20 ARTISTAS VISUAIS BAIANOS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM

Conheça talentosíssimos ilustradores, pintores, designers, desenhistas, grafiteiros, artesãos e outros artistas visuais da Bahia que estão sempre ativos nas redes sociais.

Um artista visual é aquele que se expressa e manifesta o seu trabalho através da linguagem visual em obras com cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanato, ilustração, fotografia, vídeo e arquitetura. É uma profissão incrível e muito importante na sociedade, porém infelizmente é muitas vezes desvalorizada por todo o país.


Pensando em enaltecer e divulgar o trabalho principalmente de pequenos artistas visuais baianos, o NÃO ÓBVIO preparou uma super lista com 20 indicações de perfis de ilustradores, pintores, designers, desenhistas, grafiteiros e artesãos para seguirem no Instagram. Confira:

1. Irving Bruno | @irving_bruno


Irving Bruno é um super artista: designer, desenhista, ilustrador, pintor e escritor. Suas obras transcendem representatividade e profundidade com ilustrações de artes de pretos e pretas reais, que são publicados juntamente com textos de sua autoria em seu Instagram. Intercala suas obras, principalmente, entre as técnicas de desenho com pintura em aquarela e ilustração digital. Também está aberto a encomendas, que podem ser feitas no próprio direct.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

2. Eris Beatriz | @erisbeatriz


Eris Beatriz é estudante de design e ilustradora, e transforma poesia em aquarela. Suas obras contém pessoas, elementos da natureza, e detalhes ricos em cores, texturas e emoções. Ultimamente, vem treinando coloração com a mão esquerda e segue mandando muito bem na arte. Atualmente está com as encomendas pausadas, mas vale ficar de olho para garantir a sua assim que elas voltarem.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

3. Abel Marcelino | @petitabel


Se você está atento às redes sociais ultimamente, com certeza deve ter visto uma arte do Abel. Designer e Ilustrador, ganhou uma maior visibilidade após criar várias caricaturas dos participantes da última edição do reality show Big Brother Brasil durante a sua transmissão — e então conseguiu oportunidades incríveis de produzir para famosos como Ivete Sangalo. Em seu Instagram, é possível encontrar tirinhas, ilustrações e cartuns não apenas de entretenimento, mas também de caráter ativista social.

Clica aqui para acessar o seu perfil.

4. Caju | @arashi.exe


Com apenas 19 anos, Carla Juliana (mais conhecida como Caju) já possui talento de sobra. A estudante de designer expressa, em suas obras, sentimentos em forma de ilustrações, quadrinhos e retratos — disponíveis em português e inglês, quando feitas com escrita. São feitas, ainda, nos mais variados estilos e nas mais diferentes técnicas, mas sempre com o seu toque pessoal e traços únicos. Quem desejar uma encomenda da artista, pode contactá-la pelo direct do Instagram.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

5. Aline Corteletti | @ilustraclementine


Foi representando mulheres com frases que definem, com humor e leveza, suas vidas, rotinas, relacionamentos e pensamentos que Aline conquistou seguidores e compartilhamentos diários. E a popularidade só aumenta, afinal são postagens diárias que permitem muita identificação com o público feminino e também à qualquer amante de ilustração. Pra quem está pensando em um presentinho exclusivo (para si ou alguém especial), ela está aceitando pedidos de encomendas via WhatsApp.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

6. Alana Ribeiro @ilustralana


Alana é designer, ilustradora, artesã, e em seu perfil do Instagram apresenta uma mistura perfeita de todo o seu trabalho. Possui obras que representam pessoas num misto de delicadeza, formas e emoções que se comunicam, por vezes, com uma linguagem escrita. Além disso, são fotografadas para publicação na rede social como um complemento ao ambiente real, o que as tornam ainda mais especiais.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

7. Quel Silveira | @asartesdequel


A ilustradora e grafiteira Quel Silveira representa, em sua maioria, mulheres pretas e representativas. Além do seu trabalho impecável, também possui cadernos e cadernetas feitos 100% a mão com capas ilustradas por ela mesma. Em breve irá inaugurar a sua lojinha online, mas enquanto isso está aberta para encomendas personalizadas e trabalhos artísticos através do seu e-mail: artesdequel@gmail.com.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

8. Bianca e Natalie Duarte | @brfantastico


As irmãs Bianca e Natalie compartilham também o amor pela arte e pelo folclore brasileiro, e foi unindo os dois que nasceu a Brasil Fantástico, durante um projeto de faculdade. O que as ajudou a impulsionar e seguir com a empresa foi a falta de informações, projetos artísticos e referências em imagens da maioria dos mitos e lendas nacionais. Juntas, elas fazem pesquisas e catalogações profundas com o objetivo de representá-las através de ilustrações. Além do Instagram, possuem um site completo com uma lojinha virtual e outras informações deste trabalho incrível.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

9. Ed Ribeiro | @edribeiroarte


Reconhecido como “O Pintor dos Orixás”, Ed Ribeiro faz jus ao nome e representa muito bem em suas obras as divindades da religião iorubá representadas pela natureza. Além desta característica, o artista plástico criou a técnica “Derramamento de Tintas com Formas e Movimentos”, outro grande traço presente em seus trabalhos. Ed também está aberto para trabalhos e encomendas, com contato feito via WhatsApp.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

10. Naira Bonfim | @umgirassoldacordeseucabelo


A ilustradora Naira Bonfim transborda poesia e sentimentos em suas obras ao representar pessoas, relacionamentos, sexualidade, desejo e amor – em suas mais variadas formas. Possui um traço único que conversa harmonicamente com cada cor e nos mínimos detalhes dos seus trabalhos. Está aceitando encomendas de ilustrações, prints e adesivos.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

11. Tainan Lee | @lee_tainan


A artista Tainan Lee ilustra pessoas em desenhos, aquarelas, pinturas e trabalhos digitais. Usa a sua arte para participar de projetos sociais, além das exposições. Em seu Instagram, mostra um pouco dos seus rascunhos, processos criativos e obras finalizadas. Possui uma loja online e está aberta para trabalhos através do e-mail: tainanlima07@gmail.com.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

12. Nêssa | @ilustranessa


Mais uma pra lista de super artistas baianos, Vanessa Ribeiro é conhecida pelo seu nome artístico “Nêssa” e, além de designer, ilustradora e diretora de arte, é cantora e compositora (em @musicnessa). Suas obras visuais mais famosas são caricaturas em 3D, e no seu Instagram há diversas representações de famosos como Beyoncé, Neymar, Iza e Karol Conka.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

13. Yaya | @arteprayaya


Pintora, ilustradora digital e grafiteira, Yaya também entra pro time de artistas que investem na representatividade e ilustra pretas e pretos em suas obras. Além disso, produz cadernos com capas feitas por ela mesma e os disponibiliza para venda. Ainda faz parte do Coletivo Preta Pinta Preta (@pretapintapreta), feito por mulheres que conectam suas trajetórias através da arte.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

ARTESANATO:

14. Ivone de Jesus | @decorartstella


Ivone Muniz aproveitou o hobby de artesã para empreender e criou a Decor’Art. Aberta de segunda à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h, a loja fica localizada no Shopping Stella Market, no bairro de Stella Maris, na capital baiana. Lá, é possível apreciar e adquirir as suas obras, que envolvem acessórios, artigos de decoração e lembranças criativas — tudo feito à mão com muito amor.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

15. Iara Patiño | @patinosart_ e @patinos_crafts


Iara é designer, artesã, ilustradora e animadora, e por isso possui dois projetos artísticos: o Patiño’s Art, onde mostra todo o seu trabalho e conta um pouco sobre ela e seu processo criativo, e a Patiño’s Artesanatos, criado para vender diversos modelos de estojos 100% algodão feitos a mão, com o propósito de reciclagem e reutilização de materiais biodegradáveis.

Clique aqui e aqui para acessar os seus perfis.

16. Jambo Cadernos | @jambocadernos


Fundada em 2016, a Jambo Cadernos é uma empresa focada na produção e venda de produtos artesanais de papelaria. Prezando prezando pela qualidade do produto e fomentando o exercício da criatividade. Todos os produtos são pensados para que possam ser produzidos localmente e, se possível, manualmente – seus cadernos possuem capas feitas em serigrafia manual e estamparia autoral. Em sua loja online é possível encontrar, além dos cadernos, cadernetas, blocos, planners, acessórios e muito mais. Entrega em todo o país!

Clique aqui para acessar o seu perfil.

17. MIMO Cadernos Artesanais | @mimo.cadernos


Também especializados em cadernos artesanais, a MIMO produz modelos com e sem pauta ou espiral, nos mais variados modelos, temas, cores e texturas — tudo 100% feitos à mão. Oferece modelos de pronta entrega e também aceita encomendas personalizadas, onde o cliente pode montar o seu caderno com as características que preferir. E o melhor: entrega para todo o Brasil!

Clique aqui para acessar o seu perfil.

18. Tainan Keise | @tai_atelie


A Tai é artesã especialista em costura criativa, então já dá pra imaginar a diversidade de itens que ela consegue produzir com seu trabalho 100% manual, não é? Tem bolsas, mochilas, necessaires, marmiteiras, chaveiros, estojos, porta-coisas, caminhas pra pets, itens para bebês, e muito mais! Após esse período de pandemia, passou a fabricar também máscaras reutilizáveis, vendidas separadamente ou em kits com toucas, tiaras e cases. Também entrega para todo o país.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

19. Brio Pratas | @tenhobrio


A BRIO é especializada em acessórios em Prata 925/950 feitos a mão, com designs personalizados e algumas incluindo aplicação de cristais. São brincos, anéis, pulseiras, tornozeleiras, colares, escapulários, e mais. Disponibiliza entregas rápidas para Salvador e Lauro de Freitas e também envia para todo o Brasil.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

20. Mirella Silveira | @artepormirella


Mirella Silveira é licenciada em Artes Visuais e produz tudo o que envolva a sua área. Suas especialidades são cenografia de eventos, ilustrações e principalmente lettering — os dois últimos feitos em qualquer superfície, de papel a decorações em paredes. Também está aberta para encomendas, projetos e trabalhos.

Clique aqui para acessar o seu perfil.

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: