5 DICAS PARA ATRAIR E FIDELIZAR PÚBLICOS COM STORYTELLING

Conquistar uma audiência fiel e espaço na internet pode ser um trabalho muito mais simples com a utilização de técnicas de Storytelling. Confira dicas fundamentais sobre esta técnica e faça sua presença online se tornar inesquecível.

Mediante a crises atuais, posicionar empresas no meio online tem se tornado cada vez mais fundamental. Hoje em dia é sabido que o marketing digital é uma das principais saídas para momentos de crise.

Segundo o levantamento da empresa Adaction – especializada em ações de mídia digital – para o Jornal Valor Econômico, o marketing de estratégia online está sendo a melhor alternativa para manter vendas ativas. Tanto é que o Brasil é o sétimo mercado mundial quando se fala em marketing digital.

Atualmente, uma excelente maneira de fortalecer o seu negócio e crescer na internet é a utilizando de técnicas de Storytelling.

O Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante e é um ponto primordial nos tempos atuais para que uma marca conquiste profundamente os clientes. ⠀

Quando a marca passa a formular o próprio Storytelling, o cliente sente mais proximidade e confiança, porque começa a conhecer a fundo aquele projeto, seus bastidores, os motivos das iniciativas, a trajetória e como tudo funciona.

Para fazer um bom Storytelling, os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. Mas você pode começar apenas fazendo posts com curiosidades sobre a sua marca, respondendo aos poucos essas perguntas que estão na imagem.

Que tal humanizar os seus projetos e conquistar pessoas pelo coração? É isso que faz com que elas fiquem.

Assim, para você que quer ver seu negócio crescer, mas não tem ideia por onde começar, o NÃO ÓBVIO listou cinco dicas de Storytelling essenciais que trarão muito mais significado a sua presença online.

PARA COMEÇAR, RESPONDA AS QUESTÕES PRINCIPAIS DE STORYTELLING NOS SEUS CONTEÚDOS ONLINE (veja na foto abaixo, retirada do projeto @ciativebrand):

ANTES DE TUDO, ESTUDE SEU NICHO:

Começar seu próprio empreendimento é um grande passo em busca da independência. Mas, antes de dar o passo inicial é preciso conhecer bem o seu nicho. Então, estude-o, destrinche como mercado atual se comporta. 

Em paralelo, você automaticamente estudará técnicas de marketing, imprescindíveis para recolocação da sua imagem no meio online. Entenda quais canais seu público mais usa. Onde vale a pena investir na criação de conteúdo para alcançá-lo?

A partir entenda quem é a sua persona e se coloque no lugar dela. Ao investigar canais concorrentes o que você identifica? O que está faltando? Se coloque no lugar da sua audiência e pense como suas histórias agregarão valor ao que ela procura.

1. ESTUDE OS CONTEXTO, ESCUTE, ENTENDA, EDUQUE, CONECTE (CRIE CONTEÚDO RELEVANTE)


Para começar a fazer suas estratégias e entender seu nicho, siga os seguintes pontos:

1) analise tudo o que é macro e micro: antes de tomar uma decisão, lembre sempre de analisar e anotar os pontos do contexto que vão macro ao micro para traçar as melhores estratégias. Ou seja, comece analisando a situação atual do seu país, da sua cidade… e relacione com a realidade de sua empresa (financeira e afins).

2) pesquise e utilize tipos de análises: para fazer um bom planejamento analisando contextos (e ter uma estratégia mais certeira), a Análise SWOT é uma das formas mais conhecidas, mas existem diversas outras ferramentas que você pode usar, como: PESTEL, As 5 Forças de Porter, SOAR e Matriz de Ansoff. Que tal dar um Google sobre cada uma? Isso só vai fortalecer seus planos.

Lembre-se que uma história precisa trazer significado para o seu público. É preciso educar a audiência, a partir da criação de conteúdos relevantes. Assim, você sintoniza os valores da sua marca com os do público.

Mas, o que é conteúdo relevante? Ele informa, educa e é autêntico. Ele precisa ser capaz de levar a uma ação, gerando uma transformação quando colocado em prática. É algo tão rico em informação que se torna capaz de gerar insigths e fazer com que a pessoa que o viu aprenda algo novo e gratuito em poucos minutos. Esses conteúdos precisam ir além do ‘falar de si’, Logo, marcas que postam apenas detalhes dos próprios serviços não estão criando conteúdo relevante.

Quando o público se vê na história que a sua empresa conta, é muito mais fácil rolar uma conexão legítima e espontânea – ou, como é dito no marketing digital, orgânica. 

Um grande exemplo de sucesso é a Agência Obvious, especializada em desenvolver campanhas a partir de narrativas femininas. O excelente posicionamento da marca através do storytelling permitiu o desenvolvimento de publicações com alto engajamento. 

Dê uma pesquisada no perfil e você verá o storytelling na prática: nos termos explicados com exemplos, nas histórias de personalidades públicas ou até mesmo em postagens especiais publicadas em datas comemorativas.

2. APRESENTE MUDANÇAS POSITIVAS


VEJA algumas dicas para vender mais (suas ideias ou produtos).

O que seu cliente pode ganhar aplicando o que você está mostrando? Ao evidenciar porque sua marca é agregadora, o leitor é motivado a embarcar na experiência. Em consequência, é muito mais fácil mantê-lo por perto.

Além dos ganhos, mostre também o que ele perde caso permaneça com as mesmas estratégias. Então, apresente maneiras como sua marca pode ajudá-lo positivamente. E para isso, não poupe na apresentação de cases de sucesso e exemplos que provoquem e instiguem quem te segue.

A partir daí, apure o quais narrativas mais impactam seu público. Um grande exemplo, é a influencer Nathalia Arcuri, fundadora do blog e canal Me Poupe!, especializado em finanças. Ela sabe exatamente como alcançar sua audiência, com histórias reais que mostram o que a pessoa ganha ou perde caso não siga suas dicas. 

Em seu canal, Nathalia ensina o público a cuidar do próprio dinheiro, trazendo desde exemplos corriqueiros (como compras no mercado) até cases de grandes empreendedores, como Zica Assis, cofundadora do Instituto Beleza Natural, maior rede brasileira especializada em cabelos cacheados e crespos.

3. EVOQUE SENTIMENTOS


Ainda seguindo o exemplo citado acima, Nathalia Arcuri tem o poder de apelar aos sentimentos de quem a acompanha, através de suas histórias. É possível sentir o que ela quer dizer, suas palavras transmitem força, o que torna seu conteúdo muito mais conectivo.

Contar uma história evoca sentimentos em quem escuta, como medo, dor, identificação e alegria. Por isso, nunca entregue algo simplesmente por necessidade de cumprir seu calendário. É preciso estar envolvido, apaixonado por aquilo que você diz. Não se engane: a audiência detecta tudo.

Tudo isso pode ser feito criando vídeos ou outros conteúdos que respondam as principais perguntas de Storytelling (como foi pontuado na lista da foto que está no início deste compilado).

Saiba dosar sua história, trazer momentos de problema e superação, seguindo estruturas como a famosa jornada do herói, uma das formas mais eficazes para ir de encontro aos desejos do público.

4. PROCURE SINÔNIMOS


Quantas vezes você já ouviu a palavra fidelizar? Engajar? Posicionamento?

Segundo informações do livro Corporate Storytelling: Tell Them Your Story, nosso cérebro aprende a ignorar palavras usadas com exagero. Cientistas descobriram que determinadas palavras e frases usadas com muita frequência no cotidiano podem perder seu valor, passando a tratadas simplesmente como palavras comuns. 

O esvaziamento de expressões pode prejudicar a sua história. Por isso, para escapar da repetição exaustiva, use sinônimos. Desta forma, você pode fracionar a temática principal do seu negócio. Ao invés de usar engajar, que tal apostar em “seduzir”, “cativar” ou “atrair”?

5. EXPANDA SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HASHTAGS ÚNICAS


Conforme seu público fideliza-se com suas histórias, aproveite o momento para transportá-los de fato ao seu mundo através de hashtags próprias. O uso de hashtags por si só já é um grande boost para o seu negócio, porque seleciona e singulariza a persona, ao mesmo tempo em que aumenta a sua visibilidade nas redes sociais. 

Já as chamadas branded hashtags se referem a tags que fazem menção exclusivamente a sua empresa. Nelas, o usuário encontra conteúdos referentes à sua marca, sejam campanhas ou postagens específicas. Ao criá-las, você pode instigar seguidores a utilizá-las também, gerando engajamento muito maior.

Um exemplo é a influenciadora de moda Victória Rocha, que criou sua própria tag chamada #vemeulookviih. Nela, seguidores compartilham seus looks inspirados na fortalezense. A tag acumula quase 49 mil postagens.

Sua hashtag pode ter inúmeros objetivos, como mostrar os bastidores da sua marca ou até mesmo reunir conteúdo gerado por seguidores. O importante é não deixar sua história morrer. Mas, lembre-se: a hashtag deve ser simples, para que seus seguidores lembrem-se com facilidade. 

E, claro, antes de definir, veja se ela já está sendo usada por alguém.

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: