uma pesquisa feita pelo GEM Education, 3 a cada 4 brasileiros desejam empreender, mas apenas 9% estão preparados para iniciar um negócio sozinhos. Parte disso ocorre com o despreparo e falta de motivação na hora de colocar em prática a realização deste sonho.

Assim, algumas pessoas que já percorreram este caminho e aprenderam na prática resolveram criar projetos que reúnem profissionais de ensino e que visam ajudar a impulsionar empreendedores iniciantes ou que estão estagnados.

Pensando em quem está procurando uma motivação extra para tirar sua ideia do papel e desenvolvê-la (ou para fortalecer a própria marca), o NÃO ÓBVIO listou perfis do Instagram de projetos baianos incríveis que atendem todo o Brasil e que prometem ajudá-los com mentorias, cursos e muito mais. Confira:

VEJA MAIS: Confira todas as matérias relacionadas ao tema Empreendedorismo já publicadas no NÃO ÓBVIO.

1. CIATIVE (@ciativebrand)


O CIATIVE é o mais novo projeto baiano que está chegando em âmbito nacional com o objetivo de fazer empreendedores (e criativos!) fortalecerem as suas marcas no on e no offline.

A plataforma oferece mentorias, cursos e e-books sobre marketing digital, escrita criativa, copywriting, aprofundamento para redes (como Instagram), produtividade, inteligência coorporativa, comunicação empática e muitos outros temas. Tudo é feito em parceria com outros profissionais renomados — e com certificado!

O diferencial do CiAtive é trazer ensinos completos e que saem dos clichês já conhecidos por quem pesquisa de forma aprofundada. Ou seja, são aulas com partes teóricas e com diversas dicas práticas que não podem ser encontradas em outros cursos ou outros cantos pela internet.

Além disso, o perfil já está recheado de dicas não óbvias que certamente irão ajudar quem está precisando de uma luz não apenas no início da sua trilha empreendedora, mas também para quem está pensando em reinventar o seu negócio.

O portal do CiAtive, com os cursos e e-books, ainda será lançado oficialmente, mas mentorias já estão sendo abertas e a ideia é que o público possa acompanhar cada novidade aos poucos. A primeira mentoria, por exemplo, já está disponível para inscrições!

Para quem deseja escrever e lançar o seu livro, e ainda monetizar suas ideias, essa é a oportunidade perfeita. Basta enviar uma mensagem no direct do perfil com o seu e-mail + a palavra “livro” para garantir sua vaga. Vale para qualquer profissional, autores iniciantes e também escritores com livros já lançados. Saiba mais sobre a mentoria clicando aqui.

Clique aqui para acessar o perfil.

2. Escola Cafeína (@escolacafeina)


Escola Cafeína é o primeiro projeto de formação de empreendedores do país e foi criado pela baiana Ana Julia Paes, que visa o ensino para pequenos, médios ou grandes negócios através de cursos, palestras e workshops — feitos de forma presencial e online. Em seu site, é possível conhecer um pouco sobre o propósito da Escola, os cursos oferecidos e também a programação atualizada dos seus eventos.

O próximo a ser realizado é o Gera, um festival online e gratuito de empreendedorismo que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho com workshops, mentorias, pitchs, painéis e muito mais. Para saber mais sobre e fazer a sua inscrição, acesse o site do evento ou ainda a página do Instagram do evento.

Já que o festival é gratuito, a Escola Cafeína está aceitando doações para a sua melhor realização. Para quem quiser e puder ajudar, os dados estão nos destaques do Instagram.

Clique aqui para acessar o perfil.

3. Startup Class (@startupclassoficial)


Como o próprio nome já sugere, o Startup Class é projeto, criado pelo empreendedor e designer Silas Cunha, que oferece um mega curso para quem quer começar a sua própria startup e alavancá-la. Startup é um termo designado a empresas emergentes, que surgem de uma ideia de desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio já existente.

O curso envolve ensinamentos sobre inovação, gestão e liderança numa imersão de 2 dias que promete ajudar a tirar a ideia do papel para construir um negócio de sucesso.

O projeto é feito para qualquer pessoa interessada em empreendedorismo ou que deseja abrir uma empresa: empreendedores, executivos, investidores, profissionais e estudantes. No site do projeto, é possível saber mais sobre o curso.

No seu feed do Instagram, são publicados conteúdos como dicas, informações, curiosidades, frases motivacionais. Nos stories, as dúvidas dos seguidores são tiradas e algumas notícias relacionadas ao mundo empreendedor também são divulgadas.

Clique aqui para acessar o perfil.

4. Sebrae Atende (@sebraeatende)


O Sebrae Atende é um projeto da equipe de atendimento individual do Sebrae Bahia feito para ajudar de perto quem sonha com o negócio próprio ou quem deseja alavancar as suas vendas e consolidar sua marca no mercado. O perfil é comandado por Teo, um especialista virtual que está disponível para tirar todas as dúvidas dos seus seguidores.

Além de fazer posts com dicas, curiosidades e informações super úteis sobre tudo que envolva empreendedorismo, o perfil ainda oferece alguns serviços online gratuitos, como: lives diárias com especialistas, consultorias de marketing, finanças e logística, dentre outros projetos.

Inclusive, entre os dias 27 e 31 de julho acontecerá a Semana Sebrae Online, com cursos, oficinas, workshops, pitchs, painéis, webinários e muito mais com conteúdos que certamente impulsionarão empresários e seus projetos. Quem se interessar deve ficar de olho nas publicações.

Clique aqui para acessar o perfil.

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: