6 CANAIS DE YOUTUBE PARA APRENDER IDIOMAS DE FORMAS NADA ÓBVIAS

Canais que ensinam através da música, de filmes e muito mais. Conheça conteúdos do Youtube que, com auxílio da cultura pop, explicam diferentes idiomas e trazem curiosidades sobre os países de forma dinâmica e muito mais satisfatória.

Dominar uma outra língua é essencial para quem quer crescer no mercado de trabalho e viajar ao redor do mundo.

Segundo a neurociência, para aprender um novo idioma é necessário prática e persistência. Como ocorre, por exemplo, quando maratonamos uma série, ouvimos músicas ou até mesmo utilizamos expressões diariamente.

Isso impede que o processo torne-se apenas uma mera memorização de palavras. Também é preciso se envolver de fato com a cultura e costumes de tal país, buscando criar diferentes situações e respostas para elas.

Mas aprender outra língua deve ser um processo prazeroso, ainda que envolva grande determinação. E para colaborar com todo esse processo, a internet permite que você viaje e conheça outro país, mesmo que você esteja, por hora, dentro da própria casa.

Para não cair na rotina, nem se tornar uma tarefa maçante, o NÃO ÓBVIO selecionou canais de YouTube que ensinam diferentes idiomas de formas muito criativas. Dedicar um espaço na agenda será muito mais satisfatório. Confira:

1. ACADEMIA INGLÊS COM FILMES | @nandapertile


Canal muito divertido para aprender inglês, o Academia Inglês com Filmes é apresentado por Nanda Pertile. 

Nanda é escritora, professora e co-fundadora da Academia. Ela se especializou no Método Inglês com Filmes, que foca no desenvolvimento da comunicação através da associação e memorização textual.

Em seu canal, ela ensina expressões, termos e tempos verbais a partir de cenas de filmes e séries, o que facilita a fixação do que é mostrado. Nanda já utilizou longas como Monstros SA, Ratatouille, Os Vingadores e Brooklyn Nine-Nine.

Assim, o aluno entende como os nativos conversam no dia a dia, de forma descontraída. Além disso, ainda dá para pegar boas dicas do que assistir nos finais de semana.

☌ Vídeos novos toda segunda, quarta e sexta às 19h.

2. ESPANHOL DINÂMICO | @espanoldinamico


No canal Espanhol Dinâmico, a professora Telciane Machado ensina de maneira muito clara como usar e pronunciar palavras em espanhol.

Diferente de outras indicações desta lista, o Espanhol Dinâmico é um canal mais recente. De todo modo, tem vídeos muito simples e sucintos, que ensinam toda a base da língua.

Os vídeos são curtos, com no máximo 10 minutos cada. Para colocar o aprendizado na prática, Telciane costuma indicar séries e filmes espanhóis, como a famosa produção da Netflix: La Casa de Papel. Assim, o aluno imerge no idioma.

☌ Vídeos novos toda semana.

3. ALEMANIZANDO | @canalalemanizando


Além de inúmeros vídeos interessantes sobre a cultura alemã em geral, o Alemanizando traz indicações de músicas, filmes e séries para quem quer aprender alemão.

O canal é administrado por Elissa e Rodrigo, casal de brasileiros que mora em Berlim. No Alemanizando eles compartilham suas viagens, dão dicas para os entusiastas que desejam visitar o país, mostrando cultura e história.

Os vídeos são mais longos, com mais de dez minutos, mas são sempre dinâmicos e cheios de conteúdo relevante. Elissa e Rodrigo divertem enquanto são didáticos e ensinam expressões rotineiras da língua alemã como um todo. Há uma playlist apenas com vídeos para quem quer aprender alemão.

☌ São lançados de dois a três vídeos por mês.

4. COREANO ONLINE | @coreanoonline


Canal vinculado ao curso de mesmo nome, o principal objetivo é ensinar a língua coreana para quem fala português. Assim, o curso prepara seus alunos para o exame de proficiência em coreano, o TOPIK.

Pode ser um pouco mais técnico para quem ainda não está habituado, mas é uma boa forma de praticar a audição e pronúncia de palavras coreanas. No Coreano Online, os professores falam sobre gramática básica, ensinam a escrever seu nome e ainda trazem curiosidades sobre a Coreia do Sul.

Uma das playlists do canal ensina coreano através da música, utilizando letras de ídolos muito conhecidos, como os grupos BTS e IKON. Além disso, eles também utilizam k-dramas, as mundialmente conhecidas novelas sul-coreanas, para lecionar. 

Os vídeos costumam ter mais de dez minutos.

☌ Por mês, saem cerca de quarto vídeos. 

5. ITALICA | @canal_italica


Com cerca de 15 minutos por vídeo, o Italica é para quem quer aprender italiano.

Quem apresenta os vídeos é o professor Darius Emrani, mestre e doutorando pela Universidade de São Paulo e professor de língua italiana. No Italica ele dá aulas tanto para quem é iniciante quanto para quem está mais avançado.

O canal traz dicas culturais e ensina italiano através do uso de preposições, verbos, pronomes e expressões. As playlists são bem divididas e entre elas destaca-se o Italica TV, proposta diferente, feita para quem quer aprender a língua através de notícias.

Os vídeos variam na minutagem entre os mais longos, com meia hora, e os mais curtos, com cerca de 15 minutos.

☌ Vídeos novos todas as semanas.

6. JAPÃO POP | @cloud_draw2


Para os apaixonados pelo Japão, o canal Japão Pop pode ser uma ótima opção para aprender japonês de uma forma mais agradável.

O canal ensina a língua asiática com o que há de melhor na cultura japonesa: animes, mangás e jogos. Entretanto, o Japão Pop tem menos vídeos do que os outros citados na lista. 

Mas mesmo assim, o conteúdo apresentado é tão agregador quanto os outros. Você aprende palavras e expressões cotidianas, em vídeos rápidos, com cerca de 15 minutos. Além disso, também há um podcast àqueles que gostam de discussões mais longas.

Diferente do Coreano Online, os vídeos trazem a romantização da língua japonesa, para que a leitura seja mais fácil. O canal é ótimo para quem está começando, por seu conteúdo didático e dinâmico.

☌ Vídeos novos cerca de três vezes ao mês.

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: