4 COISAS (QUASE DE GRAÇA) PARA FAZER EM SÃO PAULO

Prédios históricos que são verdadeiras minas de experiência, espaços para aproveitar a natureza, locais artísticos e passeios a pé para conhecer mais sobre o passado e olhar para o futuro. Confira uma seleção especial para curtir na capital paulista e anote os seus próximos destinos.

A capital paulista, sem dúvidas, é uma cidade de tirar o fôlego. Ela traz uma imensurável diversidade cultural e é o maior centro financeiro do país. Além de atrair muitas pessoas, São Paulo possui milhões de habitantes, abrigando cerca de 70 nacionalidades diferentes.

Ponte Estaiada – São Paulo (fonte: Pexels)

Mas é claro que ainda existem lugares paulistas que não são tão valorizados como deveriam. Entre tantos prédios simbólicos, instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica, existem aqueles cantos que não são tão conhecidos ou divulgados assim, mas que carregam história, tradição e uma experiência que vale a pena conferir.

Com certeza, algum turista já se perguntou se existem locais que não sejam tão caros (de preferência, de graça) e que mostrem lados incríveis de São Paulo.


E para responder essa dúvida, o NÃO ÓBVIO trouxe a resposta com um roteiro especial (quase de graça).

Vale ressaltar que, por conta da pandemia Covid-19, muitos locais estão fechados ou reduziram a quantidade de pessoas por visita. Porém, dias melhores virão! E quando chegarem, é bom estar preparado(a) para conhecer um pouquinho mais do que a cidade paulista tem a oferecer. Confira:

1. Escadaria das Bailarinas | @escadariadasbailarinas

Arte do Kobra em São Paulo. Foto: Divulgação.

Para aqueles que procuram uma mistura de calma, arte de rua e um belo lugar para tirar fotos em meio a loucura da cidade de São Paulo, a Escadaria das Bailarinas, localizada na Rua Alves Guimarães, bairro de Pinheiros na zona oeste da cidade é uma boa escolha!

Antes da reforma, a escada era um local escuro, de usuário de drogas e precisava ser recuperado.

Em 2018, a reforma foi custeada pela empresa Bonafont, contando com a parceria do muralista Eduardo Kobra que doou o seu trabalho, colaborando na recuperação do espaço.

Kobra é famoso por suas obras hiper-realistas, muitas vezes baseadas em personalidades históricas ou em temáticas de grande relevância social.

O seu estilo de arte é o Street Art, com cores fortes e contrastantes que acabam sendo a sua carta de visitas para todo o mundo.

No centro da escadaria, há um retrato de Mel Reis, uma bailarina que por conta de um grave acidente que ocorreu em 2002, e por várias complicações durante as cirurgias, resolveu amputar a perna e usar perna mecânica de ponta para poder continuar dançando e seguindo a sua paixão.

Escadaria das Bailarinas, em São Paulo. Foto: Dionisio Arte

Nos muros, há três bailarinas inspiradas nas irmãs Isabela e Yasmin de Souza, que integravam o Ballet Paraisópolis foram desenhadas por Kobra.

Encontra-se por lá também, a releitura da escultura do francês Edgar Degas, “A Pequena Bailarina de 14 anos” que integra o acervo do Masp, e outra, que retrata a bailarina russa Maya Plisetskaya, que integrou o Balé de Bolshoi.

Serviço:
☌ Endereço:
R. Alves Guimarães, 754 – Pinheiros, São Paulo.
☌ Gratuito
☌ Instagram: Escadaria das Bailarinas | Eduardo Kobra |

2. Praça do Pôr do Sol

Praça do Pôr do Sol. Foto: Divulgação.

A Praça Coronel Custódio, popularmente conhecida como a Praça do Pôr do Sol já que lá é possível ver um dos mais lindos pores do Sol em meio aos arranha-céus paulistanos.

É um ótimo local para encontros entre amigos, para piqueniques, meditar, passear, tocar violão e curtir o fim da tarde.

Na praça, encontra-se pistas para caminhadas, playground e muretas de cimento que servem para as pessoas sentarem e apreciar a paisagem.

Paisagem esta que constituída de árvores remanentes da Mata Atlântica, grandes áreas gramadas e conta com a presença de algumas “falsas seringueiras”.

Fim de tarde na Praça do Pôr do Sol. Foto: Divulgação.

E caso não tenha muitas pessoas, é comum ouvir a cantoria dos pássaros, especialmente originários da Mata Atlântica que ficam nas árvores do parque.

Muitas pessoas vão a praça curtir em casal, roda de amigos e é muito comum ver rodas de pessoas com violão. As vezes, tem até atrações musicais e artísticas.

Tendo fome, não se preocupe! Perto do local, há pizzarias, churrascarias, padarias, hamburguerias e outros.

Serviço:
☌ Endereço:
Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
☌ Gratuito
☌ Site

3. SP Free Walking Tour | @spfreewalkingtour

Divulgação – Foto: @spfreewalkingtour

Fazer um passeio a pé pelo centro de São Paulo, podendo conhecer um pouco mais sobre a sua história é uma boa opção para adicionar a sua lista, não só para obter conhecimentos como também, para a sua saúde.

E é exatamente isso que a SP Free Walking Tour faz! A empresa brasileira e de comércio local, fundada em São Paulo no ano de 2011, tem como objetivo ofertar passeios que dêem um panorama histórico, cultural, turístico e local da cidade, de uma forma diferente, saudável, informativa e divertida para os mochileiros e viajantes de mente aberta de plantão.

O melhor é que eles acreditam no turismo sustentável, com um menor impacto ambiental e apostando na conexão real com a cultura do local, e, seguem o conceito de Economia Criativa.

Todos os passeios devem ser reservados previamente pelo site, e no dia escolhido será realizado o passeio acompanhado por um(a) guia brasileiro(a) oficial e liberado(a), que fale português ou inglês.

Serviço:
☌ Site
| Instagram
☌ Preço: Pague o quanto acha que vale;
☌ Passeios em: Português e Inglês;
Rotas: Centro Antigo | Parque de Ibirapuera | Vila Madalena | Avenida Paulista.

Alerta!
Com base na última atualização no site da SP Free Walking Tour, os passeios gratuitos estão suspensos do dia 06 de Março a 28 de Maio, devido a pandemia provocada pelo vírus Covid-19.
Por isso, o NÃO ÓBVIO recomenda que sempre verifiquem a disponibilidade da empresa para efetuar os passeios. Se cuidem!

4. Farol Santander

“Construídos para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro […]” – Farol Santander.

Reprodução.

O Farol Santander é uma mina de ouro para aqueles que amam ser surpreendidos a cada passo, com riquíssimos detalhes, conteúdos históricos e diversas opções de interação com o que é apresentado no local.

Nos espaços permanentes, é possível relembrar durante a visita, momentos históricos do próprio edifício, das pessoas que passaram pelo espaço por meio da arte.

Tudo isso contando com a bela vista de São Paulo. Dentro desses espaços, tem um que remonta todos os detalhes de como eram os escritórios na década de 50, quando o edifício foi inaugurado, proporcionando então, uma viagem no tempo.

Um outro lado super interessante do lugar é que, mesmo que esteja no mesmo endereço, a experiência a cada visita pode ser diferente!

Isso porquê o Farol Santander disponibiliza espaços para exposições de gastronomia, moda ou cultura. Pois acreditam que por meio dos debates sobre a constante reinvenção dos processos, abre a possibilidade para novos negócios. É possível também, fazer tours virtuais de determinadas exposições.

Para mais detalhes sobre o Farol Santander e experiências, confira os 6 lugares nada óbvios para encontrar mais artes e encantos em São Paulo.

Reprodução/ Foto: TV Globo/Reprodução

Serviço:
☌ Endereço:
Rua João Brícola, 24, Centro, São Paulo – SP
☌ Horário de funcionamento: das 11h às 19h.
☌ Instagram | Facebook | Site

Autor: Ana Raquel Barreto

Estudante de jornalismo, observadora, amante da filosofia, do conhecimento e das ideias.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: