6 FILMES COM ENREDOS QUE DÃO UM NÓ NA CABEÇA

Filmes sobre viagem no tempo, crimes, realidades paralelas e muito mais. Conheça títulos com enredos incríveis e bizarros, que te incomodarão por semanas.

Você já deve ter assistido a algum filme que, quando terminou, deixou a sua cabeça com diversas interrogações, seja sobre a própria trama ou sobre o mundo em geral. Aquele filme difícil, que você quebrou a cabeça para achar o sentido, mesmo percebendo desde o início que foi algo bem feito e com roteiro bem amarrado.

Animais Noturnos, protagonizado por Amy Adams e Jake Gyllenhaal, é um exemplo. No longa, acompanhamos Susan lendo um manuscrito escrito pelo primeiro marido Edward, sobre um homem numa viagem com a esposa e filha. Até que a situação toma um rumo violento, quando a família cruza o caminho com uma gangue. Muito bem avaliado pela crítica, não é para qualquer um.

Esse tipo de filme se enquadra na categoria mindfuck: produções que fazem sua cabeça explodir e que você termina confuso(a).

Ilha do Medo é uma das obras mindfuck mais conhecidas. Teddy Daniels é responsável por investigar o desaparecimento de um paciente no Hospital Psiquiátrico Shutter Island Ashecliffe, em Boston. Lá, ele descobre que os médicos realizam experiências ilegais e antiéticas com os pacientes. Quando uma rebelião se inicia e um furacão deixa a ilha sem sinal de comunicação, a situação se torna perigosa.

Protagonizado por Leonardo DiCaprio, Ilha do Medo é um suspense angustiante sobre as faces da loucura.

Os 4 filmes mais superestimados dos últimos tempos - Episódios de Hoje

Outro bom exemplo é o filme Interestrelar. Nele, as reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

O longa trata de diversas questões teóricas sobre dimensões, buracos de minhocas e outros aspectos que, por si só, já conseguem fazer com que nos perguntemos sobre muitos pontos.

Seguindo esse estilo, que tal conhecer outros filmes mindfuck? O NÃO ÓBVIO selecionou seis obras surpreendentes enrustidas em histórias comuns que, na verdade, dão um nó na sua cabeça.

1. AS DUAS FACES DE UM CRIME (1996)


O assassinato de um grande arcebispo em Chicago choca o público. O suspeito é o coroinha Aaron Stampler, encontrado com roupas cobertas com o sangue da vítima. O ex-promotor e advogado viciado em fama, Martin Vail, se oferece para defender o jovem

Estrelado por Richard Gere e Edward Norton – que dão um show de atuação -, o suspense tem narrativa muito bem construída que prende o espectador com facilidade do começo ao fim.

Na verdade, antes de Edward Norton, o papel de Aaron Stampler era de Leonardo DiCaprio. Mas, como DiCaprio desistiu, o papel foi passado para frente. 

O desempenho dos atores é tão aclamada, sobretudo a de Norton em seu primeiro papel no cinema, que ele foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA como Melhor Ator Coadjuvante. 

As Duas Faces de um Crime é baseado no livro de William Diehl, com adaptação de roteiro eletrizante de Steve Shagan e Ann Biderman. O espectador vibra, torce e se contorce com Martin e Aaron, buscando a resolução do caso tanto quanto os personagens.

☌ Gênero: Drama, Suspense
☌ Duração: 2h11
☌ Lançamento: 1996
☌ Direção: Gregory Hoblit
☌ Elenco: Richard Gere, Laura Linney, Edward Norton, Maura Tierney, Andre Braugher, John Mahoney
☌ Nacionalidade: Estados Unidos
☌ Onde assistir: YouTube

2. O PREDESTINADO (2014)


Responsável por viajar no tempo em busca de criminosos, um agente temporal é encarregado de impedir um ataque feito por seu inimigo mais desafiador, que matará milhares de pessoas no futuro.

Isto é tudo o que você precisa saber antes de assistir O Predestinado, já que qualquer detalhe a mais poder ser um grande spoiler. 

Baseado no conto All You Zombies, do autor Robert A. Heinlein, o filme é, literalmente, uma viagem, que dá um nó no cérebro. O Predestinado é repleto de reviravolta confusas e uma conclusão de tirar o fôlego, que garante ao longa um desfecho surpreendente e emocionante. 

O longa é dinâmico e prende a atenção sem esforços, tratando sobre como cada pessoa se relaciona com sua própria história.

Em 2015, O Predestinado ganhou quatro prêmios, incluindo de Melhor Atriz pela Academia Australiana de Cinema e Televisão (AACTA), para Sarah Snook.

☌ Gênero: Ficção Científica
☌ Duração: 1h37
☌ Lançamento: 2014
☌ Direção: Michael Spierig, Peter Spierig
☌ Elenco: Ethan Hawke, Sarah Snook, Christopher Kirby, Christopher Sommers, Kuni Hashimoto, Sara El-Yafi, Paul Moder
☌ Nacionalidade: Austrália
☌ Onde assistir: YouTube

3. O OPERÁRIO (2004)


Há um ano sem dormir, os sintomas da falta de sono começam a prejudicar a saúde física e mental do operário Trevor Reznik. Involuntariamente, Reznik provoca um acidente em seu trabalho e as coisas começam a dar errado em sua vida. 

Ele conspira que seus colegas de trabalho querem demiti-lo e que todos que conhece estão contra ele. Cada vez mais problemático, Reznik atribui a culpa de seus problemas em uma figura emblemática chamada Ivan.

O Operário carrega uma atmosfera sombria e confusa, que deixa o espectador desconfortável ao mesmo tempo em que acompanha a aura do personagem principal, protagonizado por Christian Bale. 

Logo de cara os primeiros minutos de Bale em cena são chocantes, já que o ator emagreceu 29 quilos em quatro meses para incorporar Trevor Reznik com precisão. O longa explora os limites da mente, questionando até qual ponto é possível alcançar sem perder a sanidade.

Assim como Trevor, quem assiste quer entender o que está acontecendo, quem é Ivan. O filme entrega, pouco a pouco, a resposta, através de flashes de memória, objetos e anotações que aparecem misteriosamente na geladeira do protagonista.

O Operário desenvolve-se num misto de confusão e clareza que certamente dão um nó na cabeça. O que é real? O que está acontecendo de fato? O desfecho do filme é intrigante.

☌ Gênero: Thriller
☌ Duração: 1h42
☌ Lançamento: 2004
☌ Direção: Brad Anderson
☌ Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, John Sharian, Aitana Sánchez-Gijón
☌ Nacionalidade: Estados Unidos, Espanha, França, Reino Unido
☌ Onde assistir: Amazon Prime

4. PRIMER (2004)


Outra recomendação sobre viagem no tempo é o filme Primer. Lançado em 2004, conta a  história de quatro amigos engenheiros que realizam experiências científicas numa garagem. De todos, Aaron e Abe acidentalmente criam uma máquina do tempo. 

É com esta premissa que Primer se desenrola. Muitos consideram um filme complexo, repleto de pequenos detalhes que nem mesmo espectadores atentos conseguem desvendar de primeira.

Num estilo documental, Abe e Aaron utilizam jargões científicos, o que dificulta o entendimento de quem assiste, por isso é muito fácil se perder entre os diálogos. Mas, isso não tira o valor do longa.

O que eram para ser viagens inocentes, apenas para descobrirem as melhores ações da bolsa de valores, torna-se algo muito maior. Primer fala sobre ética profissional e pessoal. 

Feito com uma equipe amadora e orçamento baixo de apenas sete mil dólares, a obra conquistou o prêmio do Júri no Festival Sundance em 2004 e até hoje é amado pela crítica. E, é claro, buga o cérebro de quem assiste.

☌ Gênero: Ficção Científica
☌ Duração: 1h17
☌ Lançamento: 2004
☌ Direção: Shane Carruth
☌ Elenco: Shane Carruth, David Sullivan, Casey Gooden, Samantha Thomson
☌ Nacionalidade: Estados Unidos
☌ Onde assistir: MUBI

5. 13º ANDAR (1999)


O longa 13º Andar é uma opção para quem gosta de ficção científica, mas quer variar para além da viagem no tempo.

Hannon Fuller e Douglas Hall estão envolvidos num projeto de realidade virtual que simula a cidade de Los Angeles em 1937. Mas, misteriosamente, Fuller é assassinado antes de passar informações importantes para o sócio, considerado o principal suspeito do crime. Em busca da verdade, Hall entra no mundo simulado para investigar a morte do parceiro.

O único defeito de 13º Andar foi ter sido lançado no mesmo ano que Matrix. Para muitos, o longa de Josef Rusnak merecia muito mais reconhecimento, considerado por muitos, melhor até que o filme protagonizado por Keanu Reeves.

Baseado no livro Simulacron 3, de Daniel Galouye, o filme possui uma trama envolvente e complexa, estilo cyberpunk. É instigante do começo ao fim e com certeza fará seu cérebro explodir no final.

13º Andar questiona a nossa própria existência. Afinal de contas o que é real e o que não é?

☌ Gênero: Ficção Científica
☌ Duração: 1h40
☌ Lançamento: 1999
☌ Direção: Josef Rusnak
☌ Elenco: Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl, Gretchen Mol, Vincent D’Onofrio, Dennis Haysbert, Steven Schub
☌ Nacionalidade: Estados Unidos
☌ Onde assistir: YouTube

6. CREEP (2014)


Sem dinheiro, o cinegrafista Aaron responde um anúncio criado por Josef para ter seu dia documentado. Para isso, Aaron viaja até uma cidade remota nas montanhas. Mas, conforme ambos se aproximam, ele descobre que Josef não é quem ele tinha imaginado. 

Por mais clichê que Creep se baseie em clichês de outros filmes de terror, ainda assim consegue tirar o fôlego de quem assiste por ser totalmente imprevisível. 

Seguindo o estilo found footage, a obra envolve o espectador num terror psicológico tenso, com infinitas possibilidades. Não dá para saber o que vem a seguir, já que o ambiente é envolto por uma tensão sem fim.

Filme de estreia do diretor Patrick Brice (que também assina o roteiro e protagoniza o longa ao lado de Mark Duplass), feito de forma independente, Creep é um filme bizarro.

Em 2017, Brice lançou Creep 2.

☌ Gênero: Terror
☌ Duração: 1h17
☌ Lançamento: 2014
☌ Direção: Patrick Brice
☌ Elenco: Mark Duplass, Patrick Brice
☌ Nacionalidade: Estados Unidos
☌ Onde assistir:Netflix

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: