10 FILMES NACIONAIS E POUCO CONHECIDOS QUE VÃO ALÉM DA COMÉDIA

Thriller, romance, animação, ficção científica, dramas diferenciados e longa baseado em caso real se misturam em uma lista repleta de longas nacionais que surpreenderam o público. Confira os títulos nada clichês para colocar na sua lista.

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Nesta data, em 1898, foi realizada a primeira filmagem em solo brasileiro, quando o italiano Alfonso Segreto retratou a vista da Baía de Guanabara.

Mas há controvérsias, já que data também é celebrada dia 5 de novembro, quando aconteceu a primeira exibição cinematográfica em 1896, no Rio de Janeiro. Apesar das duas comemorações, todo dia é dia de enaltecer o cinema brasileiro.

E para fomentar a produção de filmes e prestigiar cineastas nacionais, de 2010 a 2020 o Plano Nacional de Cultura (PNC) estabeleceu uma meta em que deveriam ser lançados pelo menos 150 filmes do país a cada ano.

Lá em 2016, 143 longas foram produzidos no Brasil. Desses filmes, 52% tiveram público de mil a 10 mil pessoas. Ou seja, por mais que vários títulos fossem exibidos em salas de cinema, muitos foram ignorados pelos espectadores.

Contudo, um ano mais tarde, em 2017, o país ultrapassou a meta do PNC, com 160 filmes rodando no circuito comercial a um público de 17 milhões de pessoas. E, mais uma vez, em 2018, houve um crescimento de 34% no número de espectadores, chegando a 23 milhões.

Apesar dos vários estilos de longas nacionais, para muitos, o destaque do cinema brasileiro é a comédia, e de fato é o gênero que se destaca no país até hoje. Entre os cinco filmes com maiores arrecadações, por exemplo, dois são de comédia: Minha Mãe é Uma Peça 2 e Se Eu Fosse Você 2 (atrás de Os Dez Mandamentos e Tropa de Elite 2).

Porém, desde o lançamento de Bacurau em 2019, muita gente passou a dar mais atenção à vastidão de gêneros produzidos no país, afinal, existem diversos longas com histórias arrepiantes que merecem atenção.

E para ajudar a encontrar títulos diferenciados e nada óbvios, já foram indicados em outras listas aqui do site longas fora da comédia, como Dois Coelhos (com final surpreendente), Era Uma Vez (romance nada clichê), O Lobo Atrás da Porta (thriller), Talvez Uma História de Amor (para deixar o coração quentinho) e muitos outros.

Mas, em comemoração ao dia cinema brasileiro, o NÃO ÓBVIO selecionou mais produções nacionais de tirar o fôlego e que são de estilos bem diferentes. Conheça longas brasileiros que vão de animação ao terror e que surpreenderam o público:

1. ROMANCE | romance

Ao contracenarem a peça Tristão e Isolda, Pedro e Ana se apaixonam. Mas o relacionamento do casal é abalado quando Ana é chamada para contracenar numa telenovela, que logo faz enorme sucesso.

O casal passa, então, a tentar encontrar caminhos usando as lições tiradas da trama na qual trabalharam. A noção de que a chave de qualquer relacionamento é ter limites combinados está no longa.

Romance fala sobre os limites e o idealismo dado ao amor, esmiuçando discussões que beiram o que é romance, mostrando que a vida real e a arte se imitam sem esforços. 

Além disso, o longa traz críticas à televisão, à arte e à indústria. Guel Arraes faz um excelente trabalho ao esboçar o culto à fama e o vazio da teledramaturgia. Mas, o principal feito fica nas mãos dos atores, bem como do elogiado roteiro escrito por Arraes e Jorge Furtado.

☌ Gênero: Romance
☌ Duração: 1h45
☌ Lançamento: 2008
☌ Direção: Guel Arraes
☌ Elenco: Wagner Moura, Letícia Sabatella, Vladimir Brichta, José Wilker, Marco Nanini, Andrea Beltrão, Tonico Pereira, Bruno Garcia

2. AQUARIUS | drama


Clara, uma jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos mora no edifício Aquarius, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. A vida tranquila acaba quando uma construtora compra quase todos os apartamentos do prédio, planejando destruí-lo e construir um novo empreendimento. Clara é a única moradora do local e enfrenta todo tipo de assédio e ameaças para sair de lá.

Pode parecer uma história simples, mas Aquarius possui inúmeros significados. No segundo longa dirigido por Kleber Mendonça Filho (que também esteve por trás do aclamado Bacurau), a premissa principal baseia-se no embate e interseção entre o velho e o novo. Apenas o que é novo é válido? Só o vintage deve ser mantido? É necessário superar o velho para viver o novo?

Através de flashbacks e novas relações estabelecidas durante a trama, quem assiste sente afeto por Clara e sua trajetória de forma muito natural. 

Aquarius fala sobre a vida real, propondo reflexões sobre temas atuais, além de quebrar estigmas sociais, principalmente aqueles sobre mulheres mais velhas. Esta é uma história de resistência atemporal.

A obra, inclusive, ganhou diversos prêmios. Em 2016 levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, pela União Francesa de Críticos de Cinema. Já em 2017 venceu nas categorias melhor filme, direção e trilha sonora no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Sônia Braga, a estrela do longa, foi premiada como Melhor Atriz no Prêmio Platino e no Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Gênero: Drama
☌ Duração: 2h25
☌ Lançamento: 2016
☌ Direção: Kleber Mendonça Filho
☌ Elenco: Sônia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Zoraide Coleto, Carla Ribas, Fernando Teixeira

3. ANTES QUE EU ME ESQUEÇA | comédia dramática


Aos 80 anos, o solitário juiz aposentado Polidoro decide investir numa boate de striptease em Copacabana. A relação com os filhos não é das melhores: Beatriz decide interditá-lo judicialmente e seu outro filho, Paulo não mantém uma boa relação com o pai. Mas, um reencontro forçado entre pai e filho transforma suas vidas.

O que torna Antes Que Eu Me Esqueça mais emocionante é a descoberta de que Polidoro tem Alzheimer, conforme se reaproxima de Paulo. Então, o filme mostra a relação de ambos, moldada por mágoas, sendo substituída por novos sentimentos como carinho e respeito.

Por mais que o humor não seja o forte do longa (principalmente pelo foco ser para o drama e para momentos que misturam gêneros), a relação entre Polidoro e Paulo é cativante, enquanto reflexões sobre solidão e velhice são expostas ao público. 

Antes Que Eu Me Esqueça é um filme leve que conquista por sua simplicidade.

☌ Onde Assistir: YouTube
☌ Gênero: Comédia dramática
☌ Duração: 1h35
☌ Lançamento: 2017
☌ Direção: Tiago Arakilian
☌ Elenco: Danton Mello, José de Abreu, Mariana Lima, Kathia Calil, Gute Stresser, Letícia Isnard, Eucir de Souza, Bruno Dubeux, Miguel Nader

4. O SILÊNCIO DO CÉU | thriller


Diana sofre com o trauma de ter sido vítima de estupro em sua própria casa. Mesmo que a dor a consuma, ela prefere não contar o caso para ninguém. Já Mario, seu marido, também tem segredos, que aos poucos, matam a relação do casal.

O Silêncio do Céu é um filme chocante e pesado, ao passo em que não mede floreios para retratar uma realidade cruel e sua consequências. É muito doloroso ver a personagem principal, Diana, seguindo a vida em silêncio, como se nada tivesse acontecido, conforme sua essência se esvai devido ao trauma.

Inclusive, segundo críticos, as atuações do filme são singulares e Carolina Dieckmann destaca-se ao conduzir tão bem as dores da personagem para além da tela.

O silêncio que permeia diversas cenas da obra reflete muito bem as dores de Diana, o que incomoda e machuca. O Silêncio do Céu é um filme necessário.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Gênero: Thriller, Drama
☌ Duração: 1h42
☌ Lançamento: 2016
☌ Direção: Marco Dutra
☌ Elenco: Carolina Dieckmann, Paula Cohen, Leonardo Sbaraglia, Chino Darín, Marco Dutra, Fernando Oliveira, Mirella Pascual

5. O MENINO E O MUNDO | animação


Um menino vive numa pequena cidade do campo com seus pais. Devido a falta de trabalho, seu pai vai em busca de uma nova oportunidade na cidade grande. Mas, a saudade é tão grande, que o menino resolve ir atrás dele. Lá, o garoto descobre um mundo cinza, totalmente diferente daquele colorido em que sempre viveu.

A qualidade O Menino e o Mundo é tão sublime, que o longa foi indicado ao Oscar como Melhor Animação em 2016. Mesmo não trazendo o prêmio para o país, a obra demonstra a grandeza que produções nacionais podem alcançar.

Sem falas, o filme consegue ser emocionante com seus traços simples feitos com o que parece ser giz e trilha sonora. É um longa que aborda temas como pobreza, desigualdade social, consumismo e exploração de trabalhadores. Todo o caos da cidade grande é visto através da visão inocente do menino.

O Menino e o Mundo é considerado um dos melhores filmes brasileiros da atualidade. A obra é sensível e emocionante, ao mostrar a realidade nua e crua, o que leva o próprio espectador a refletir sobre sua vida.

☌ Onde Assistir: NOW
☌ Gênero: Animação
☌ Duração: 1h20
☌ Lançamento: 2013
☌ Direção: Alê Abreu
☌ Elenco: Vinícius Garcia, Alê Abreu, Alfredo Rolo, Cassius Romero, Felipe Zilse, Lu Horta, Marco Aurélio Campos, Melissa Garcia, Nestor Chiesse, Patrícia Pichamone

6. DIVINO AMOR | ficção científica


Joana trabalha como escrivã num cartório, onde tenta salvar casais em processo de divórcio. Sob idealismo religioso e devota à fidelidade conjugal, ela insiste contra a separação e convida-os para a terapia religiosa de reconciliação chamada Divino Amor. Mas, a situação complica-se quando a mesma enfrenta uma crise dentro do próprio casamento: a infertilidade do marido.

Divino Amor não se passa num futuro distante: pelo contrário, a trama acontece em 2027. Naquele ano, diversas mudanças foram instauradas no país, como a substituição do carnaval por raves religiosas. Por mais que o Estado seja laico, a interferência religiosa se faz presente durante todo o filme.

E é exatamente neste ponto que o diretor pernambucano Gabriel Mascaro toca ao apresentar uma sociedade brasileira do futuro. Com muito neon e avanços tecnológicos, Divino Amor mistura temas polêmicos e, desta forma, obtém grande resultado.

O filme foi muito comentado em sua estreia em 2019 e até hoje causa burburinhos por abordar política, fanatismo religioso e sexo explicitamente.

Divino Amor estreou no Festival de Sundance e participou de outros quarenta festivais ao redor do mundo.

☌ Onde Assistir: YouTube
☌ Gênero: Ficção Científica, Drama
☌ Duração: 1h40
☌ Lançamento: 2019
☌ Direção: Gabriel Mascaro
☌ Elenco: Dira Paes, Julio Machado, Mariana Nunes, Emílio de Mello, Thiago Justin, Thalita Carauta, Teca Pereira, Tuna Dwek

7. PONTE AÉREA | romance


Após a rota de um voo ser desviada para Belo Horizonte devido à chuva na capital paulista, os passageiros são hospedados num hotel mineiro. E lá que o carioca Bruno e a paulista Amanda se conhecem e sentem uma atração inexplicável um pelo outro. Apesar da distância, eles se apaixonam e precisam lidar com a distância entre as cidades em que vivem.

Para dirigir Ponte Aérea, a diretora Julia Rezende se inspirou no livro Amor Líquido, do sociólogo Zygmunt Bauman. Como a própria diretora explicou, o longa fala sobre o medo de assumir responsabilidades, das relações que se tornam passageiras sob o medo de abrir mão da própria liberdade.

Ao decorrer do longa, não é difícil torcer para que o casal dê certo, por mais que ambos tenham jeitos muito diferentes de levar a vida – o que recaí sobre estereótipos relacionados a paulistas e cariocas, mas não é um problema aqui.

Ponte Aérea retrata a vida real, esboçando o crescimento de Amanda e Bruno, colocados à prova entre dificuldades e paixão.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Gênero: Romance, Drama
☌ Duração: 1h40
☌ Lançamento: 2015
☌ Direção: Júlia Rezende, Paulo Eduardo
☌ Elenco: Letícia Colin, Caio Blat, Felipe Camargo, Emílio de Mello, Cristina Flores, Gabriela Rocha, Sílvio Guindane, Martha Nowill, Nicolas Cruz, Sylvio Zilber

8. SEM CONTROLE | thriller


O diretor de teatro Danilo resolve produzir uma peça sobre o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, envolvido num caso de 1855 que extinguiu a pena de morte no Brasil. Após o fiasco da primeira versão, o próprio diretor encarna o papel de Manoel numa segunda tentativa, o que, em determinado momento, o faz confundir o que é real e o que é imaginário.

O inusitado de Sem Controle é que a segunda versão da peça é encenada por Danilo e por pacientes de um hospício, liderado por Márcia, amiga do diretor.

O longa marca a estreia da diretora Cris D’Amato e por isso apresenta algumas falhas, que de todo modo não atrapalham o desenrolar do filme em si. Na verdade, a própria ideia de Sem Controle é bem promissora, o que prende o espectador até o desfecho.

Para muitos este é um filme envolvente e perturbador.

☌ Gênero: Thriller, Drama
☌ Duração: 1h30
☌ Lançamento: 2007
☌ Direção: Cris D’Amato
☌ Elenco: Eduardo Moscovis, Cadu Fávero, Charles Fricks, Milena Toscano, Vanessa Gerbelli, Renata Batista, Edmílson Barros

9. ÚLTIMA PARADA 174 | baseado em caso real (policial)


Inspirado na tragédia real dos anos 2000 no Rio de Janeiro, Última Parada 174 fala sobre o sequestro do ônibus 174. Ao sobreviver a uma chacina na Candelária, Sandro sequestra um ônibus e mantém uma mulher como refém, na mira de seu revólver.

Sandro é levado por traficantes como pagamento à dívida que a mãe, viciada em drogas, tinha. Nas ruas, ele conhece Alessandro e ambos presenciam o massacre na Igreja Candelária. Tomado pela fúria, o único sobrevivente sequestra um ônibus como vingança.

O fato foi tão marcante, que alguns anos antes do filme de Barreto, José Padilha e Felipe Lacerda fizeram o elogiado e profundo documentário Ônibus 174. O Último Ônibus 174 não é prestigiado da mesma forma que o documentário de Padilha e Lacerda, mas ganhou a atenção de grande parte do público.

Para muitos críticos o filme pecou ao não indicar que o destino de Sandro era inevitável, mas outras temáticas de importância surgem no filme, ainda que a recomendação maior para quem quer conhecer a história seja a de assistir ao documentário.

☌ Gênero: Ficção policial
☌ Duração: 1h50
☌ Lançamento: 2008
☌ Direção: Bruno Barreto
☌ Elenco: Alessandra Cabral, André Ramiro, Anna Cotrim, Cris Vianna, Douglas Silva, Gabriela Luiz, Marcello Melo Jr., Michel Gomes

10. TITO E OS PÁSSAROS | animação


O medo virou uma doença. Para evitar sua disseminação, Tito e seus dois amigos partem numa aventura para encontrar a pesquisa perdida do pai, sobre canções de pássaro; única salvação contra a epidemia do medo, que transforma as pessoas em pedra.

Com essa premissa, Tito e os Pássaros encanta quem assiste. Devido a sua grandeza, o filme foi pré-indicado ao Oscar, mas não foi indicado. Mesmo assim, Tito passou por 80 festivais e levou prêmios de Melhor Animação no Festival de Chicago, no Festival de Havana e no Children’s Festival Seattle.

Para muitos críticos, a trilha sonora e o visual são os pontos altos do longa. Tudo é bem entrelaçado, as cores e música representam com precisão as sensações e sentimentos dos personagens.

Tito e os Pássaros alcança o público para além das telas, ao representar o medo como algo cada vez mais palpável, que assola o mundo real. Ao passo em que é elogiado, a obra também sofre críticas por histórias paralelas sem desfecho e momentos de redundância.

De todo modo, o longa mostra o poder do cinema animado brasileiro. Tito e os Pássaros é uma obra doce, com boa história que agrada todas as faixas etárias.

☌ Onde Assistir: YouTube
☌ Gênero: Animação
☌ Duração: 1h13
☌ Lançamento: 2019
☌ Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Dias
☌ Elenco: Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele, Pedro Henrique

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: