5 SÉRIES COM PROTAGONISTAS ARTISTAS PARA MARATONAR

Entre dramas, comédias, musicais, documentários, romance e suspense, conheça séries originais da Netflix e da Amazon Prime que possuem protagonistas artistas — pintores, escritores, músicos, designers, atores e muito mais.

A arte existe desde os tempos mais primórdios, o que justifica o seu estudo ser dividido por períodos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Arte Moderna e Arte Contemporânea.

São inúmeras as formas de expressão artística, dentre elas a arquitetura, pintura, escultura, design, literatura, música, dança, fotografia, teatro e cinema. No entanto, novos meios de expressão estão surgindo com a modernidade, como moda, vídeo, arte digital, performance, publicidade, animação, televisão e jogos de computador.

Muitos filmes sobre artes já existem e foram sucessos de bilheteria: Cantando na Chuva (1952), Sede de Viver (1956), Agonia e Êxtase (1965), Piaf – Um Hino ao Amor (2007), A Partida (2008), Cisne Negro (2010), La La Land (2016), Com amor, Van Gogh (2017), entre outros. No mundo das séries as produções mais voltadas a essas temáticas também não ficam de fora.


Pensando nisso, Não Óbvio listou 5 séries originais da Netflix e Amazon Prime pra quem tem um espírito artista e deseja maratonar séries com protagonistas que exibem seus percalços como artistas, nos mais diversos gêneros. Confira:

1. Valéria


A nova série espanhola da Netflix, baseada na saga literária de Elísabet Benavent, é focada na vida de Valéria, uma escritora que se encontra em crise não apenas com sua vida profissional, como sua vida pessoal e emocional. Tudo isso a fez passar por um grande bloqueio criativo que não a deixa produzir nenhum parágrafo com qualidade.

O estilo da série tem sido comparada com a clássica Sex And The City, afinal a protagonista possui como porto seguro as suas amigas Carmen, Lola e Nerea, que mesmo com suas personalidades únicas estão sempre reunidas para desabafar sobre seus problemas e tentar se divertir para esquecê-los.

Mais que uma trama de muitas emoções, Valéria aborda relacionamentos, sonhos, sexualidade, autoconhecimento, e outros temas mais sérios de forma leve e divertida. Apesar dos clichês identificados ao longo da obra, vale a pena maratonar.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama/Romance/Comédia
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2020
☌ Elenco: Diana Gómez, Silma López, Paula Malia
☌ Nacionalidade: Espanhola

2. O Segredo do Templo


O Segredo do Templo é a segunda série turca original da Netflix e possui como protagonista a Atiye, uma pintora que acabou de abrir a sua primeira exposição solo e tem uma vida muito bem encaminhada, mas vê tudo virar de ponta cabeça após tomar conhecimento da mais nova descoberta do arqueólogo Erhan: Gobeklitepe, que seria o templo mais antigo da terra.

O fato despertou a atenção de Atiye porque muitas das ruínas encontradas são símbolos que sempre aparecem em seus sonhos e pesadelos, e por isso ganharam vida em muitas das suas obras. Então, ela inicia uma jornada pessoal ao atravessar o país em busca de detalhes sobre os segredos do seu passado.

Com uma protagonista feminina forte e fora dos clichês, uma belíssima fotografia e um roteiro muito bem escrito, a série consegue prender o espectador do início ao final. São 8 episódios de cerca de 40 minutos que acabam passando de forma rápida.

Baseada na série de livros Dünyanın Uyanişi, da autora turca Şengül Boybaş, a segunda temporada da série foi filmada junto com a primeira e será lançada em setembro de 2020. E, recentemente, a Netflix anunciou a renovação da sua terceira e última temporada.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama/Mistério/Suspense
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2019
☌ Elenco: Beren Saat, Mehmet Günsür, Metin Akdülger
☌ Nacionalidade: Turca

3. Sinfonia Insana (Mozart In The Jungle)


Sinfonia Insana retrata a vida de dois personagens: Hailey, uma jovem tocadora de oboé que está iniciando na profissão e busca uma oportunidade de mostrar seu talento, e Rodrigo, um jovem maestro que está no auge da sua carreira após ser escolhido para ser o regente da orquestra sinfônica de Nova Iorque.

Apesar de estarem em fases diferentes das suas carreiras, seus caminhos se cruzam após Hailey começar a trabalhar como assistente de Rodrigo, por ver esta como uma oportunidade de entrar para a orquestra. Porém, ela não esperava que até lá precisasse enfrentar muitas loucuras que envolvem concertos clássicos, festas, drogas e sexo.

A produção foi também baseada no livro “Mozart na Selva: Sexo, Drogas e Música Clássica”, escrito pela oboísta Blair Tindall, com memórias da sua carreira como uma musicista na orquestra sinfônica de Nova York. A série foi muito bem aclamada e gerou grandes prêmios na indústria da TV, porém infelizmente foi cancelada após a quarta temporada.

☌ Onde assistir: Amazon Prime Video
☌ Gênero: Comédia/Drama/Musical
☌ Número de temporadas: 4
☌ Lançamento: 2014
☌ Elenco: Bernadette Peters, Gael García Bernal, Lola Kirke, Malcolm McDowell
☌ Nacionalidade: Estadunidense

4. Abstract: The Art of Design


No formato de série documental, Abstract mostra bastidores do trabalho de importantes artistas contemporâneos. São duas temporadas onde cada episódio foca em um artista influente dentro de uma das áreas do design: design gráfico, ilustração, cenografia, fotografia, arquitetura, entre outras. Por isso, não há necessidade de assistir em ordem.

O objetivo é se aprofundar na vida do artista e mostrar não apenas o seu processo criativo, mas também seus ambientes e instrumentos de trabalho, sua equipe e ainda sua trajetória do início ao reconhecimento mundial. E o melhor: são obras que você certamente já conhece ou viu por aí!

Apesar de tratar de áreas específicas do mercado, a série foi feita para o grande público, voltada também aos não-profissionais da área, aos amantes da arte, ou só quem está precisando de uma inspiração para a vida. Enfim, Abstract promete mudar a perspectiva do seu olhar no mundo.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Documentário/Estilo de Vida
☌ Número de temporadas: 2
☌ Lançamento: 2017
☌ Elenco: Olafur Eliasson, Neri Oxman, Ruth E. Carter
☌ Nacionalidade: Estadunidense

5. Hollywood


Criada por Ian Brennan e Ryan Murphy (famoso por dar vida à Glee e American Horror Story), a série é ambientada em Los Angeles pós-Segunda Guerra, quando foi marcada a Era de Ouro do cinema americano, e conta a história um grupo de atores e cineastas que tentam se destacar no mundo dos filmes e conquistar a fama, driblando de diversos obstáculos, principalmente o preconceito.

A intenção de Murphy foi anexar uma narrativa de diversidade e misturar ficção e realidade em temas que não eram tão discutidos durante a época, como raça, gênero e sexualidade. Seus protagonistas incluem um cineasta filho de uma filipina, uma aspirante a atriz negra, e um roteirista negro e gay.

Interagindo personagens fictícios com atores reais, Hollywood passa uma mensagem de tolerância enquanto expõe uma indústria injusta e imparcial, onde os bastidores não são nada fáceis de lidar, e ainda mostra como tudo poderia ter acontecido se a intolerância não fosse fortemente presente naquela época.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2020
☌ Elenco: David Corenswet, Darren Criss, Patti LuPone
☌ Nacionalidade: Estadunidense

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: