5 VÍDEOS COM DICAS NADA CLICHÊS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Nada de comer de três em três horas, de contar calorias ou de tomar qualquer sopa. Os mitos mais vistos por aí como verdades são quebrados em vídeos que trazem novas noções sobre o que é uma alimentação saudável e uma vida mais leve. Conheça canais e indicações profissionais inspiradoras.

É sabido que os benefícios de uma alimentação saudável resultam mais profundamente em maior disposição e prevenção de doenças, além de peles, corpos e cabelos com novos aspectos. Afinal, um bom começo para uma vida mais saudável implica em um olhar mais atento para os alimentos ingeridos na rotina.

A alimentação mais cuidadosa pode ser o ponta-pé, inclusive, para aqueles que desejam fazer exercícios, mas que ainda não conseguiram incluir a prática. A nutricionista Alessandra Coelho explica, por exemplo, que são as refeições antes e após as atividades físicas que fazem com que haja menor risco de lesão muscular.

Para além de Alessandra, diversos outros profissionais da área alimentícia trazem dicas incomuns pela internet e revelam que ter refeições balanceadas não é uma tarefa tão difícil. O que mais pode dificultar a caminhada são os mitos disseminados pela rede e pelo senso comum.

No YouTube, as vozes desses estudiosos são disseminadas através deles mesmos ou de youtubers que compartilham suas experiências após o acompanhamento de um profissional.

Resultado de imagem para gif alimento saudavel

Fora das dicas mais batidas encontradas por aí, existem produções com relatos e indicações que quebram essas noções erradas e podem facilitar o dia a dia de quem deseja implantar ou tornar mais simples o equilíbrio dos pratos. E foi justamente para sair dos clichês que o NÃO ÓBVIO garimpou vídeos que trazem dicas fora do comum sobre alimentação saudável.

Já imaginou que contar as calorias dos alimentos pode não ser nada positivo? Já parou para entender como olhar se uma sopa está realmente saudável? Já pensou que comer de três em três horas pode ser um grande erro? Já analisou o que seria bacana para substituir, de fato, o açúcar? Veja dicas que esclarecem todas essas perguntas e muito mais.

☌ Clique aqui para saber tudo sobre o açúcar e as melhores formas de lidar.

☌ Independente das boas dicas, não esqueça de ir ao nutricionista. É necessário um acompanhamento do seu histórico médico para que as indicações corretas sejam feitas. Nem tudo vai servir para todos.

1. Contar as calorias pode gerar mais calorias + quebre os mitos que a internet diz | Bruna Vieira

A youtuber Bruna Vieira veio apresentando, nos últimos meses, o costume de uma rotina mais saudável, o que transpareceu na sua pele e no seu corpo para os seguidores. Ela já havia tentado, anteriormente, seguir regras como a de comer de três em três horas ou contar as calorias do que estava ingerindo. Bruna percebeu, porém, que todos esses mitos podem atrapalhar mais do que ajudar.

A blogueira, então, resolveu quebrar diversas noções errôneas e ainda muito famosas sobre o assunto, apresentando novas formas de lidar com a alimentação. Repleto de curiosidades, o vídeo feito traz o que foi aprendido pela produtora de conteúdos com nutricionistas e implanta um olhar diferente e inspirador para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável.

Com as indicações para fazer boas escolhas e substituições inteligentes no dia a dia, a proposta de base é que a experiência com a alimentação não deve ser vista como dieta ou algo restritivo que possa desencadear em mais ansiedade.

De maneira prática e com linguagem simples, Bruna numera dicas sobre como criar hábitos e traz, inclusive, sugestões de produtos industrializados saudáveis. A youtuber mostra que é sim possível fazer da prática algo leve e divertido.

☌ Aprender a ler os rótulos dos produtos industrializados e identificar os ingredientes utilizados em sua composição é um dos pontos que continua sendo essencial para consumir opções industrializadas mais saudáveis.

☌ Bruna Vieira é escritora, blogueira no Depois Dos Quinze e atualiza seu canal no youtube com dicas de beleza, lifestyle e comportamento às terças e quintas-feiras. Para acompanhar as dicas compartilhadas por ela, é só seguir seu perfil no Instagram @brunavieira ou @depoisdosquinze.

2. Escolha entradas com alimentos recheados de água e cuidado com a sopa + dicas para comer saudável em restaurantes | Nutricionista Patricia Leite

Nos dias atuais comer fora de casa, em lanchonetes ou restaurantes tornou-se algo rotineiro, seja para quem trabalha durante a semana ou quem mora sozinho ou quer escapar da cozinha nos finais de semana.

Os restaurantes, especialmente as versões a quilo e self-service oferecem uma variedade enorme de opções e muitas vezes fica difícil manter uma alimentação balanceada em meio a tantas opções convidativas.

A Nutricionista, Patrícia Leite apresenta nesse vídeo dicas infalíveis para você fazer boas escolhas mesmo comendo em restaurantes. Uma das recomendações da nutricionista é que você opte por colocar mais peixe no seu prato na hora das refeições e prefira as carnes brancas ou os cortes magros de carne vermelha.

Dar preferência aos alimentos cozidos ou grelhados ao invés de frituras e ficar longe dos molhos calóricos, asssim como reduzir a quantidade de sobremesa e ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes, estão entre as dicas para quem quer manter uma rotina de alimentaçao saudável comendo em restaurantes.

☌ Uma boa opcāo para substituir o consumo de bebidas alcóolicas e refrigerantes é adotar um copo de água com gás com uma rodela de limão e gelo. Vale lembrar que ingerir que ingerir pelo menos 2 litros de água durante o dia é essencial para manter o bom funcionamento do intestino e pele e cabelos bem hidratados.

☌ Patrícia Leite é Nutricionista e revisora do Portal Mundo Boa Forma onde você pode encontrar mais informações sobre alimentação e atividades fisícas. Além do canal no youtube, onde incentiva as pessoas a adotarem hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, a nutricionista mantém no seu Instagram (@nutricionistapatricialeite) um perfil recheado de receitas saudáveis e nutritivas.

3. Alimentos alcalinos são uma ótima pedida, principalmente após os 40 anos | Jovem Depois dos 40

O canal Jovem depois dos 40 compartilha informações apuradas com nutricionistas sobre alimentação saudável e atividades físicas para o público de 40 anos ou mais, incentivando o cuidado para um envelhecimento saudável.

No vídeo sobre alimentos alcalinos, aprendemos sobre como esses alimentos contribuem para equilibrar o organismo, garantindo mais qualidade de vida e saúde, especialmente para as pessoas na faixa etária dos 40 ou mais. A dica de alimentação nada óbvia ressalta a importância de uma dieta rica em alimentos alcalinos, para reduzir os processos inflamatórios e dores em geral,

Em uma dieta alcalinizada as combinacões de alimentos apresentam sabores surpreendentes e benefícios incalculáveis para sua saúde.

As combinações como abacate e romã, aveia e kiwi, brocólis com alho e limão, entre outras, podem ser consumidas diariamente no café da manhã, almoço ou jantar e ajudam a prevenir doenças mantendo o corpo ativo e bem disposto mesmo com o passar dos anos.

☌ Os alimentos alcalinos são aqueles que contém menos açúcares, incluindo as frutas em geral, mesmo as ácidas como o limão e o abacaxi, legumes, verduras, castanhas, amêndoas, proteína do soro do leite, tofu e alguns temperos como canela, curry, gengibre e vinagre de maçã, entre outros. As propriedades dos alimentos alcalinos equilibram o PH sanguíneo, promovem a desintoxicação do organismo, prevenindo infecções, entre outras doenças enfermidades.

O canal Jovem depois dos 40 foi desenvolvido com o objetivo de incentivar o envelhecimento saudável através da boa alimentação e atividades físicas. Infelizmente, o idealizador do canal Cidis de Souza, não está mais entre nós, mas as informações e dicas sobre saúde e qualidade de vida na idade madura podem ser acessadas também na página do Facebook.

4. Troque açúcar pela pasta de amendoim e não vá para o mercado com fome + dicas de compras saudáveis | CrossNutri

No vídeo leve e literalmente delicioso, vamos acompanhar e aprender com a Marcela Bueno e suas dicas super interessantes e nada óbvias de como comprar alimentos saudáveis no supermercado. Quem nunca teve dúvidas sobre qual alimento comprar e qual seria a melhor escolha?

Aprender a comprar bem, sem perder o foco e fugir das tentações tem como ponto principal a organização. Fazer uma lista é fundamental e organizar-se para a semana ou mais ou menos dias de acordo com o que mais funciona na sua rotina facilita na hora de comprar e depois no preparo das refeiço

No video, Marcela Bueno dá dicas de como escolher, combinar, armazenar e ainda como preparar os alimentos saudáveis com receitinhas deliciosas e simples que podem ser inseridas facilmente no seu dia a dia e vão te deixar com água na boca enquanto assiste o vīdeo.

☌ Cuidado com os alimentos diet e light, eles nem sempre são a melhor opção, além de serem mais caros. Não deixe de ler os rótulos e identificar os ingredientes contidos nesses alimentos. Compare com o produto convencional e veja se realmente vale a pena. Fique atento ao prazo de validade e procure variar na escolha dos alimentos para ter um cardápio diversificado.

☌ Marcela Bueno, é criadora do @marmitadobematibaia e compartilhou sua experiência com alimentação saudável, nesse vídeo de compras, com o canal Crossnutri, canal de dicas sobre nutricão e atividades fisícas voltado para pessoas comuns e praticantes de Crossfit que buscam um estilo de vida saudável.

5. Ser vegano/vegetariano não significa ser saudável + dicas fundamentais | Ceci Barbosa

☌ Clique no link acima (ou aqui) para ser direcionado(a) para o vídeo no YouTube caso ele não funcione normalmente aqui.

Nem sempre ser vegetariano ou vegano significa necessaríamente ser saudável, muitos vegetarianos/veganos não ingerem proteina animal, mas ingerem muito carboidrato, fastfoods e poucas porções de frutas e vegetais.

No vídeo do canal Vegflix, a nutricionista Ana Ceregatti chega como convidada para dar dicas de como cuidar da alimentação e manter uma rotina alimentar vegana/vegetariana saudável.

Para fugir da comodidade das refeições prontas, como os fastfoods ela nos ensina que é necessário um planejamento, como tirar um dia para fazer compras em feiras ou mercados, garantindo a geladeira abastecida de legumes, frutas e vegetais frescos, devidamente higienizados, facilitando o preparo de refeições nutritivas.

Entre, as dicas para os veganos, está, entre outras, o cuidado com a suplementação de B12, que deve ser realizada somente com o acompanhamento de um profissional da área como o nutricionista, que também pode ser encontrado na Rede Pública de Saúde.

☌ Uma forma de montar uma refeição vegetariana/vegana saudável é dividir o prato em quatro partes, sendo metade do prato para hortaliças, verduras e legumes, pelo menos uma concha ou um quarto de leguminosas e o outro quarto para cerais e tubérculos e ou raízes como macaxeira (mandioca) e batata.

☌ É possível encontrar mais informações sobre alimentação vegana e vegetariana seguindo a Nutricionista Ana Ceregatti, em suas Redes Sociais como Instagram e também inscrevendo-se no canal Vegflix.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: