5 ANIMES DA NETFLIX QUE VÃO AQUECER O SEU CORAÇÃO

Dramas, musicais, pautas sociais importantes, humanos vivendo em Marte e relações um tanto conflituosas. Confira a seleção especial de animes que misturam tudo isso e muito mais. E além de preparar o seu coração, é bom pegar os lencinhos, porque vários dos títulos podem também levar às lágrimas.

Sabe aquele fim de semana chuvoso, em que tudo o que você quer é um belo edredom e chocolate para aproveitar o dia? E que tal aproveitar para sair um pouco do comum? Para ajudar nisso, a seleção da vez é de desenhos japoneses, os conhecidos como animes.

Se você está procurando tramas para derramar algumas lágrimas e aquecer o seu coração, o NÃO ÓBVIO selecionou as opções ideais da Netflix para atingir o seu objetivo.

E ousamos dizer que todos são dignos de uma bela maratona, já que variam entre séries e filmes. Confira!

1. Forest of Piano (série)

Forest of Piano – Divulgação/ Netflix

Forest of piano é um anime que vai arrebatar os olhos e ouvidos de quem for acompanhar a história de Kai, um menino pobre cujo a sua mãe é prostituta para garantir o alimento da mesa e a educação do filho. A sua moradia é bem perto de uma floresta, e lá tem um piano, intitulado como o piano da floresta.

Durante a trama super leve e gostosa de assistir, Kai faz amizades que querendo ou não, aborda pautas como a desigualdade social, mas a temática que mais se destaca são as competições, cujo o instrumento utilizado é o piano.

A mensagem da animação é bem clara e os personagens são bem desenvolvidos. Quem assistir perceberá que o que move todos da trama não é só a vontade de vencer, mas todas as sensações e sentimentos que cada nota musical pode provocar.

Para aqueles que amam a música erudita, mas só conhecem as composições de Beethoven ou Mozart, se prepare para mergulhar em outras personalidades e nas interpretações que cada pianista realiza no palco.

Forest of Piano – Divulgação/ Netflix

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Baseado em mangás | Animes com Drama | Musical
☌ Número de temporadas: 2 temporadas
☌ Lançamento: 2019
☌ Elenco: Soma Saito, Junichi Suwabe, Natsuki Hanae.

2. Violet Evergarden (série)

Violet Evergarden – Divulgação/ Netflix

Para começar, separe alguns lenços e água porque a história de Violet consegue desidratar qualquer um que a assiste.

Violet é uma garota que, inicialmente, era uma soldada que mal expressava as suas emoções, mas demonstrava muito respeito a Gilbert Bougainvillea, seu superior nas forças armadas.

Após perder os seus dois braços e memórias durante a guerra, juntamente com tudo o que havia vivido com Gilbert, ela ingressa na Companhia Postal CH, trabalhando como uma Boneca Autónoma de Automemórias, que ajudava as pessoas expressarem os seus sentimentos através das cartas.

Irônico? Digo que não. Ela estava buscando o real significado de “Amo-te”, já que foram as últimas palavras de Gilbert para ela, e que lembrava. É perceptível que ela não tinha quase nenhuma noção dos seus sentimentos, principalmente por Gilbert.

E por que dos lenços? Não só pelo roteiro, mas também pela trilha sonora com músicas lindas e depois tristes, além dos altos e baixos e as reflexões sobre determinadas questões da vida que são provocadas durante o episódios. E, a propósito, o que seria realmente o “eu te amo”?

Violet Evergarden – Divulgação/ Netflix

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Baseado em literatura jovem | Drama e Romance | Ficção Científica e fantasia;
☌ Número de temporadas: 1 temporada
☌ Lançamento: 2018
☌ Elenco: Yui Ishikawa, Takehito Koyasu, Daisuke Namikawa.

3. O Conto da Princesa Kaguya (filme)

Nascimento da Princesa Kaguya – Divulgação/ Netflix

Kaguya, é uma garotinha que nasceu de um broto de bambu e foi adotada por um casal pobre de idosos. Ela cresceu com em uma realidade bem simples, como camponesa, andando pelas montanhas e roubando alimentos com os seus amigos. Mas, mesmo com as dificuldades, ela era muito feliz.

Seu pai trabalhava como cortador de bambu e, em um belo dia, encontrou ouro e tecidos caríssimos, acreditando que foi enviado pelos céus para transformar a sua filha em uma bela princesa.

A família partiu para a cidade, e vivendo no palácio, o que era para ser a sua felicidade, acaba provocando tristeza e a sensação de prisão.

Kaguya nos ensina muitas coisas. Entre elas, é que a felicidade não está no dinheiro, tecidos ou casas, mas nas pequenas coisas da vida. Essa história oportuniza uma série de reflexões, então talvez você fique olhando para o nada no fim da obra.

Outro ponto está na estética do anime, que é marcada por pinceladas leves, passando uma sensação de leveza e tranquilidade em meio aos tons suaves. Esse conto não é como os filmes da Disney, já que no fim, mesmo sendo uma trama triste, traz ensinamentos que acalentam.

O Conto da Princesa Kaguya – Divulgação/ Netflix

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Baseado em livros | Ficção científica e Drama
☌ Duração: 2h 17min
☌ Lançamento: 2013
Direção: Isao Takahata.
☌ Elenco: Aki Asakura, Kengo Kora, Takeo Chii.

4. As Memórias de Marnie (filme)

As memórias de Marnie – Divulgação/ Netflix

Anna é uma jovem de 12 anos que, após sofrer um ataque de asma, é enviada aos seus tios por sua mãe no objetivo de reestabelecer a sua saúde em uma cidade rural, já que possui o ar mais puro.

O interessante é que Anna é uma garota antissocial, ansiosa, solitária e que carrega muito ódio contra ela mesma pela sensação de abandono e rejeição dos pais biológicos. E esse sentimento piora ainda mais ao descobrir que os seus pais adotivos recebem dinheiro do governo para cuidar dela.

Nessa nova cidade, com belos campos e paisagens que a natureza compõe, ela descobre uma mansão no pântano que só pode ser acessada por uma canoa. Lá, também conhece Marnie, uma garotinha rica, espirituosa e altiva que encanta Anna.

Mas Marnie não vive como uma princesa, já que apresenta indícios de pais negligentes, e é cercada de empregados que abusam dela.

As Memórias de Marnie é um belo filme poético que aborda o enfrentamento da tristeza que faz parte do universo das crianças, de forma silenciosa e muitas vezes madura para as idades. Além disso, a obra tem como base a paternidade e maternidade.

O longa investe bastante em assuntos como a autodescoberta e na importância de ter laços afetivos fortes, sejam eles de amizade ou familiar.

As memórias de Marnie – Divulgação/ Netflix

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Baseado em livros | Família | Drama
☌ Duração: 1h 44min
☌ Lançamento: 2014
Direção: Hiromasa Yonebayashi.
☌ Elenco: Sara Takatsuki, Kasumi Arimura, Nanako Matsushima.

5. Carole & Tuesday (série)

Carole & Tuesday – Divulgação/ Netflix

Tuesday é uma menina rica, filha de uma política que vive no interior de Marte, mas, assim como Carole, desejava ser musicista. Em uma noite, Tuesday decide fugir de casa, pegar um trem e ir para Alba City, a capital de Marte.

Lá, encontra Carole em uma ponte tocando teclado e acabam criando uma amizade. Dessa amizade, elas compõem muitas músicas o que é um diferencial nesse mundo, já que quase todas as canções são formuladas pela Inteligência Artificial.

The Loneliest Girl · Carole & Tuesday (Vo. Nai Br.XX & Celeina Ann)

Esse anime contém músicas lindas e dignas para salvar na playlist. As cenas e fotografia possuem uma estética simplesmente bela, harmônica e é interessante acompanhar uma história em que Marte se tornou uma chance (e a principal) da vida humana continuar existindo.

A Terra, literalmente, está com os dias contados e no meio da história, surge um conflito entre os nascidos de Marte e da Terra pela proteção do novo lar.

Algumas pautas levantadas na trama são a importância da amizade e de persistir e insistir pelo que acredita. A obra aborda de forma as causas LGBT e o racismo, tendo um toque de regimes totalitários e mostrando a importância da música em tempos obscuros.

Carole & Tuesday – Divulgação/ Netflix

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Teen | Drama | Música e Musicais;
☌ Número de temporadas: 2 temporadas
☌ Lançamento: 2019
☌ Elenco: Sumire Uesaka, Hiroshi Kamiya, Mamoru Miyano.

Autor: Ana Raquel Barreto

Estudante de jornalismo, observadora, amante da filosofia, do conhecimento e das ideias.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: